Se você viveu o automobilismo brasileiro dos anos 80 ou simplesmente ama os esportivos nacionais que marcaram época, certamente já ouviu falar do Fiat Uno 1.5 R.
Esse pequeno notável não apenas desafiou gigantes como o Ford Escort XR3 and Volkswagen Gol GTS, como também se consolidou como o esportivo mais acessível do Brasil naquela década.
Com um visual ousado, motor apimentado e desempenho surpreendente para a sua época, o 1.5 R foi mais que um carro: ele foi um símbolo de rebeldia, juventude e performance sobre quatro rodas.
Ao volante, você sentia que não era apenas mais um hatch comum.
A agility do 1.5 R era impressionante para sua categoria e faixa de preço.
Agora imagine você encarando um trecho sinuoso de serra. Enquanto os rivais mais pesados e com suspensões convencionais perdiam o fôlego, o Uno 1.5 R se mantinha firme e confiante.
O Fiat Uno 1.5 R foi mais que uma versão esportiva.
Ele foi um movement, one resposta da Fiat ao desejo do público jovem, e um carro que usou inteligência técnica para se destacar entre gigantes.
Você pode chamá-lo de Botinha Ortopédica turbinada, de compacto invocado ou de esportivo raiz mas uma coisa é certa: ele marcou época, e merece ser lembrado como um dos maiores ícones da indústria automotiva brasileira dos anos 80.