O segredo do Corcel II GT: design rebaixado e estilo dos anos 70

Quando você pensa nos carros esportivos nacionais do final da década de 1970, é natural que venha à mente modelos como o Volkswagen Passat TS, Oh Chevrolet Opala SS ou até o Dodge Charger R/T.

Porém, dentro da linha da Vado, um nome se destacou mais pela ousadia visual do que pelo desempenho em si: o Ford Corcel II GT.

Lanzado en 1978, esse carro se tornou um capítulo curioso da história da indústria brasileira, porque conseguia transmitir deportividad mesmo sem entregar a performance que o nome “GT” sugeria.

O segredo? Um truque de design inteligente, que fazia o Corcel II GT parecer mais baixo, robusto e esportivo do que realmente era.

Quando você entrava no Corcel II GT, encontrava um ambiente totalmente preto, algo que reforçava o ar esportivo.

Em 1979, a Ford resolveu reforçar o pacote. O Córcel II GT recebeu o novo motor de 1.555 cm³, que entregó 90 cv (SAE) contra 76 cv da versão anterior.

Como fim do Ford Maverick em 1979, o Corcel II GT passou a ser o único esportivo da Ford no Brasil.

Ao olhar para ele hoje, você percebe como os carros daquela época tinham personalidad e como a criatividade das montadoras conseguia transformar limitações em diferenciais.

Se você tiver a sorte de ver um Corcel II GT original nas ruas ou em encontros de carros antigos, vai perceber de perto como o visual dele ainda impressiona — e vai lembrar que, por trás da sigla GT, havia mais estilo do que velocidad.