A Volkswagen Brasilia foi um dos modelos mais icônicos da montadora alemã no Brasil. Produzida entre 1973 y 1982, tenía la difícil misión de ocupar un espacio entre los escarabajo y el Variante, oferecendo mais espaço e conforto sem perder a confiabilidade dos modelos refrigerados a ar. Embora não tenha alcançado a mesma popularidade do seu irmão mais velho, a Brasília conquistou seu lugar na história automobilística nacional e continua sendo muito valorizada por colecionadores.
Se vende uno de los ejemplares más raros y mejor conservados de este modelo: un VW Brasilia 1974 Azul Zafiro, digna de coleção. Com mais de 50 años de fabricación, el vehículo pasó únicamente dos dueños, o que é um feito notável para um carro dessa idade. Segundo Joel Pastore, proprietário da loja Colección de coches PastoreEl Brasilia tuvo un solo dueño durante casi toda su vida y fue mantenido con sumo cuidado.
“El vehículo pertenecía a un señor aquí en Bento Gonçalves (RS), quien lo tomó kilómetro cero e, quando chovia, não saía com ela de jeito nenhum”, conta Joel. A dedicação aos cuidados com o carro era tanta que, antes de passar para o segundo dono, o proprietário original fez diversas recomendações, como evitar exposição ao sol para proteger o painel e manter sempre a originalidade do veículo.
Uma Brasília em Estado de Coleção
O interior da Brasília 1974 Azul Safira impressiona. Os bancos e revestimentos das portas são originais, feitos em vinil, e o assoalho ainda possui a forração do tipo carrapatinho, que se mantém intacta. O painel segue o design simples e funcional da época, trazendo apenas o velocímetro ao centro, ladeado pelo marcador de combustível e um relógio analógico. No console, um rádio Motoradio original complementa o visual nostálgico.
Externamente, a Brasília passou por um banho de tinta há cerca de 16 anos, apenas para reavivar o brilho da cor original, já que a carroceria está impecável, sem sinais de corrosão. Todos os detalhes, desde as rodas originais hasta el frisos cromados, permanecem preservados, um verdadeiro achado para os apaixonados por clássicos da Volkswagen.
O Motor Boxer a Ar: Um Ícone dos Air-Cooled
A Brasília 1974 Azul Safira esconde um verdadeiro tesouro sob o capô. Seu motor 1.6 boxer refrigerado a ar mantém a configuração original de um carburador Solex 30, entregando 60 CV de potencia para as rodas traseiras. O câmbio é manual de quatro marchas, e o funcionamento do motor é descrito por especialistas como um reloginho suíço.
O desempenho, típico dos veículos da época, não era seu ponto forte. A Brasília acelerava de 0 a 100 km/h em 20,2 segundos y alcanzó una velocidad máxima de 130 kilómetros por hora. O consumo também não era dos mais eficientes, com uma média de 8,9 km/l na cidade e até 20,2 km/l na estrada. Para quem buscava um carro econômico e ágil, as melhorias vieram apenas em 1976, quando a Volkswagen introduziu uma versão com dois carburadores Solex 32, aumentando el poder de 65 cv brutos e melhorando a performance.
Um Verdadeiro Achado para Colecionadores
Con apenas 47 mil km rodados, essa Brasília 1974 Azul Safira se mantém como um exemplar raro e extremamente valorizado no mercado de colecionáveis. Modelos bem conservados como este não aparecem com frequência, e o preço reflete essa exclusividade: R$ 60 mil. Embora possa parecer um valor alto para um carro popular da época, entusiastas e colecionadores sabem que se trata de um investimento justo para um veículo que mantém sua originalidade e história preservadas.
Si eres un apasionado de los coches clásicos y estás buscando un modelo refrigerado por aire em estado de coleção, essa Brasília pode ser a oportunidade perfeita para ter um pedaço da história automotiva brasileira em sua garagem. Afinal, exemplares como este são verdadeiros tesouros sobre rodas.