Quando se fala em Fusca, a imagem que vem à mente é de um carro compacto, confiável e acessível. No entanto, algumas variantes do modelo transcenderam sua origem popular e se tornaram verdadeiras joias automotivas. Um desses exemplares é o Volkswagen Typ 14A Hebmüller Cabriolet, um veículo tão raro que seu valor ultrapassa R$ 1,2 millones, dependendo do estado de conservação. E não é para menos: essa versão é conhecida como o “Fusca de duas frentes” e conta com uma história fascinante.
O Contexto Histórico do Volkswagen Typ 14A
Após a devastação da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha enfrentava um período de reconstrução. A indústria automotiva, assim como outros setores, buscava formas de se reerguer. Foi nesse cenário que a volkswagen, então recém-nacionalizada, decidiu diversificar sua linha de produtos. O objetivo era claro: explorar ao máximo a plataforma do Typ 1, o Fusca, criando variantes que pudessem atrair diferentes públicos.
Uma dessas variantes foi o Typ 14A, desenvolvido em parceria com a fabricante de carrocerias Hebmüller, localizada em Wuppertal, Alemanha. A Hebmüller já era conhecida por sua expertise na produção de conversíveis e recebeu a incumbência de criar um modelo esportivo de dois lugares baseado no Fusca.
Um Projeto Inovador
O Typ 14A tinha como base um protótipo chamado Radclyffe Roadster, construído para um oficial do exército alemão em 1946. A versão finalizada pela Hebmüller trazia elementos marcantes, como o design simétrico que fazia o carro parecer ter duas frentes. Isso era resultado de uma estratégia de economia: o capô traseiro utilizava o molde do capô dianteiro, enquanto os para-lamas traseiros eram inspirados nos dianteiros. Embora essas peças fossem similares, não eram intercambiáveis.
Além disso, a mecânica era a mesma do escarabajo convencional da época: um motor boxer de quatro cilindros, refrigerado a ar, com 26 cv de potência. A capota, um dos destaques do modelo, era completamente escamoteável, conferindo uma estética elegante e esportiva.
Dificuldades na Produção
A produção do Typ 14A começou em junho de 1949. No entanto, um incêndio devastador na fábrica da Hebmüller apenas um mês após o início da fabricação prejudicou severamente o projeto. Sem seguro para cobrir os prejuízos, a empresa enfrentou dificuldades financeiras que limitaram a produção a apenas 696 unidades até 1952. Isso tornou o modelo um dos mais raros da história da Volkswagen.
A Raridade do Hebmüller Cabriolet
Estima-se que apenas 100 exemplares do Typ 14A sobreviveram até os dias atuais, muitos deles em coleções particulares ou museus. No Brasil, um desses modelos pode ser encontrado no Museo de la Carta, em Campos do Jordão (SP), onde é exibido em perfeito estado de conservação. A presença desse veículo em território nacional é um testemunho de sua exclusividade e importância histórica.
Valor comercial
Devido à sua raridade, qualquer Typ 14A que seja colocado à venda atinge cifras exorbitantes. Atualmente, o valor de um exemplar pode ultrapassar US$ 200 mil, lo que equivale aproximadamente a R$ 1,2 millones. Esse preço reflete não apenas a exclusividade do modelo, mas também seu apelo entre colecionadores de carros clássicos.
Conclusión
Ao conhecer a história do Volkswagen Typ 14A Hebmüller Cabriolet, fica claro que este não é apenas um carro, mas um símbolo de um período marcante da indústria automotiva e da própria Alemanha. Sua raridade e design único o colocam em um patamar especial, sendo um dos Fuscas mais desejados do mundo.
Si tienes la oportunidad de visitar el Museo de la Carta e ver de perto o “Fusca de duas frentes”, certamente será uma experiência inesquecível. Afinal, não é todo dia que se encontra um pedaço tão fascinante da história automotiva, especialmente um que vale mais de R$ 1 millón.