XR3 Super Sport: A Lenda do Escort Branco com Detalhes Verdes no Brasil

0
516

The market of classic cars no Brasil tem ganhado cada vez mais entusiastas, e modelos raros dos anos 80 e 90 são peças de colecionador, especialmente aqueles com uma história rica e que marcaram uma época. Um desses modelos é o XR3 Super Sport, conhecido popularmente como “Escort Benetton”, um veículo que encapsula a era da Ford na Fórmula 1, mesmo sem jamais ter sido oficialmente associado à escuderia.

Vamos embarcar nesta viagem ao passado, explorando os detalhes, a raridade e a importância deste modelo icônico para os amantes de carros clássicos.

O Contexto Histórico: Ford e Benetton na Fórmula 1

No final da década de 1980, The Ford tinha uma parceria de fornecimento de motores com a Benetton, uma equipe que teve ícones do automobilismo como Nelson Piquet It is Michael Schumacher entre seus pilotos. O próprio Schumacher, inclusive, conquistaria seu primeiro título mundial de Fórmula 1 pela Benetton em 1994, consolidando a equipe como uma das mais importantes daquela década.

Although the Ford no Brasil nunca tenha explorado oficialmente essa parceria para alavancar suas vendas, um modelo específico de Escort foi lançado e, com o tempo, passou a ser conhecido como XR3 Benetton. Trata-se de uma edição especial e limitada do Escort XR3 Super Sport, que trouxe ao mercado uma série com características únicas e uma estética inspirada nas cores da escuderia.

O Nascimento do XR3 Super Sport

Released on 1989, O XR3 Super Sport veio ao mercado com apenas mil unidades produzidas, tornando-se, desde então, um objeto de desejo para colecionadores de todo o país. Os amantes do modelo chamam carinhosamente de “XR3 Benetton” pela história que cerca seu nome, apesar de não haver nenhuma logomarca da equipe estampada no carro.

De acordo com Alexandre Badolato, renomado colecionador de carros clássicos no Brasil, a Ford tinha a intenção de nomear oficialmente o modelo como “Benetton”. A prova disso é uma pequena plaqueta no cofre do motor, que traz a inscrição “XR3 BEN”. A teoria de Badolato é que, por volta do “último minuto do segundo tempo”, um problema com o licenciamento da marca impediu o uso oficial do nome Benetton.

A estética do XR3, no entanto, manteve alguns elementos que remetem à escuderia de Fórmula 1: a pintura branca, os frisos e os revestimentos internos em verde, além do logotipo traseiro também na cor verde – mesma tonalidade usada pela marca italiana de vestuário Benetton.

O Motor do XR3 Super Sport: O Famoso AP-800 S da Volkswagen

Curiosamente, o motor do XR3 Super Sport não é Ford, mas sim um AP-800 S a álcool, produzido pela Volkswagen e amplamente utilizado no Gol GT da época. Esse motor oferecia 99 cv de potência, e sua estreia no Escort aconteceu em 1989, substituindo o motor CHT que havia sido usado anteriormente na linha Escort.

Esse compartilhamento de componentes e motores entre a Ford and the Volkswagen era resultado da Autolatina, uma fusão entre as duas montadoras para facilitar a produção e troca de componentes no mercado latino-americano. A parceria, que durou até o início dos anos 90, possibilitou que carros como o XR3 Super Sport ganhassem motores robustos e reconhecidos, o que acabou agregando ainda mais valor ao modelo.

Características Únicas do XR3 Super Sport

O XR3 Benetton se destaca pelo visual exclusivo. A carroceria é inteiramente pintada em branco, enquanto os para-choques e retrovisores seguem a mesma cor, trazendo um visual clean e elegante. Detalhes em verde no logotipo e frisos remetem à paleta de cores da Benetton, mas sem nenhuma identificação explícita da equipe.

Além do visual, o XR3 Super Sport vinha equipado com itens de série bastante avançados para a época, como air conditioning It is sunroof, que acrescentavam conforto e um toque de sofisticação ao modelo esportivo.

Um Raro Exemplar em São Paulo

Hoje, restam poucos exemplares originais do XR3 Super Sport. Um deles, em condições excepcionais, pertence a Rodrigo Oliveira, um colecionador de São Paulo. Este exemplar em particular foi restaurado ao longo de cerca de dois anos e agora se encontra em um estado que praticamente o remete ao tempo em que foi adquirido zero-quilômetro.

Quando Oliveira adquiriu o carro, ele apresentava o interior original e uma carroceria bem alinhada e sem ferrugem, o que facilitou o trabalho de restauração. A única grande intervenção necessária foi na pintura, que, embora estivesse completa, já estava desgastada pelo tempo e apresentava vários retoques.

Atualmente, este modelo restaurado recebeu a placa preta, um indicativo de que o veículo mantém mais de 80% de sua originalidade, o que é um feito impressionante para um carro com mais de três décadas de existência. Oliveira estima que existam apenas outros cinco exemplares of XR3 Super Sport além do seu, cada um deles cuidadosamente preservado por colecionadores que reconhecem a raridade e o valor histórico deste modelo.

Conclusão: Um Ícone Esportivo dos Anos 80

O Ford Escort XR3 Super Sport, com suas cores e características únicas, é mais do que apenas um carro – ele representa uma era de ouro da Ford no Brasil e mantém viva a memória da Autolatina e de uma época onde a parceria com a Fórmula 1, mesmo de maneira indireta, influenciou o imaginário dos entusiastas automotivos.

Com seu motor AP-800 S, itens de conforto e um visual que remete às pistas de corrida, o XR3 Benetton é um modelo que encapsula o espírito esportivo dos anos 80 e 90. Hoje, com tão poucos exemplares restantes, encontrar um XR3 Super Sport em boas condições é como descobrir um tesouro automotivo. Cada detalhe, desde o design até a combinação de cores, conta uma história que ultrapassa o tempo e inspira novas gerações de amantes de carros clássicos.

Se tiver a oportunidade de ver um desses raros modelos de perto, aproveite para admirar um dos últimos resquícios de uma era onde estilo, performance e exclusividade se uniam para criar verdadeiras lendas sobre quatro rodas.

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here