Em 2024, a paixão por carros clássicos continua viva no coração de muitos entusiastas, e a Ford Belina II, um ícone da indústria automotiva nacional, segue sendo um dos modelos mais cobiçados por aqueles que apreciam a nostalgia e a história do mercado de automóveis no Brasil. Lançada em 1978, a Belina II foi uma evolução do Corcel II, oferecendo um design único e uma série de atualizações que a tornaram uma das peruas mais populares de sua época. Neste artigo, vamos explorar a trajetória da Belina II, suas características, evolução e como ela se encaixa no contexto dos veículos de hoje.
O Início da Belina II
A Ford Belina II foi lançada em 1978 como uma versão aprimorada do Corcel II, que já era conhecido pelo seu conforto e praticidade. A grande inovação da Belina II foi sua área envidraçada ampliada, o que conferia ao modelo uma sensação de mais espaço interno e visibilidade para os passageiros. O design foi uma das maiores qualidades do carro, já que ele apresentava um estilo moderno para a época, com linhas retas e uma dianteira que lembrava outros modelos mais sofisticados.
Uma das maiores vantagens desse modelo foi seu trunk de impressionantes 768 litros, que se destacava entre os concorrentes. Esse tamanho generoso ajudava a Belina II a ser considerada uma excelente opção para quem buscava um carro familiar, ideal para viagens longas ou transporte de cargas volumosas. O design da perua era pensado para proporcionar o máximo de conforto e funcionalidade aos motoristas e passageiros.
Desempenho e Economia de Combustível
No que diz respeito ao desempenho, a Ford Belina II oferecia duas opções de motorização. O modelo básico era equipado com o motor 1.4, que oferecia um consumo de cerca de 12 km/l, o que para a época era considerado bastante eficiente. A velocidade máxima alcançada com o motor 1.4 era de 133,8 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h levava 21,5 segundos.
Esse desempenho, embora não fosse de um carro esportivo, era suficiente para quem buscava um modelo confortável para o dia a dia e viagens. Além disso, a economia de combustível era uma característica importante, já que o mercado brasileiro, na década de 1970, estava começando a lidar com os efeitos da crise do petróleo e os consumidores começaram a dar mais atenção à fuel efficiency.
As the years went by, the Ford continuou a aprimorar o modelo, e em 1984, a Belina II passou a ser equipada com o motor CHT (Compactor High Torque), que já era utilizado no Ford Escort. Esse novo motor trouxe uma melhoria significativa na economia de combustível, aumentando a média para 13 km/l. Isso fez com que o modelo se tornasse ainda mais atraente para os motoristas que buscavam um bom desempenho aliado à energy efficiency.
A Evolução da Belina II: O Motor 1.6 e Mais Potência
Em 1982, a Ford Belina II passou a oferecer uma versão com o motor 1.6, que aumentou a velocidade máxima do modelo para 144 km/h. Com essa motorização, a aceleração também foi aprimorada, com o carro indo de 0 a 100 km/h em 18 segundos. Essa versão mais potente ofereceu uma experiência de direção mais ágil, sem comprometer a economia de combustível.
Embora a velocidade máxima não fosse algo impressionante para os padrões de carros esportivos da época, a Ford Belina II com motor 1.6 ofereceu o equilíbrio perfeito entre desempenho, conforto e praticidade. A perua ganhou popularidade não apenas entre as famílias, mas também entre os profissionais que precisavam de um carro versatile para o transporte de carga e passageiros.
A Transição para o Motor 1.8 e o Modelo Del Rey
Em 1989, a Ford trouxe uma grande mudança para a Belina II. O modelo passou a ser equipado com o motor 1.8 from the Volkswagen, um motor que trouxe ainda mais força e confiabilidade ao modelo. Essa mudança de motorização também coincidiu com uma alteração na nomenclatura do veículo, que passou a ser denominado Del Rey. A transição para o motor 1.8 não apenas melhorou o desempenho, mas também fez com que a Belina II ganhasse uma nova imagem no mercado brasileiro.
O motor 1.8 oferecia um desempenho superior, com o modelo atingindo velocidades ainda mais altas, além de uma aceleração aprimorada, mantendo a fuel efficiency. A chegada do motor 1.8 foi um passo importante na evolução da Belina II, transformando-a em uma opção ainda mais interessante para aqueles que buscavam um veículo confortável, com bom desempenho e confiabilidade.
A Ford Belina II no Contexto Atual
Mesmo com o passar dos anos e a chegada de novos modelos no mercado, a Ford Belina II segue sendo um modelo de referência para os colecionadores e entusiastas de carros antigos. Hoje, é possível encontrar algumas unidades restauradas, que mantêm viva a essência da perua, com suas características originais e desempenho modesto.
Embora o design e a motorização da Belina II não se comparem aos modern cars, ela representa uma era em que a simplicity and the efficiency eram valores fundamentais para a produção de veículos. A Belina II foi uma das últimas grandes representações de um automóvel funcional para as famílias brasileiras, antes da chegada dos modelos mais sofisticados que marcaram as décadas seguintes.
A Restauração da Ford Belina II e Seu Valor de Mercado
Atualmente, quem busca uma Ford Belina II precisa estar preparado para enfrentar o mercado de carros clássicos, onde o valor de modelos restaurados pode variar bastante. No entanto, um modelo bem conservado ou restaurado, com motor original e características da época, pode alcançar valores consideráveis. Unidades em bom estado de conservação podem ser encontradas por valores em torno de R$ 35.000,00 a R$ 50.000,00, dependendo do estado de conservação e da demanda local.
Para os colecionadores, a restauração de uma Ford Belina II pode ser um projeto emocionante e desafiador. Muitos entusiastas dedicam-se a restaurar o modelo à sua configuração original, utilizando peças genuínas ou de reposição de qualidade, garantindo que o veículo recupere sua originalidade e valor histórico.
A Ford Belina II na Memória dos Brasileiros
Para muitos brasileiros, a Ford Belina II é mais do que apenas um carro – é um símbolo de uma época de mudanças e crescimento para o país. Ela representa a transição de um Brasil em desenvolvimento, com suas primeiras modernizações e a busca por carros mais econômicos e práticos para a população. Para quem viveu nos anos 70 e 80, a Belina II é um lembrete das viagens de família, dos passeios de fim de semana e das lembranças de uma era de carros simples, mas confiáveis.
Conclusão: O Legado da Ford Belina II
A Ford Belina II, lançada em 1978, se destacou por ser uma das peruas mais icônicas do Brasil, oferecendo praticidade, conforto e um design inovador para a época. Com motores que variaram do 1.4 ao 1.8, o modelo evoluiu ao longo dos anos, proporcionando maior desempenho e fuel efficiency. Hoje, a Belina II é lembrada não apenas como um classic car, mas como um símbolo de uma geração que viu o país passar por grandes transformações.
Se você está em busca de um pedaço da história automotiva brasileira, a Ford Belina II é uma excelente opção para quem quer reviver os tempos áureos dos carros nacionais. Seja para colecionadores ou para aqueles que simplesmente querem conhecer mais sobre a evolução do mercado automobilístico no Brasil, a Belina II continua sendo um verdadeiro tesouro sobre rodas.