Se você é apaixonado por picapes e gosta de unir força, robustez e sofisticação, prepare-se: a nova picape média da Ram está chegando ao mercado e já tem imagens e data de lançamento confirmadas. E o melhor? Ela promete balançar o segmento, trazendo tecnologia de ponta, motorização consagrada e um design inspirado nas grandes picapes americanas, mas adaptado à realidade brasileira e sul-americana.
Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o novo modelo, entender como ele se posiciona em relação à concorrência, conhecer detalhes técnicos, curiosidades sobre seu desenvolvimento, estimativas de preço em reais e, claro, minha análise sobre o impacto que ele pode causar no mercado nacional.
1. O Lançamento Mais Esperado da Ram em Anos

A Ram já havia deixado os entusiastas curiosos quando começaram a circular os flagrantes na Argentina, mas agora é oficial: o modelo será apresentado no dia 13 de agosto de 2025. Essa data não foi escolhida por acaso, já que a marca aposta em aproveitar o segundo semestre para impulsionar as vendas no último trimestre, tradicionalmente forte no setor automotivo.
No único vídeo teaser divulgado até agora, é possível ver a imponente grade dianteira com o emblema “RAM” em destaque — um verdadeiro cartão de visitas para quem valoriza presença e identidade visual. A iluminação é outro destaque, com rack de luzes no teto es una sequência de LEDs laranja na parte superior da grade ou do capô, seguindo o estilo das picapes full-size americanas.
Um detalhe que chamou atenção foi o emblema “Ram Turbo” no capô e o nome “Nightfall” na traseira, o que indica que a versão de lançamento pode vir com um pacote especial, focado em desempenho e visual diferenciado.
2. Base Conhecida, Mas com DNA Ram

O novo modelo é baseado na Fiat Titán, lançada recentemente com fabricação na Argentina. No entanto, não pense que se trata de apenas uma troca de logotipo. A Ram está trabalhando para entregar um acabamento mais refinado, ajustes mecânicos e um pacote de equipamentos superior.
A plataforma utilizada é a mesma desenvolvida pela chinesa Changan, que deu origem a outros modelos da Stellantis, como a Peugeot Landtrek. Porém, para o caso da Ram, a inspiração vem da Hunter reestilizada, vendida na China com melhorias no acabamento interno e na construção estrutural.
Isso significa que você pode esperar um chassi robusto, tração 4×4 nas versões mais caras, suspensão preparada para o uso off-road e componentes de alta resistência.
3. Motor e Desempenho: Potência e Versatilidade
A mecânica será conhecida, mas isso é bom. A nova picape da Ram vai contar com o motor 2.2 Multijet II turbodiesel, que já provou seu valor em modelos como a Toro y el Comandante del jeep. Esse propulsor entrega 200 CV de poder y 45,9 kgfm de torque, garantindo força suficiente para rebocar, carregar e enfrentar terrenos desafiadores.
O câmbio será automático e a tração poderá ser traseira ou 4×4, dependendo da versão escolhida. Com esse conjunto, a picape deverá oferecer um ótimo equilíbrio entre desempenho e economia de combustível — algo essencial para quem usa o veículo tanto no trabalho quanto no lazer.
Se olharmos para o mercado atual, picapes dessa categoria têm preços partindo de cerca de R$ 220.000 nas versões de entrada e podendo ultrapassar R$ 300.000 nas versões topo de linha. Considerando o posicionamento premium da Ram, é provável que o novo modelo fique na faixa de R$ 240.000 a R$ 320.000.
4. Design: Mistura de Força e Elegância

