Si te apasiona autos clasicos e pela história da indústria automotiva, o Fiat 147 Sorpasso é um modelo que certamente merece sua atenção. Este compacto esportivo, desenvolvido na Argentina pela divisão IAVA (Industria Argentina Vehículos de Avanzada), é uma verdadeira joia rara. Com produção limitada e performance impressionante para a época, ele consolidou sua posição como o Fiat 147 mais rápido e exclusivo já feito. Vamos explorar os detalhes que fazem deste carro uma lenda!
Um Pouco de História: O Fiat 147 e a Revolução Popular
oh Fiat 147 foi o primeiro carro de passeio da Fiat produzido no Brasil, lançado em 1976. Sua proposta era clara: oferecer um veículo compacto, econômico e acessível, ideal para o mercado brasileiro. Com uma suspensión independiente eficiente, freios confiáveis e motor econômico, ele rapidamente conquistou espaço nas ruas do país.
Apesar do sucesso, o Fiat 147 não ficou livre de críticas. As famosas piadas sobre seus “147 defeitos” e histórias de rebocamentos por Ferraris marcaram sua trajetória. Contudo, suas versões esportivas, como el 147 Rallye brasileiro, mostraram que havia potencial para mais. Foi exatamente esse espírito que a Fiat Argentina buscou levar ao extremo com o 147 Sorpasso.
IAVA: A Divisão de Performance da Fiat Argentina
A IAVA foi criada pela Fiat Argentina para desenvolver versões esportivas e aprimoradas de seus modelos. Antes do Fiat 147, a divisão já havia trabalhado no Fiat 128, criando variantes que impressionaram pelo desempenho e pelo visual diferenciado. Essas experiências foram fundamentais para o nascimento do Sorpasso, lançado em 1982.
A palavra “Sorpasso”, que em italiano significa “ultrapassagem”, é um nome perfeito para um carro que simbolizava desempenho e ousadia. Ele foi projetado para ser o mais rápido e potente da linha, consolidando-se como o compacto esportivo mais desejado da Argentina.
O Motor do Sorpasso: Potência e Engenharia
O coração do Fiat 147 Sorpasso era um motor 1.3, baseado no propulsor do Fiat 128 italiano, mas modificado para entregar 90 cv a 6.400 rpm. Ele incluía:
- Carburador Solex de corpo duplo para maior eficiência na mistura ar-combustível.
- Cabeçote retrabalhado para melhorar o fluxo.
- Coletores de admissão e escape exclusivos, otimizando a exaustão.
- Comando de válvulas mais agressivo, aumentando a resposta em altas rotações.
- Abafador menos restritivo, que proporcionava um ronco esportivo.
O desempenho era impressionante: 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e velocidade máxima de 165 km/h. Esses números colocavam o Sorpasso como o carro mais rápido produzido na Argentina na época.
Estilo Único: Visual e Acabamento Esportivo
oh design do Sorpasso refletia sua personalidade esportiva. Ele era equipado com:
- Spoiler dianteiro proeminente, que melhorava a aerodinâmica.
- Faróis auxiliares Cibié, garantindo melhor iluminação.
- Faixas laterais exclusivas, que percorriam todo o perímetro do carro.
- Aerofólio traseiro discreto, complementando o visual agressivo.
- Rodas raiadas de 14 pulgadas, que abrigavam pneus radiais e freios servoassistidos.
A suspensão também foi recalibrada, com cambagem negativa para melhorar a aderência e estabilidade, conferindo uma postura mais esportiva ao carro.
Interior: Funcionalidade e Elegância
Por dentro, o Sorpasso apresentava mudanças mais sutis, mas ainda notáveis. Ele trazia:
- Volante de três raios metálicos, reforçando o apelo esportivo.
- Painel com conta-giros, um diferencial para os padrões da época.
- Revestimentos exclusivos nos bancos e portas, que davam um toque de sofisticação.
O ambiente interno era simples, mas alinhado com a proposta de um esportivo compacto.
Produção Limitada: Um Verdadeiro Tesouro
A exclusividade do Fiat 147 Sorpasso é reforçada por sua produção extremamente limitada. Entre 1982 e 1984, apenas 403 unidades foram fabricadas:
- 37 unidades em 1982.
- 302 unidades em 1983.
- 64 unidades em 1984.
Essa raridade faz do Sorpasso um carro altamente colecionável, especialmente na Argentina, onde é considerado um ícone. No Brasil, porém, ele é quase desconhecido, tornando ainda mais difícil encontrar um exemplar por aqui.
Quanto Custa Hoje?
Estimativas recentes indicam que um Fiat 147 Sorpasso em bom estado pode alcançar valores entre US$ 25.000 e US$ 40.000 no mercado internacional. Convertendo para o real, isso equivale a cerca de R$ 125.000 a R$ 200.000, dependendo da cotação e do estado de conservação. Um preço alto, mas justo, considerando sua raridade e apelo histórico.
O Legado do Sorpasso
O Fiat 147 Sorpasso é mais do que um carro raro; ele representa uma época em que compactos esportivos eram sinônimo de diversão e inovação. Mesmo com as limitações técnicas da época, o trabalho da IAVA mostrou que era possível transformar um hatch popular em um verdadeiro esportivo.
Se você é fã de carros clássicos, este é o tipo de veículo que merece estar na sua lista de desejos. Afinal, como não querer um Fiat 147 com desempenho de esportivo e uma história tão rica?
Agora é com você: que tal começar a procurar por um desses modelos para chamar de seu? Seja para exibi-lo em encontros de carros antigos ou para curtir uma volta nostálgica, o Fiat 147 Sorpasso certamente será o centro das atenções. Afinal, quem não quer um pedacinho de história em forma de quatro rodas?