When we talk about Volkswagen clássicos, logo pensamos em modelos icônicos como o Fusca, Kombi, Karmann Ghia e Variant. No entanto, um modelo pouco conhecido merece destaque entre essas lendas: o Volkswagen Tipo 147, carinhosamente chamado de Fridolin. Esse veículo curioso, com seu design peculiar e uma função muito específica, foi criado para atender uma necessidade do Deutsche Bundespost, o serviço de correios da Alemanha.
But what makes the Fridolin um carro tão especial? Ele era uma verdadeira colcha de retalhos dos modelos da Volkswagen, combinando elementos do Fusca, Kombi e Karmann Ghia. E, claro, seu visual de Mini-Kombi com um toque retrô o torna ainda mais interessante. Se você gosta de carros clássicos e histórias inusitadas, vem com a gente conhecer todos os detalhes desse pequeno gigante da VW!
A Origem do Fridolin: Uma Resposta à Logística dos Correios

In the 1960s, the Autoridade Postal Alemã percebeu que precisava de um veículo específico para otimizar o transporte de correspondências e encomendas. Até então, utilizava o Goggomobil Transporter, uma minivan compacta, mas pouco espaçosa e não tão confiável para o serviço pesado.
Foi então que a Volkswagen recebeu um pedido especial para desenvolver um veículo sob medida para os Correios Alemães. As exigências eram claras: precisava ser compacto, espaçoso, fácil de entrar e sair e robusto o suficiente para enfrentar o intenso uso diário. Assim nasceu o Volkswagen Tipo 147, o Fridolin, em 1964.
Design e Engenharia: Uma Mistura de Modelos Icônicos

Para atender às exigências dos Correios, a Volkswagen precisou aproveitar componentes já existentes. O resultado foi um carro montado com partes de diversos modelos da marca:
- Motor e transmissão: Vieram do beetle, garantindo confiabilidade e facilidade na manutenção.
- Chassis: O mesmo do Karmann Ghia, proporcionando uma base robusta e resistente.
- Traseira da carroceria: Inspirada na Kombi Tipo 2, garantindo amplo espaço para cargas.
- Faróis e capô: Derivados do VW Tipo 3 Notchback.
- Portas deslizantes: Uma solução inovadora para facilitar o acesso ao compartimento de carga.
Esse verdadeiro Frankstein da Volkswagen pesava mais de uma tonelada, mas compensava com seu espaço interno generoso e grande praticidade. O motor 1.2 refrigerado a ar, de 34 cv, era suficiente para o uso urbano, permitindo que os carteiros alemães fizessem suas entregas sem dificuldades.
Sucesso na Alemanha e na Suíça

A produção do Fridolin começou oficialmente em 1964, nas fábricas da Westfalia-Werke. Entre 1964 e 1974, foram produzidas cerca de 6.000 unidades, sendo a maioria destinadas aos Correios da Alemanha.
O projeto fez tanto sucesso que o serviço postal da Suíça também encomendou cerca de 1,000 units. No entanto, os suíços exigiram algumas melhorias, como:
- Motor maior para melhor desempenho nas estradas alpinas.
- Freios a disco dianteiros para mais segurança.
- Espelhos externos nos para-lamas dianteiros, melhorando a visibilidade.
- Interiores mais refinados e vidros adicionais, proporcionando mais conforto aos motoristas.
Por que o nome Fridolin?

Apesar do nome oficial ser Volkswagen Tipo 147 Kleinlieferwagen, ele rapidamente ganhou o apelido de Fridolin. O motivo? Ninguém sabe ao certo, mas há algumas teorias:
- Dizem que um funcionário da Volkswagen, ao ver o protótipo, exclamou que ele lembrava um colega de trabalho chamado Fridolin.
- Outros acreditam que o nome vem de uma palavra alemã usada para descrever uma criança travessa.
Seja qual for a origem, o apelido pegou, e até hoje o Fridolin é lembrado dessa forma.
O Raro Fridolin nos Dias Atuais

Como a maioria dos veículos utilitários, o Fridolin teve uma vida difícil. Ele era usado intensivamente pelos carteiros e dificilmente recebia os cuidados necessários para uma longa sobrevivência. Com o tempo, a maioria das unidades foi sucateada, tornando-se um verdadeiro raro item de colecionador.
Estima-se que menos de 200 unidades tenham sobrevivido até os dias de hoje. O valor de um Fridolin restaurado pode ultrapassar R$ 400 thousand, dependendo do estado e originalidade do veículo. Algumas unidades abandonadas foram resgatadas e restauradas com extremo cuidado, e algumas poucas ainda circulam em eventos de carros antigos.
A Importância do Fridolin para a Volkswagen

Mesmo sendo um modelo pouco conhecido, o Fridolin tem um papel importante na história da Volkswagen. Ele foi um dos primeiros veículos da marca a ser desenvolvido para um propósito específico, algo que abriria caminho para outros utilitários personalizados.
Além disso, sua ideia de minivan compacta e funcional antecipou conceitos que se tornariam populares anos depois, como as minivans e SUVs urbanos que conhecemos hoje.
Conclusão: Um Ícone Pouco Conhecido, Mas Muito Valioso

O Volkswagen Fridolin Tipo 147 pode não ser tão famoso quanto o beetle ou a Kombi, mas sua história é fascinante. Criado para atender uma demanda específica dos Correios Alemães, esse pequeno furgão conquistou um espaço especial no coração dos entusiastas da VW.
Se você é apaixonado por carros clássicos e está em busca de algo realmente único, um Fridolin restaurado é uma joia rara. Mas prepare o bolso: modelos bem conservados já ultrapassam os R$ 400 mil, e encontrar um em bom estado é uma verdadeira caça ao tesouro!
Quem diria que um carrinho tão peculiar, criado para entregar cartas e encomendas, se tornaria um dos Volkswagen mais raros e desejados do mundo? Se você encontrar um por aí, saiba que está diante de um verdadeiro pedaço da história automotiva alemã!