O Fiat 147 é um dos carros mais icônicos da história automotiva nacional. Sendo o primeiro carro produzido pela Fiat in Brazil, ele trouxe diversas inovações para o mercado, incluindo a tração dianteira e motor transversal, que permitiam um melhor aproveitamento do espaço interno. Mas foi em 1978 que a marca italiana deu um passo ainda mais ousado, ao lançar uma versão voltada para o trabalho: o Fiat 147 Furgoneta.
Presented in XI Salão do Automóvel e Autopeças de São Paulo, o modelo impressionou pelo conceito inovador. Ele era, na essência, um hatchback transformado em um pequeno furgão, sendo uma alternativa acessível e econômica para pequenos empreendedores e serviços urbanos.
Uma solução eficiente para o trabalho
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O Fiat 147 Furgoneta mantinha as proporções do hatch convencional, mas eliminava o banco traseiro e ganhava um assoalho plano, ampliando sua capacidade de carga. Seu porta-malas original, de 352 litros, passava para 1.160 litros, permitindo transportar até 420 kg de carga. Os vidros laterais e traseiros eram substituídos por chapas de aço, reforçando o aspecto profissional do veículo.
The model was equipped with an engine FIASA 1050 a gasolina, which delivered 57 cv de potência SAE (48 cv ABNT) It is 7,9 kgfm de torque. Em testes da época, ele acelerava de 0 a 100 km/h em 19,47 segundos and reached a velocidade máxima de 136 km/h. Além disso, seu consumo era um diferencial: 10,2 km/l na cidade e até 15,8 km/l na estrada.
Evolução e a chegada da versão a etanol
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In 1979, O Fiat 147 se tornou o primeiro carro movido a ethanol do mundo. O novo motor FIASA 1300 a álcool oferecia 62 cv de potência It is 11,53 kgfm de torque, allowing an acceleration of 0 to 100 km/h in 18 seconds and a maximum speed of 139 km/h. A opção a etanol também foi disponibilizada para a Furgoneta, ampliando sua eficiência e reduzindo os custos operacionais para frotistas e pequenos comerciantes.
A Fiat investiu pesado na popularização do 147 Furgoneta. Para isso, criou um programa de assistência técnica, no qual 30 units do modelo percorriam o Brasil, treinando mecânicos e atendendo clientes. Essa estratégia ajudou a consolidar a confiança na marca, ainda jovem no mercado brasileiro.
O legado do 147 Furgoneta
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O Fiat 147 Furgoneta logo se tornou o veículo de trabalho preferido de empresas de telefonia, fornecimento elétrico, serviços públicos e pequenos empreendedores. Ele se destacou por ser econômico, ágil e de fácil manutenção. In 1981, ele recebeu uma reestilização, adotando a frente “Europa”, mas mantendo sua essência voltada ao trabalho.
Mesmo com o lançamento do Fiat Fiorino in 1981, que oferecia um compartimento de carga ainda maior, o 147 Furgoneta permaneceu em produção até 1987, when it was replaced by Uno Furgão. No total, foram fabricadas 12.719 unidades, muitas das quais tiveram um uso tão intenso que hoje são raridades entre colecionadores.
Conclusion
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O Fiat 147 Furgoneta marcou época como o primeiro hatch convertido em furgão no Brasil. Ele trouxe um conceito inovador para um país onde veículos de carga compactos eram raros, ajudando a Fiat a se consolidar no mercado nacional. Hoje, encontrar um 147 Furgoneta em bom estado é uma tarefa difícil, tornando-o uma verdadeira relíquia para os apaixonados por carros clássicos.
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