Pelo que foi mostrado até agora, a nova picape vai seguir o estilo das irmãs maiores da Ram, como a 1500, 2500 e 3500. Isso significa:
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Grade frontal robusta com o logo RAM em destaque
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Linhas musculosas e para-lamas salientes
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Faróis e lanternas em LED com assinatura visual marcante
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Acessórios off-road, como pneus de uso misto e protetores de caixa de roda
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Detalhes exclusivos para a versão Nightfall, incluindo rodas pretas, acabamentos escurecidos e interior diferenciado
Esse cuidado no design é um dos fatores que fazem da Ram uma marca desejada até por quem não precisa de uma picape no dia a dia.
5. Interior e Tecnologia
Se por fora a nova picape promete ser imponente, por dentro a história não é diferente. A expectativa é de que o modelo traga acabamento premium, con asientos de cuero, painel com materiais soft-touch Es tela multimídia de alta resolução.
Recursos esperados incluem:
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Central multimídia com tela acima de 10” compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
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Panel de instrumentos digitales
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Aire acondicionado digital e de duas zonas
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Sistema de sonido premium
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Asistentes de conducción, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa
Esses itens colocam a picape em um patamar mais próximo de SUVs de luxo, aumentando seu apelo para quem busca conforto e status.
6. Posicionamento da Marca no Brasil

A Ram, que nasceu como divisão de veículos de trabalho da Stellantis, construiu no Brasil uma imagem ligada a veículos de alto padrão e desempenho elevado. Modelos como a Ram 1500 rebelde y el Ram 2500 Laramie ajudaram a consolidar essa imagem, mesmo sendo importados e com preços que chegam a ultrapassar R$ 500.000.
Con el Alboroto (derivada da Fiat Toro), a marca mostrou que sabe criar veículos menores, mas ainda assim com padrão Ram. Agora, com a nova picape média baseada na Titano, a estratégia será parecida: entregar algo mais sofisticado e robusto do que a versão Fiat, mas com um preço competitivo dentro do segmento.
7. Concorrência e Mercado

O segmento de picapes médias no Brasil é um dos mais competitivos, com modelos como:
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Toyota Hilux (a partir de R$ 234.000)
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chevrolet s10 (a partir de R$ 230.000)
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vado guardabosques (a partir de R$ 239.000)
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Volkswagen Amarok (a partir de R$ 240.000)
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Mitsubishi L200 Tritón (a partir de R$ 230.000)
Para se destacar, a nova Ram vai precisar entregar mais por um preço competitivo, seja em design, tecnologia, desempenho ou pós-venda.
8. Expectativas e Rumores

Há rumores de que a nova picape pode ressuscitar o nome Dakota, que fez sucesso no Brasil no fim dos anos 1990 e início dos 2000. A Dakota foi produzida localmente entre 1998 e 2001 e deixou saudades entre os fãs da marca. Se essa estratégia se confirmar, a Ram pode ganhar pontos com o público que tem nostalgia por modelos icônicos.
Além disso, há a possibilidade de versões flex ou híbridas no futuro, acompanhando a tendência de eletrificação que já começa a chegar ao segmento de picapes.
9. Minha Análise
Você, como consumidor, precisa entender que essa picape não é apenas uma Titano com logo Ram. A Stellantis está posicionando o modelo para subir um degrau no segmento, oferecendo um produto mais refinado, com identidade própria e que converse diretamente com o público que já admira as picapes grandes da marca.
O fato de ser fabricada na Argentina ajuda a reduzir custos de importação, o que pode resultar em preços mais competitivos que os modelos 100% importados.
10. Conclusão: Vale a Pena Esperar?
Se você está pensando em comprar uma picape média em 2025, vale muito a pena esperar até o dia 13 de agosto. A nova picape da Ram promete unir robustez, design imponente e acabamento premium, com um conjunto mecânico confiável e versátil.
Con potência de 200 cv, torque de 45,9 kgfm, transmisión automática Es opções de tração traseira ou 4×4, ela vai atender tanto quem precisa trabalhar pesado quanto quem busca um veículo para viagens e lazer.
Se o preço realmente ficar na faixa de R$ 240.000 a R$ 320.000, ela entrará no páreo direto com Hilux, Ranger e Amarok, com boas chances de conquistar clientes pela força da marca Ram y por visual inspirado nas picapes americanas.
Agora é só aguardar e ver se todos os rumores se confirmam. Mas uma coisa é certa: o segmento de picapes médias vai ficar ainda mais disputado a partir de agosto de 2025.