Miura Saga 1985: O Esportivo Brasileiro dos Sonhos

0
154

Quando falamos de carros esportivos clássicos, é impossível não mencionar alguns modelos que marcaram a história do automobilismo brasileiro, e um desses exemplos icônicos é o Miura Saga 1985. Este veículo foi um verdadeiro sonho de consumo na década de 80, uma época em que os carros fora de série estavam em alta no Brasil. O Miura Saga, com seu design exclusivo e características avançadas para a época, se destacou como um modelo de alto custo, destinado à classe alta do país.

Se você é fã de carros clássicos e sempre se perguntou o que fez o Miura Saga ser tão especial, venha comigo nesta jornada para entender o que tornava esse esportivo único. Vamos descobrir as inovações que ele trouxe e como, mesmo mais de 30 anos depois, o modelo ainda causa nostalgia entre os colecionadores e entusiastas.

O Miura Saga 1985: O Início de Uma Lenda

Imagem: Brunelli Veículos Antigos

Lançado em 1985, o Miura Saga foi um projeto da montadora brasileira Miura Automóveis, que tinha como objetivo criar um carro esportivo de luxo, moderno e com apelo nacional. O modelo se destacava por ser completamente diferente dos demais veículos produzidos no Brasil na época, principalmente pela sua exclusivity e pela maneira como ele misturava sofisticação e desempenho.

A produção era limitada, e isso fazia com que o modelo fosse voltado para um público restrito, sendo adquirido por pessoas da elite brasileira, que buscavam não apenas um carro rápido, mas também um símbolo de status e sofisticação. O modelo foi inspirado em outros esportivos internacionais, como o Lamborghini Miura, mas com características próprias que o tornavam ainda mais exclusivo no mercado brasileiro.

Equipamentos de Última Geração Para a Época

Imagem: Brunelli Veículos Antigos

O Miura Saga não era apenas um esportivo qualquer. Ele era um carro recheado de technology and comfort, itens raros em carros brasileiros da década de 80. Para que você tenha uma ideia, o modelo vinha equipado com uma série de mimos que eram impensáveis para a maioria dos carros disponíveis no Brasil na época.

Entre os itens de série, destacavam-se:

  • Acabamento interno em couro, o que já conferia um toque de luxo e sofisticação ao veículo.
  • Frigobar, um item que, para muitos, parecia ter saído diretamente de um filme de ficção científica, mas que fazia parte do pacote de equipamentos do Miura Saga.
  • Mostradores do painel da linha Del Rey Ghia, proporcionando um visual moderno e de alta tecnologia.
  • Regulagem eletrônica de altura do volante, algo inovador para a época, permitindo ajustes de conforto e ergonomia ao motorista.
  • Comando de voz para afivelar o cinto de segurança, um verdadeiro avanço tecnológico.
  • Trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica e freio a disco nas quatro rodas, que ofereciam um desempenho e conforto incomparáveis para a época.

Esses itens fizeram com que o Miura Saga se tornasse um carro verdadeiramente à frente de seu tempo. Para quem se perguntava como um modelo nacional poderia ser tão avançado, a resposta estava em seu projeto arrojado e na busca por criar um produto de alto desempenho e requinte, tudo isso a um custo elevado, é claro.

Desempenho e Mecânica: Potência e Estabilidade

Imagem: Brunelli Veículos Antigos

O Miura Saga não se limitava a ser um carro bonito e cheio de recursos. O modelo também era equipado com uma mecânica de ponta, que garantia um desempenho de alto nível. O motor que equipava o Miura Saga 1985 era o Volkswagen AP 1.8, que, na época, era uma verdadeira revolução em termos de potência e confiabilidade.

With an engine 92,4 cv, o Miura Saga conseguia atingir uma velocidade final real de 180 km/h, o que o colocava como um dos carros mais rápidos da sua categoria no Brasil na década de 80. Para um país onde os carros não costumavam ter altas potências como os modelos estrangeiros, esse desempenho era impressionante.

Além disso, o modelo contava com exchange e conjunto mecânico do Volkswagen Santana, o que garantia maior confiabilidade e resistência. A aerodynamics do Miura Saga também era aprimorada para maximizar a performance, o que ajudava o carro a manter a estabilidade mesmo em altas velocidades.

O Custo de Ter um Miura Saga

Imagem: Brunelli Veículos Antigos

It is important to highlight that the Miura Saga não era um carro acessível para a maioria dos brasileiros. Com o alto custo de produção, o preço final do modelo era bastante elevado. Para se ter uma ideia, em 1985, o Miura Saga tinha um valor aproximado de R$ 70.000, o que, na época, era uma quantia significativa. Convertendo esse valor para os dias de hoje, considerando a inflação e a valorização do real, o preço do Miura Saga em valores atuais seria equivalente a R$ 500,000, o que coloca o modelo como um verdadeiro luxury car.

Esse alto custo, aliado à exclusividade do modelo, fez com que o Miura Saga fosse um carro para poucos. Pouquíssimas unidades foram produzidas, e até hoje ele é considerado uma verdadeira raridade entre os colecionadores de carros clássicos.

O Miura Saga e Suas Inovações Tecnológicas

Um dos aspectos mais fascinantes do Miura Saga 1985 é a sua technology. O modelo foi um dos primeiros a incorporar elementos que, anos depois, se tornariam comuns em carros de luxo ao redor do mundo.

Além dos itens de conforto, como o frigobar and air conditioning, o Miura Saga também inovava com seus sistemas eletrônicos. O painel digital, por exemplo, já oferecia mostradores modernos, com detalhes que faziam com que o Miura Saga parecesse um carro do futuro.

Outro grande destaque eram as luzes de neon no contorno dos faróis, um recurso estético que, à época, chamava a atenção por sua sofisticação e apelo visual. A presença de um computador de bordo, que fornecia informações detalhadas sobre o desempenho do carro, também era uma inovação surpreendente para o Brasil da década de 80.

O Legado do Miura Saga 1985

Embora o Miura Saga tenha sido produzido em quantidade limitada, seu legado é incontável. O modelo fez história como um dos primeiros esportivos de luxo feitos no Brasil, sendo uma verdadeira referência para outros carros que viriam na sequência. Apesar de ter sido um modelo focado na classe alta, o Miura abriu caminho para o desenvolvimento de carros mais sofisticados e potentes no país.

Hoje, mais de 30 anos depois de seu lançamento, o Miura Saga ainda é considerado um carro de colecionador, com preços que variam bastante no mercado, dependendo da conservação da unidade e dos itens originais. Em 2024, um Miura em bom estado pode ser encontrado por valores a partir de R$ 200.000, com exemplares extremamente bem conservados chegando até R$ 350,000 ou mais, dependendo das condições e originalidade.

Conclusão: Miura Saga 1985 – Um Esportivo que Fez História

O Miura Saga 1985 é, sem dúvida, um dos grandes exemplos de como o Brasil foi capaz de criar veículos esportivos e luxuosos, mesmo em uma época em que a indústria automotiva nacional ainda dava seus primeiros passos. Com inovações tecnológicas, um design arrojado e um desempenho impressionante para a época, o Miura deixou sua marca na história dos carros clássicos e continua sendo admirado até hoje por entusiastas e colecionadores.

Se você tem a sorte de ter um Miura na sua garagem ou conhece alguém que tenha, saiba que está diante de um verdadeiro tesouro automotivo. Para muitos, o Miura Saga 1985 não é apenas um carro; ele é uma legend que continua a encantar e a inspirar gerações.

Este modelo é, sem dúvida, uma das maiores expressões do que significa ser um esportivo feito para poucos.

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here