El Fiat Brava nació como parte de una nueva generación de vehículos Fiat medianos, en la que también se incluía el sedán. marea y la camioneta Fin de semana en Marea.
Para o mercado brasileiro, a escolha foi pelo Brava de cinco puertas, en detrimento del Fiat Bravo de tres puertas, que tenía un atractivo más deportivo, pero no era tan popular entre el público brasileño.
Lanzado en 1999, el Brava llegó como una alternativa moderna y refinada en el segmento de los automóviles. hatchbacks medianos.
Seu design, claramente inspirado no Marea, combinava elegância e esportividade.
A traseira em estilo muesca trasera dava ao modelo uma identidade única, sendo algo entre um sedã e um hatch convencional.
Além disso, o Brava utilizava a mesma plataforma do Marea, mas com 20 cm menos de largo, lo que lo hacía ágil y fácil de conducir en entornos urbanos.
Hoje, o Fiat Brava é lembrado como um modelo que tentou inovar em um segmento altamente competitivo.
Se você é um entusiasta de carros clássicos e médios dos anos 90 e 2000, o Fiat Brava é uma peça que merece destaque na história automotiva brasileira.
Afinal, ele foi o elo entre o icônico Tipo e o bem-sucedido Stilo, ajudando a consolidar a posição da Fiat no mercado nacional.