Lada Laika elétrico movido a furadeiras? Sim, é real!

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Have you ever imagined transforming a Lada Laika em um veículo elétrico utilizando motores de furadeira? Pois é exatamente isso que o canal Garage 54, no YouTube, fez. Neste artigo, vamos explorar em detalhes essa engenhosa e inusitada criação, desde as modificações necessárias até os desafios enfrentados durante o processo.

O Desafio: Transformar um Lada Laika em Elétrico

Créditos: Youtube

O Lada Laika é um carro clássico russo, conhecido por sua simplicidade e robustez. No entanto, a equipe do Garage 54 decidiu levá-lo a um novo patamar, convertendo-o em um veículo elétrico. Mas, em vez de utilizar motores elétricos convencionais, optaram por uma abordagem mais criativa: motores de furadeira sem fio.

Potência das Furadeiras

Uma furadeira sem fio típica possui uma potência que varia entre 300 e 500 watts. Embora não seja muita coisa individualmente, a equipe do Garage 54 decidiu utilizar 50 furadeiras em conjunto. Isso resultaria em uma potência total teórica entre 15.000 e 25.000 watts, ou seja, entre 15 e 25 kW. Para efeito de comparação, um motor de compact car geralmente possui entre 70 e 100 kW. Portanto, mesmo com 50 furadeiras, a potência total ainda seria consideravelmente menor.

Construção do Motor Inusitado

Créditos: Youtube

A criação desse motor peculiar envolveu várias etapas e modificações significativas.

Sistema de Montagem

Inicialmente, a equipe tentou utilizar braçadeiras de mangueira para fixar as furadeiras em uma estrutura de aço. No entanto, devido ao volume e peso das furadeiras, essa abordagem não foi eficaz. A solução encontrada foi desenvolver tubos personalizados e um sistema de polias que distribuísse a força das furadeiras de maneira equilibrada. O resultado final lembrava um radial engine de um bombardeiro da World War II.

Adaptação ao Lada Laika

Integrar esse motor ao Lada Laika foi um desafio por si só. O carro já havia sido alongado em um experimento anterior, mas novas modificações na dianteira foram necessárias para acomodar o motor. Além disso, a equipe optou por cortar o teto do veículo e pintá-lo de verde, conferindo um visual único ao projeto.

Sistema Elétrico e Fiação

Cada furadeira utilizava sua própria bateria, o que resultou em um emaranhado complexo de fios e conexões. Durante os testes iniciais, ocorreram faíscas e até mesmo derretimento da fiação devido à corrente elevada. Para resolver esse problema, a equipe reforçou a fiação, garantindo que pudesse suportar a demanda elétrica do motor.

Controle do Acelerador

O sistema de aceleração foi improvisado com uma alavanca que funcionava como um grande disjuntor. Ao empurrá-la para frente, o circuito era fechado, acionando as furadeiras simultaneamente. Embora rudimentar, esse método permitiu controlar a velocidade do veículo de maneira simples.

Desempenho e Testes

Com um torque teórico de 101,7 kgfm, esperava-se que o Lada Laika elétrico tivesse uma arrancada razoável. No entanto, na prática, o veículo mal conseguia atingir a velocidade mínima necessária para se mover de forma eficiente. Apesar disso, o carro funcionou, demonstrando que a ideia, embora não prática, era viável.

Desafios Enfrentados

  • Fiação Derretida: Devido à alta corrente, a fiação original não suportou, exigindo reforços.
  • Controle Precário: O sistema de aceleração improvisado não oferecia precisão, dificultando o controle da velocidade.
  • Distribuição de Peso: A instalação de 50 furadeiras e suas baterias alterou significativamente a distribuição de peso do veículo, afetando sua dirigibilidade.

Custos Envolvidos

Embora o projeto tenha sido realizado de forma experimental e com materiais disponíveis na oficina, é interessante estimar os custos envolvidos em uma empreitada semelhante.

Furadeiras

Considerando o preço médio de uma furadeira sem fio de qualidade no Brasil em 2025, cada unidade custa aproximadamente R$ 500,00. Portanto, para 50 furadeiras, o custo total seria:

50 furadeiras x R$ 500,00 = R$ 25.000,00

Materiais Adicionais

  • Tubos Personalizados e Estrutura de Montagem: Approximately R$ 5,000.00
  • Fiação Reforçada e Conectores: About R$ 1.000,00
  • Pintura e Acabamentos: Em torno de R$ 2.000,00

Custo Total Estimado

Somando todos os itens, o custo total estimado do projeto seria:

R$ 25.000,00 (furadeiras) + R$ 5.000,00 (estrutura) + R$ 1.000,00 (fiação) + R$ 2.000,00 (pintura) = R$ 33.000,00

Final considerations

Créditos: Youtube

Although the project of the Garage 54 seja uma demonstração impressionante de criatividade e habilidade técnica, ele não é prático para uso cotidiano. A potência limitada das furadeiras, combinada com os desafios de controle e distribuição de peso, tornam o veículo inadequado para uso regular. No entanto, iniciativas como essa destacam a importância da experimentação e da inovação no campo automotivo.

Se você se sente inspirado por projetos como este, lembre-se sempre de considerar a segurança e a viabilidade prática antes de embarcar em modificações automotivas extremas. A engenharia criativa pode levar a resultados surpreendentes, mas é essencial garantir que todas as alterações sejam realizadas de maneira segura e responsável.

Em resumo, transformar um Lada Laika em um veículo elétrico utilizando motores de furadeira é uma façanha que exemplifica o espírito inventivo e a paixão por automóveis. Embora não seja uma solução prática, serve como um lembrete de que, com criatividade e determinação, é possível explorar novas fronteiras na engenharia automotiva.

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