oh Aero Willys não é apenas um carro antigo – ele representa um marco na história automobilística brasileira. Produzido no Brasil entre 1960 e 1972, este sedã de luxo se tornou um símbolo de elegância e sofisticação, destacando-se pelo seu design arrojado, espaço interno generoso e elementos de estilo típicos dos carros americanos da época.
Vamos explorar mais a fundo este icônico modelo, desde suas curiosidades e design até seu impacto no mercado brasileiro e sua trajetória até o encerramento da produção.
7 Curiosidades Sobre o Aero Willys
oh Aero Willys é envolto em uma aura de mistério e fascínio, tendo desempenhado um papel único na indústria automobilística brasileira. Conheça sete curiosidades que mostram por que este modelo continua a ser uma peça tão importante na história dos carros antigos:
- O Primeiro Carro Desenvolvido por Completo no Brasil O projeto do Aero Willys começou a ser discutido em 1958, com base em um modelo que havia sido descontinuado nos Estados Unidos devido a vendas insatisfatórias. Em 25 de março de 1960, o modelo foi oficialmente lançado no Brasil pela Willys Overland Brasil, sendo o primeiro carro desenvolvido inteiramente no país – e também o primeiro de toda a América Latina! Nos Estados Unidos, o modelo possuía variantes como Aero-Ace, Aero-Eagle, Aero-Wing e Bermuda, com versões sedã e cupê. No Brasil, seu estilo grande e arredondado rapidamente conquistou o público de luxo.
- O Carro Preferido dos Prefeitos Como um símbolo de requinte, o Aero Willys se tornou popular entre as elites brasileiras, incluindo prefeitos e autoridades. Sua combinação de luxo e espaço interno o tornaram um veículo ideal para quem queria ostentar poder e status na década de 60. No entanto, foi a versão ainda mais luxuosa, o Itamaraty, que ganhou destaque como o carro preferido dos magnatas e presidentes brasileiros.
- O Controverso “Rabo de Peixe” O design arredondado e o “rabo de peixe” eram características típicas de carros dos anos 50. No entanto, a estética começou a perder popularidade nos anos 60. O Aero Willys passou por uma reformulação em 1963, lançando a versão Aero 2600, com um design mais reto e clean. Essa mudança foi um esforço para modernizar o modelo e se alinhar com as tendências do momento.
- Mesmo Motor e Peças do Jeep oh Aero Willys utilizava um motor de seis cilindros baseado no Jeep, com características únicas, como a válvula de admissão localizada no cabeçote e a válvula de escapamento no mesmo bloco. O motor confiável alcançava 110 cavalos, garantindo um desempenho sólido para o sedã de luxo.
- Inicialmente, Aero Willys se Chamaria Brasília Inicialmente, el nombre diseñado para el modelo fue brasilia, pero Willys Overland Brasil optó por mantener el nombre willys como parte do título. Posteriormente, em 1973, a Volkswagen lançou o modelo brasilia, um dos carros mais populares da época.
- Itamaraty: A Versão de Luxo do Aero Willys Em 1966, surgiu uma versão ainda mais luxuosa do Aero Willys:O Itamaraty. Este modelo possuía interiores refinados, como bancos de couro, ar-condicionado com saídas traseiras e painel em madeira, tornando-se o carro de escolha para presidentes e magnatas. O Itamaraty foi também a primeira limusine brasileira.
A Trajetória do Primeiro Carro Desenvolvido no Brasil
oh Aero Willys rapidamente se tornou um sucesso no Brasil, especialmente em um cenário onde havia poucos concorrentes diretos. No início da década de 60, apenas o Simca Chambord podia ser considerado um concorrente, e mesmo assim, com um porte menor e menos requinte. A falta de concorrência e a combinação de estilo americano com a robustez do motor Jeep fizeram do Aero Willys um sucesso entre os consumidores abastados.
Entre 1960 e 1968, poucas mudanças foram realizadas, dado o grande sucesso do modelo. Entre as principais atualizações estavam a retirada do “rabo de peixe” e o lançamento de novas cores e acabamentos. Em 1968, quando a Willys foi adquirida pela Ford, começaram a surgir mudanças mais significativas, e o Aero Willys começou a se fundir com o Ford Galaxy.
Em 1971, a Ford anunciou que este seria o último ano de produção do modelo e também do luxuoso Itamaraty. As últimas unidades do Aero Willys y el Itamaraty foram comercializadas em 1972. A partir de 1973, o motor desses modelos serviu de base para o famoso Ford Maverick.
Conclusão: O Legado do Aero Willys no Brasil
oh Aero Willys deixou um legado duradouro no cenário automobilístico brasileiro. Sua combinação de design elegante, grande espaço interno e influência americana fez dele um dos modelos de maior destaque nos anos 60. Com sua simplicidade e robustez, o Aero Willys conquistou tanto os consumidores comuns quanto as elites, se tornando um ícone da época.
Hoy, el Aero Willys é mais do que um simples carro antigo – ele representa um pedaço da história do Brasil e o fascínio pelos carros luxuosos e de grande porte. No mercado atual de clássicos, este modelo continua sendo uma peça cobiçada por colecionadores, com preços que podem ultrapassar R$ 150.000,00 dependendo do estado de conservação e raridade.
Embora o Aero Willys tenha deixado de ser produzido há mais de 50 anos, sua presença continua viva na memória dos brasileiros que viveram a era dos carros grandes e poderosos. Se você é um amante de carros antigos, certamente vai se apaixonar pela história e pelo charme do Aero Willys!