Nos anos 60, o Brasil vivia um período de grande efervescência econômica, cultural e social, e não era apenas nas artes e na música que a inovação e o bom gosto predominavam. A indústria automobilística também estava em expansão, trazendo ao país alguns dos carros mais sofisticados da época. Um dos grandes destaques desse período foi o Simca Esplanade, um modelo de luxo que conquistou corações e até hoje é considerado um dos melhores carros da década de 60. Se você é fã de carros clássicos ou apenas tem curiosidade sobre a história automobilística, o Esplanade é um modelo que merece a sua atenção.
O Surgimento do Simca Esplanada

O Simca Esplanade foi fabricado entre 1966 e 1969 e logo se tornou um ícone. O modelo foi lançado ao público no Salão do Automóvel de 1966, em São Paulo, e rapidamente se tornou o objeto de desejo de muitas pessoas que buscavam um sedã de luxo. Fabricado em Saint Bernard of the Field, o Esplanada se destacou pela sua aparência elegante e pelas inovações tecnológicas para a época, como a potência de 142 cavalos, um número impressionante para a década de 60.
Mas, mais do que a sua beleza, o Esplanade chamou a atenção pela sua power It is stability, besides a comfort excepcional que o tornava o carro ideal para longas viagens. Ele se destacava em relação a outros modelos da época, que não ofereciam as mesmas características.
De Simca para Chrysler: O Impacto da Compra
Originalmente, o Simca Esplanade foi lançado pela marca Simca, uma das mais tradicionais da indústria automobilística. No entanto, o cenário estava prestes a mudar, pois a Chrysler adquiriu a Simca pouco tempo depois do lançamento do Esplanada. Para muitos, essa compra gerou uma dúvida: será que a Chrysler iria descontinuar o Esplanade e substituí-lo por um modelo da sua própria linha? A resposta foi um alívio para os fãs do carro: a Chrysler reconheceu o enorme apelo do modelo e decidiu mantê-lo em produção, além de promover melhorias significativas.
Nos últimos anos da produção, o modelo foi aprimorado com novas opções de pintura It is modificações no design, tornando-se ainda mais atrativo. Por exemplo, a front of the car ganhou novos frisos and panel sofreu alterações, com a adição de mostradores circulares para combustível e velocidade.
Potência Surpreendente para a Década de 60

Na década de 60, os carros ainda não eram como os de hoje, com motores cada vez mais potentes e tecnologias avançadas. No entanto, o Simca Esplanade se destacou justamente pela sua impressionante potência. Com seus 142 cavalos, o carro conseguia atingir velocidades de até 160 km/h, algo considerado impressionante para um sedã daquela época.
Além disso, o modelo já vinha equipado com six gears, embora com o sistema de sobreposição, que possibilitava ao motorista ter o dobro de opções para trocar de marcha. Isso fazia com que o Esplanade tivesse um desempenho excepcional em termos de stability, oferecendo uma condução suave e confortável, sem perder a agility and the security.
This combination of power It is stability fez com que o Simca Esplanade fosse considerado um dos carros mais modernos e confiáveis da década de 60, representando um marco para a indústria automobilística brasileira. Para os amantes de carros da época, o Esplanade era o modelo perfeito para quem buscava speed It is sophistication.
Conforto de Luxo: O Interior do Esplanada

O comfort era outro ponto em que o Simca Esplanade se destacava. Ele não era apenas potente e bonito por fora, mas também oferecia uma experiência interna de luxo. O veículo possuía detalhes que eram, na época, um verdadeiro símbolo de sofisticação.
Por exemplo, o revestimento das portas era feito com jacarandá, uma madeira nobre que, além de ser extremamente bonita, conferia ao carro um toque de elegance It is Lux. O rádio do Esplanada também tinha acabamentos em jacarandá, o que o tornava ainda mais exclusivo.
The banks were largos e confortáveis, proporcionando conforto para passageiros de todos os tamanhos. O modelo também contava com luzes de leitura para os passageiros do banco traseiro, permitindo que eles lessem durante viagens noturnas sem prejudicar a visão.
Furthermore, the stability do carro, que eliminava os solavancos e garantiam uma condução suave, também fazia do Esplanade o carro ideal para longas viagens. Para muitos, andar no Simca Esplanade era sinônimo de Lux, convenience It is comfort, atributos que ainda hoje são lembrados por quem teve o privilégio de dirigir esse clássico.
Últimos Anos: As Mudanças de 1969 e o Adeus ao Esplanada

Em 1969, a produção do Simca Esplanade chegou ao fim no Brasil, marcando o fim de um ciclo de sucesso para esse modelo. O que era um carro inovador e desejado, acabou sendo descontinuado devido às mudanças do mercado e à recessão econômica do final dos anos 60.
Mas, ao olhar para os últimos modelos do Esplanade, fica claro que ele evoluiu consideravelmente. As modificações feitas pela Chrysler tornaram o modelo ainda mais sophisticated It is modern. A escrita “Esplanada” na lataria, por exemplo, foi repaginada, e a front do carro passou a contar com novos frisos. O panel também foi alterado, e o volante passou a trazer o AND impresso, como uma maneira de reforçar a identidade do modelo.
Em 1969, a Chrysler ainda lançou uma versão sports of Esplanade, que trazia algumas modificações estéticas para agradar o público jovem da época. No entanto, mesmo com as alterações, o modelo acabou sendo descontinuado no mesmo ano, deixando saudades para quem havia se apaixonado pelo seu design e pelo seu desempenho.
O Legado do Simca Esplanada e sua Relevância nos Dias Atuais

Although the Simca Esplanade tenha sido descontinuado em 1969, ele nunca perdeu sua relevância para os amantes de carros clássicos. Com o passar dos anos, ele se tornou um verdadeiro ícone da indústria automobilística brasileira e é amplamente apreciado por colecionadores até hoje. Não é raro ver um Simca Esplanada restaurado sendo exibido em classic car meetups, onde é possível apreciar sua beleza e relembrar a importância histórica desse modelo.
The production of Esplanade é um marco não apenas para a marca Simca, mas também para a indústria automobilística nacional, pois ele representa a busca pela sophistication and by performance em uma época em que o mercado brasileiro ainda era muito limitado em termos de tecnologia automotiva.
Se você é fã de carros antigos ou está interessado em aprender mais sobre o passado automobilístico do Brasil, o Simca Esplanade certamente é uma parte importante dessa história. Hoje, você pode encontrar algumas unidades do modelo sendo comercializadas por valores que podem ultrapassar R$ 200 thousand, especialmente aqueles em excelente estado de conservação ou restaurados, tornando-se verdadeiros tesouros para os colecionadores.
In 2024, the Simca Esplanade continua sendo lembrado com carinho por todos aqueles que viveram a época ou que se encantam com a history and design dos carros clássicos. A sua produção foi curta, mas o impacto que ele causou no Brasil foi duradouro. Para muitos, o Esplanade é mais do que apenas um carro: é uma representação do que era possível fazer quando a paixão pela engenharia e o design estavam no centro da indústria automobilística.


Recessão no fim dos anos 60? Foi justamente o início do período do milagre econômico! (Não sou Bolsonarista e nem a favor da ditadura)
O Esplanada deixou de ser produzido para dar espaço ao Dodge Dart, um produto muito mais moderno, já que o Esplanada não passava de um Chambord com face-lift; um projeto do início dos anos 50.