Se você é fã do mercado automobilístico nacional, já deve ter ouvido falar na Gurgel Veículos, a icônica fábrica brasileira que deixou sua marca no segmento de utilitários e veículos urbanos. Fundada por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel en 1969, em Rio Claro, São Paulo, a empresa tinha um objetivo ousado: criar o primeiro carro 100% brasileiro. Entre seus modelos mais curiosos e menos conhecidos está o XEF, um sedã compacto que chegou ao mercado com a promessa de ser inovador, mas que acabou se tornando uma peça rara na história do automobilismo.
A Visão de João Gurgel e o Lançamento do XEF
El final de 1981 marcó la presentación del Gurgel XEF durante el XIII Salón del Automóvil de São Paulo. O modelo foi lançado oficialmente em 1983, com a proposta de ser um carro urbano de luxo. Segundo o próprio João Gurgel, o XEF era voltado para executivos na faixa dos 40 anos ou para servir como um segundo auto de familias con alto poder adquisitivo.
El plan inicial era producir alrededor 100 unidades por mes, pero la recepción del mercado fue tibia, lo que resultó en la producción de solo 100 unidades entre 1983 e 1986. Isso fez do XEF um carro extremamente exclusivo e desejado por colecionadores nos dias de hoje.
Design Compacto e Atrativo
Con un diseño compacto e innovador, el XEF era um sedã de duas portas e três volumes, que chamava a atenção pela sua estética alegre e dimensões reduzidas. Ele media 3,12 metros de largo, 1,72 metros de ancho, 1,3 metros de altura y tenía una distancia entre ejes de 1,8 metros, con un peso aproximado 800 kilogramos.
A carroceria apresentava um visual peculiar, com um para-brisa amplo que também era replicado no vidro traseiro, garantindo excelente visibilidade. A dianteira tinha faróis retangulares com piscas nas extremidades e uma falsa grade preta ao centro, conferindo uma aparência diferenciada. As rodas de liga leve, inspiradas nos modelos da Mercedes-Benz da época, complementavam o visual sofisticado.
Interior com Ideias Inovadoras
O interior do XEF foi projetado para ser funcional e ousado. Um de seus destaques era o banco dianteiro para três ocupantes, algo pouco comum na época. No entanto, o espaço interno era apertado, e o acesso ao veículo exigia uma certa “habilidade contorcionista”. Além disso, o espaço para bagagem era bastante limitado, reforçando seu papel como um carro estritamente urbano.
O painel de instrumentos era completo e moderno para a época, com velocímetro, conta-giros, vacuômetro e até mesmo um relógio analógico. Apesar disso, faltava um sistema de ventilação interna, o que certamente dificultava o conforto em um país tropical como o Brasil.
Entre os itens de conforto, o XEF contava com elevalunas electricos e bancos com boa espessura, proporcionando um certo refinamento para um carro nacional. O volante esportivo de dois raios era outro elemento que agregava ao design diferenciado do veículo.
Mecânica e Desempenho
O XEF utilizava a mecânica da Volkswagen Brasilia, com motor traseiro de quatro cilindros opostos (bóxer) e 1.584 cm³. A versão a álcool oferecia uma potência de 56 cavalos a 4.400 rpm, enquanto o consumo médio era de 12,5 km/l. O desempenho era modesto: o modelo acelerava de 0 a 100 km/h em 19,64 segundos y alcanzó una velocidad máxima de 155 km/h.
A suspensão também era independente, com barras de torção na dianteira e molas helicoidais na traseira, garantindo uma dirigibilidade satisfatória. Os freios eram a disco na frente e tambor atrás, enquanto os pneus Goodyear 175/70 SR 13 ajudavam a compor um conjunto equilibrado para as condições da época.
Preço e Exclusividade do Gurgel XEF
Apesar de suas qualidades, o alto custo foi um dos grandes empecilhos para o sucesso do XEF. Ele custava cerca de 10% a mais que el Volkswagen Passat GTS Pointer, um dos modelos mais desejados do mercado na época. Ajustando para os valores atuais, considerando a inflação acumulada, o XEF custaria algo em torno de R$ 125.000,00, um valor elevado para um veículo compacto.
Estrutura Plasteel: Um Monobloco Inovador
Um dos grandes diferenciais do XEF era sua estrutura Plasteel, uma combinação de aço e fibra de vidro que proporcionava alta resistência à corrosão. A Gurgel oferecia uma garantia de cinco anos ou 100.000 km para essa carroceria, o que era um destaque para os padrões da época.
Raridade e Legado do Gurgel XEF
Com a produção encerrada em 1986 e pouco mais de 100 unidades fabricadas, o XEF se tornou um dos carros mais raros do Brasil. Hoje, encontrar um modelo em bom estado é uma tarefa difícil, e seu valor entre colecionadores pode facilmente ultrapassar os R$ 200.000,00, dependiendo del estado de conservación.
A história do XEF é um exemplo da ousadia e inovação que caracterizaram a Gurgel Veículos. Apesar de suas limitações e do insucesso comercial, ele é uma peça importante na história do automobilismo brasileiro, simbolizando o sonho de criar um carro genuinamente nacional.
Conclusión
oh Gurgel XEF é mais do que um carro: é um marco da engenhosidade brasileira e do espírito visionário de João Gurgel. Sua produção limitada, design peculiar e mecânica robusta fazem dele um ícone raro e valorizado nos dias de hoje. Se você é um entusiasta de veículos clássicos, conhecer e apreciar o XEF é mergulhar em uma parte única da história automobilística do Brasil.
Por tanto, en su totalidad 2025, o legado do XEF nos ensina que ousadia e inovação podem superar barreiras, deixando marcas que resistem ao tempo. Afinal, cada veículo conta uma história, e o XEF, mesmo em sua exclusividade, escreveu um capítulo inesquecível na indústria nacional.