O Trem Kombi: Das Estradas para os Trilhos

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Imagine a Volkswagen Kombi de 1955, mas com uma reviravolta inesperada: ela não trafega pelas estradas, mas sim pelos trilhos. Este veículo extremamente raro, conhecido como VW T1 Klv-20, foi convertido em um veículo ferroviário autopropelido, combinando a versatilidade do Bulli com a praticidade do transporte sobre trilhos. Neste artigo, você vai explorar essa fascinante transformação e entender por que ela se tornou uma verdadeira relíquia da história automobilística e ferroviária.

A Revolução do Volkswagen Kombi sobre Trilhos

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Quando o VW Kombi (modelo T1) entrou em produção em 1950, ele redefiniu o conceito de veículos utilitários. O microônibus, carinhosamente chamado de Bulli, foi promovido como uma máquina multifuncional, oferecendo um design simples, um interior espaçoso e tração traseira. O modelo se tornou rapidamente o companheiro ideal para viagens, transporte de carga e até para quem buscava liberdade nas estradas.

Com uma construção acessível e versátil, o Bulli oferecia infinitas possibilidades de personalização. Durante mais de sete décadas, foi usado como carro familiar, veículo de carga e até como motorhome. Mas poucos sabem que ele também foi adaptado para um uso muito específico: como veículo ferroviário.

A Conversão para Trilhos

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Em 1955, o Bulli foi transformado em algo completamente inusitado: um ônibus ferroviário. Chamado de Klv-20 (uma abreviação para “carro pequeno com motor de combustão” em alemão), ele foi projetado para atender às necessidades da Deutsche Bundesbahn (Ferrovia Federal Alemã).

A empresa precisava de veículos compactos e eficientes para realizar serviços de manutenção em trilhos e sinalizações. Em vez de projetar algo completamente novo, a solução foi adaptar o confiável Volkswagen Kombi para operar sobre trilhos.

Produção e Desenvolvimento do Klv-20

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A Deutsche Bundesbahn encomendou 30 unidades do Klv-20, que foram construídas por dois fabricantes: Martin Beilhack It is Waggon & Maschinenbau GmbH. Cada empresa produziu 15 unidades ao longo de um ano.

As vans T1 foram equipadas com um motor Volkswagen de 28 cavalos de potência, além de chassi e rodas específicas para trilhos. Algumas modificações foram necessárias, como a ausência de volante e espelhos retrovisores, além de um mecanismo hidráulico que permitia girar o veículo manualmente em 180 graus, eliminando a necessidade de dirigir em marcha ré.

Externamente, o design foi adaptado para atender às normas ferroviárias. Faróis e luzes de freio foram reposicionados, e novas luzes foram instaladas na parte superior do para-brisa dividido, criando uma aparência única.

Uso e Declínio

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You Klv-20 eram usados principalmente para inspeção e manutenção de trilhos. Com uma velocidade máxima de 70 km/h, eles podiam se deslocar rapidamente entre os pontos de trabalho. No entanto, à medida que novos veículos foram introduzidos e as demandas operacionais mudaram, os Klv-20 foram aposentados na década de 1970.

Dos 30 veículos produzidos, apenas um punhado sobreviveu, tornando-se peças de colecionador extremamente valiosas.

Uma Peça Rara e Restaurada

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Um dos poucos Klv-20 sobreviventes foi recentemente restaurado pelo departamento Volkswagen Commercial Vehicles Oldtimer (VWNO), especializado na conservação de veículos históricos da marca.

O modelo restaurado, de número 20-5011, foi originalmente usado em serviços ferroviários na Baviera e depois no sudoeste da Alemanha. Após ser aposentado, foi adquirido por um colecionador em 1988 e, eventualmente, entrou na coleção do VWNO em Hannover.

A restauração foi minuciosa, trazendo de volta a glória deste veículo único. Em 2025, ele foi exibido durante o International VW Bus Day, encantando entusiastas e colecionadores.

Technical specifications

Segundo um folheto original, o Klv-20 possuía as seguintes especificações:

  • Length: 4,100 mm
  • Width: 1.750 mm
  • Motor: Boxer a gasolina de quatro tempos
  • Power: 28 cavalos
  • Streaming: Manual de 4 marchas
  • Maximum speed: 70 km/h
  • Wheels: De aço com 550 mm de diâmetro

O interior era simples, com três bancos estofados: um na cabine do motorista e dois no compartimento de passageiros, que podiam ser removidos para transporte de carga.

A Primeira Viagem Após a Restauração da Kombi

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A equipe do VWNO levou o Klv-20 restaurado para um teste em uma pitoresca linha ferroviária na Alemanha. A experiência foi descrita como emocionante, especialmente ao cruzar um viaduto de 24 metros de altura.

Historical and Sentimental Value

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Atualmente, um veículo tão raro quanto o Klv-20 teria um valor estimado entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões, dependendo do estado de conservação e da história associada. Mais do que seu preço, porém, o Klv-20 simboliza a criatividade e a capacidade de adaptação que marcaram a era de ouro da engenharia automotiva e ferroviária.

Se você é um apaixonado por veículos históricos, o Klv-20 é um lembrete de que mesmo os designs mais simples podem ser transformados em soluções extraordinárias.

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