Raro VW Polo GT 1993 Targa: el auto que se convirtió en un tesoro

0
57

O mercado de carros clássicos sempre foi fascinante, mas existem modelos que, por sua raridade e peculiaridades, se destacam de forma única. Um exemplo claro disso é o Volkswagen Polo GT 1993 Targa, que recentemente foi leiloado por um valor surpreendente: 7.000 euros, ou cerca de R$ 43.343,00 na conversão atual. Mas o que faz esse carro ser tão especial? É sobre isso que vamos explorar neste artigo, uma verdadeira viagem no tempo, que também revela detalhes intrigantes sobre o Polo GT, uma versão rara e muito cobiçada entre os colecionadores.

A História do VW Polo no Brasil e no Mundo

oh Volkswagen Polo é um modelo que fez parte da história da Volkswagen em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Lançado na Europa nos anos 70, o Polo passou por várias gerações, e chegou a ser comercializado aqui nas décadas seguintes. Contudo, poucos sabem que o modelo não se limitou apenas às versões hatch e sedã. Na Europa, o Polo teve uma versão bastante especial, modificada pela oficina Treser, situada na Alemanha, que transformou esse simpático hatch em uma espécie de conversível targa, criando um modelo único e inovador.

É importante ressaltar que a oficina Treser, fundada por Walter Treser, foi a responsável por transformar o Polo em um dos carros mais desejados dos anos 90, criando uma verdadeira raridade. Walter Treser, conhecido por seus projetos especiais para a Audi nos anos 1980, trouxe para o Polo GT modificações que o tornaram um verdadeiro ícone, uma espécie de “dupla personalidade”, capaz de ser tanto um convertible quanto um targa.

A Transformação do Polo GT pela Oficina Treser

Esse Polo GT é uma versão modificada da geração de 1991 a 1993, produzida entre os anos de 1991 e 1993, com uma tiragem limitada a apenas 290 unidades, sendo que 10 delas foram destinadas ao mercado americano. A modificação realizada pela oficina Treser foi nada menos que impressionante: o modelo original do Polo GT recebeu um teto removível, permitindo que o motorista escolhesse entre uma configuração targa (com a remoção do painel superior, mas mantendo a estrutura da coluna B e o vidro traseiro) ou uma configuração convertible completa (com o teto totalmente removido). Para isso, as partes removíveis do teto são dobráveis e podem ser guardadas de forma organizada no porta-malas, que foi adaptado especialmente para esse fim.

A parte mais interessante dessa modificação é que o modelo oferece uma verdadeira versatilidad para o proprietário, podendo ser facilmente adaptado conforme o gosto e a situação do momento. Não importa se você prefere um conversível tradicional ou um modelo mais fechado e robusto, o Polo GT Treser tem a solução. Essa flexibilidade faz com que ele seja ainda mais desejado entre os colecionadores, além de tornar a experiência de dirigir esse modelo uma verdadeira diversão.

O Visual e a Confortabilidade do Polo GT Targa

Além da modificação no teto, o interior do Polo GT Treser também se destaca por seu design único. O modelo é um 2+2, ou seja, possui capacidade para dois adultos e dois passageiros menores nos bancos traseiros, que são bastante pequenos. O revestimento dos bancos traz uma padronagem xadrez nas cores azul, vermelha e verde, um toque que remete diretamente ao estilo do Volkswagen Golf GTI, criando uma conexão direta com a linha esportiva da marca. O painel de instrumentos é similar ao do nosso conhecido Meta Es Passat, enquanto o volante de três raios, com o nome Treser em destaque, deixa claro que estamos falando de uma versão muito especial.

O Polo GT dessa geração era equipado com um motor 1.3 a gasolina, capaz de entregar 75 cavalos de potência (em versões com o mesmo motor, mas com 55 cv, também eram comuns) e 10,1 kgfm de torque. O câmbio manual de 5 marchas completava o conjunto, proporcionando uma condução esportiva e ágil. Para um carro dessa época, a combinação de potência e dirigibilidade era notável, especialmente considerando o fato de que esse modelo era voltado para um público que buscava performance e exclusividade.

No caso dessa unidade em particular, o estado de conservação é impressionante. Com apenas 17.103 quilômetros rodados, o Polo GT Treser se mantém em excelente forma, o que é um grande atrativo para quem busca um clássico bem preservado.

A Raridade do Polo GT Treser e o Leilão

O grande atrativo desse Polo GT Treser é, sem dúvida, sua raridade. Estima-se que hoje existam apenas 6 unidades desse modelo, o que o torna um dos carros mais raros e cobiçados do mercado. A unidade leiloada foi arrematada por 7.000 euros, o que, com a cotação atual, equivale a R$ 43.343,00. Esse preço é relativamente baixo, especialmente quando se leva em consideração a exclusividad do modelo, a modificação única e o estado de conservação impecável del coche.

oh leilão foi realizado nos Estados Unidos, no site Classic Car Auctions, e chamou a atenção de muitos colecionadores de carros clássicos ao redor do mundo. A unidade foi praticamente toda sua vida na família de Walter Treser, o fundador da oficina responsável pela modificação. Esse fator agrega ainda mais valor ao carro, pois a história por trás de um modelo como esse é parte de seu apelo para os colecionadores.

O Mercado de Carros Clássicos: A Valorização e o Fascínio

O mercado de carros clássicos tem se mostrado cada vez mais atraente para os investidores e colecionadores. Modelos raros, como o Polo GT Treser, têm se valorizado significativamente ao longo dos anos, com preços que superam as expectativas de muitos entusiastas. A demanda por carros exclusivos e bem preservados só tende a crescer, o que torna a compra de modelos como esse uma ótima opção para quem deseja não apenas curtir um clássico, mas também investir em algo que pode gerar um bom retorno no futuro.

No caso do Polo GT Treser, além da modificação única, a história e o fato de ser um modelo de edição limitada o colocam em um patamar de desejo entre os colecionadores de carros raros. Sem dúvida, essa unidade específica se tornou um verdadeiro tesouro, especialmente pelo fato de ser um modelo com apenas 17.103 km rodados e ter passado tantos anos em uma família de colecionadores.

Conclusão: Você Se Arriscaria a Dirigir Um Polo Targa?

Se você fosse o feliz proprietário desse Volkswagen Polo GT 1993 Targa, você teria nas mãos não apenas um carro clássico, mas também uma verdadeira joia automotiva. Poderia desfilá-lo pelas ruas com cabelos ao vento no modo conversível ou optar por uma configuração mais fechada e targa para os dias mais frios. Independentemente da escolha, o que não há dúvida é que esse Polo GT Treser se destaca por sua raridade, versatilidad Es história única.

Com a recente venda da unidade por R$ 43.343,00, esse modelo se coloca como uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir um coche raro e fazer parte de um seleto grupo de colecionadores. Se você tivesse a chance, teria coragem de arrematar um Polo Targa para sua garagem?

DEJA UNA RESPUESTA

¡Por favor ingresa tu comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí