Se você sempre sonhou em pilotar uma moto esportiva de média cilindrada, mas desistiu por causa do trânsito caótico, da embreagem cansativa no anda-e-para, ou simplesmente por medo de matar o motor no semáforo, pode comemorar: a Honda CB 650R E-Clutch 2026 chegou para mudar a sua vida — e sem pedir desculpas por isso.
Com um visual que continua fiel ao estilo Neo Sports Café, um motor de four cylinders que ronrona como poucos e, agora, equipada com o revolucionário sistema de embreagem automática E-Clutch, essa nova geração da CB 650R quer te mostrar que você pode ter o melhor dos dois mundos: desempenho esportivo com praticidade urbana.
Neste artigo, você vai mergulhar de cabeça nas novidades da linha 2026, entender como funciona o E-Clutch, conhecer os detalhes técnicos e descobrir por que essa moto pode ser a escolha perfeita para quem quer acelerar com estilo, conforto e um toque de tecnologia que parece coisa de ficção científica — mas já está nas concessionárias brasileiras.
Um passo além: o que é o E-Clutch?

Imagine ligar a moto, engatar a marcha e sair acelerando sem tocar na embreagem. Isso mesmo. A CB 650R 2026 vem equipada com um sistema inteligente que elimina a necessidade da alavanca da embreagem, mas sem removê-la fisicamente. Se quiser, você ainda pode usá-la. O controle fica todo nas suas mãos (ou nos seus pés).
O segredo do sistema está na tampa lateral do motor, onde dois electric motors e um conjunto de engrenagens controlados eletronicamente se encarregam de acionar a embreagem de acordo com dados como aceleração, inclinação da moto, velocidade e esterçamento do guidão.
É como se um robô invisível estivesse ao seu lado, acionando a embreagem no timing perfeito — seja para sair, parar, reduzir ou trocar de marcha. O sistema também é inteligente o suficiente para permitir intervenção manual, caso você prefira retomar o controle em algum momento.
Primeiras impressões: conforto em movimento

No primeiro contato com a CB 650R E-Clutch 2026, o que mais impressiona é o quanto o sistema E-Clutch torna a pilotagem fluida. Na prática, você pode sair em primeira marcha sem tocar na embreagem, e o motor de 86,7 cv a 12.000 rpm responde com suavidade — desde que você não seja afoito no acelerador.
O sistema ainda é compatível com quickshifter, aquele recurso que permite trocar de marchas sem desacelerar e sem acionar embreagem. E mais: agora você pode configurar no painel a força necessária para engatar as marchas usando o pé — escolha entre pouca, média ou muita, dependendo do seu estilo de pilotagem.
Ao parar, a moto automaticamente desacopla a embreagem ao detectar 0 km/h, evitando que o motor morra. E, se por acaso você esquecer de reduzir as marchas ao se aproximar de um semáforo, o painel vai piscar para te alertar que talvez não seja uma boa ideia tentar sair em terceira.
O sistema também entende quando você prefere usar a alavanca manualmente, permitindo essa ação sem travamentos ou conflitos. Depois de alguns segundos, ele retorna ao modo automático — tudo com extrema suavidade e inteligência.
Design refinado com identidade própria

Visualmente, a nova CB 650R 2026 mantém sua assinatura Neo Sports Café, misturando linhas retrô com toques modernos e musculosos. Mas a Honda aproveitou a nova geração para fazer ajustes pontuais, que tornam a moto ainda mais sofisticada.
As novidades incluem:
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Novo conjunto óptico em LED, com assinatura mais refinada;
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Lanterna traseira redesenhada, compacta e elegante;
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Defletores laterais do radiador remodelados;
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Traseira mais elevada, realçando a esportividade;
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Tanque de 15,4 litros com linhas angulosas que dominam o visual.
A ergonomia permanece agradável tanto para uso urbano quanto para viagens curtas. E agora, com o sistema E-Clutch, ficar parado no trânsito se torna menos exaustivo, o que amplia bastante o leque de uso da moto no dia a dia.
Painel TFT e comandos renovados

Outro destaque da nova CB 650R 2026 está na área tecnológica. A moto agora vem equipada com um painel TFT colorido de 5 polegadas, with três modos de exibição, ajuste de brilho e uma navegação totalmente intuitiva.
O controle é feito por meio de um joystick no punho esquerdo, que também ganhou retroiluminação, facilitando o uso durante a noite ou em túneis.
Por ali, você pode:
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Alterar configurações do E-Clutch;
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Escolher modos de exibição do painel;
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Visualizar dados de consumo, rotações e até pressão do quickshifter;
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Alternar o controle de tração HSTC entre ligado ou desligado.
Motorização: um clássico de quatro cilindros

Apesar de toda essa modernidade, a alma da CB 650R continua a mesma: um robusto e vibrante motor de 649 cm³ DOHC, with four cylinders in line It is arrefecimento a líquido.
Esse é um dos poucos motores dessa configuração ainda disponíveis no mercado — e um dos maiores atrativos da moto para quem gosta de aceleração linear, ronco encorpado e desempenho confiável.
Ficha técnica completa:
Parâmetro | Valor |
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Motor | 4 tempos, DOHC, 4 cilindros |
Displacement | 649 cm³ |
Maximum power | 86,7 cv a 12.000 rpm |
Maximum torque | 5,8 kgfm a 9.500 rpm |
Exchange | 6 gears |
Clutch | E-Clutch com opção de uso manual |
Controle de tração (HSTC) | Sim, com desligamento |
Front suspension | Showa SFF-BP invertida, 120 mm |
Rear suspension | Monochoque ajustável, 128 mm |
Freio dianteiro | Dois discos de 310 mm, pinças radiais |
Freio traseiro | Disco de 240 mm, ABS |
Tires | 120/70 ZR17 (frente), 180/55 ZR17 (traseira) |
Dimensions | 2.130 x 780 x 1.070 mm |
Seat height | 810 mm |
Length between the axis | 1.450 mm |
Peso seco | 195,2 kg |
Tank | 15,4 litros |
E-Clutch na prática: comodidade sem perda de controle
A magia do E-Clutch está em sua capacidade de oferecer conveniência sem roubar o prazer de pilotar. Se você está parado no trânsito e não quer ficar apertando a embreagem o tempo todo, basta confiar no sistema automático.
Quer brincar um pouco mais e sentir o controle total nas mãos? Use a embreagem manual. O sistema entende isso e respeita a sua decisão, voltando ao modo automático quando perceber que você largou o comando.
É como se você tivesse duas motos em uma: uma automática para o caos urbano, e outra manual para aquele passeio na estrada em final de semana.
O lado prático: manutenção e durabilidade

Uma das preocupações de quem escuta “embreagem automática” é a manutenção. Será que complica? A resposta da Honda é não. A manutenção da E-Clutch é praticamente igual à de uma embreagem convencional.
A única diferença é que, quando for substituir os discos de embreagem, você precisa avisar o sistema eletrônico para que ele recalibre o curso e o ponto de acoplamento. Isso pode ser feito por meio de scanner nas concessionárias autorizadas.
Ou seja: tecnologia de ponta, mas com a simplicidade que você conhece.
Preço, cores e garantia
The new Honda CB 650R E-Clutch 2026 chega ao Brasil na segunda quinzena de agosto, com preço sugerido de R$ 58.270 (base São Paulo, sem frete ou seguro). Um valor justo se você considerar tudo o que essa moto entrega em desempenho, inovação e estilo.
Available colors:
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Cinza fosco metálico
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Azul perolizado
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Vermelho perolizado
A garantia é de 3 anos, com direito a assistência 24 horas em seis países da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Vale a pena?

Se você busca uma moto com visual marcante, cutting edge technology, motor com personalidade It is conforto de pilotagem que se adapta ao seu dia a dia, The CB 650R E-Clutch 2026 é uma das opções mais completas do mercado.
Ela entrega:
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Desempenho esportivo com motor de 4 cilindros;
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Versatilidade para uso urbano com embreagem automática;
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Estilo retrô-moderno que se destaca em qualquer semáforo;
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State-of-the-art digital panel;
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E o melhor: liberdade de escolha entre condução manual e automática.
Se você ainda não sabia que precisava de uma moto com E-Clutch, cuidado: é como experimentar uma Honda Biz pela primeira vez. No início estranha, depois você não quer mais outra coisa.
Conclusão: a evolução do que já era excelente

A Honda CB 650R E-Clutch 2026 não é só uma atualização. É um salto tecnológico que mostra como a fabricante japonesa continua liderando o mercado não só com confiabilidade mecânica, mas também com inovações que fazem sentido na vida real.
Você pode até resistir no início. Mas basta um test ride para perceber: a vida com embreagem automática pode ser muito mais divertida — e prática.
Afinal, quem disse que o futuro não pode ter quatro cilindros, ronco metálico e conforto no semáforo?