How an Engine Saved a 1949 Beetle

0
118

If you are passionate about classic cars, get ready for a story that combines rarity, patience and dedication. This is the story of Jorge Cirne, a passionate collector who rescued a VW Beetle 1949, one of the oldest in Brazil, thanks to the discovery of its original engine.

Uma Raridade Inigualável

Credits: Reproduction

Jorge started the conversation by highlighting the rarity of his vehicle: “É um carrinho bem interessante e, pelo que me consta, existem apenas três no Brasil.” De acordo com ele, o seu Fusca, fabricado em fevereiro de 1949, divide o título de relíquia com outros dois modelos: um supostamente localizado em Brasília e outro em Minas Gerais. Contudo, ele nunca viu documentação ou fotos comprovando a existência desses outros exemplares.

O Fusca 1949 de Jorge, no entanto, é real e documentado. A sua aquisição envolveu persistência e sorte, mas, acima de tudo, a paixão por veículos históricos foi o motor principal dessa jornada.

O Começo da Jornada

Credits: Reproduction

The story began unexpectedly. Jorge found a VW 1100 engine for sale on Mercado Livre. This engine, with 1,131 cm³ and 25 hp, caught his attention because, despite already having Split Window (1953) and Oval (1955) models, he did not have any car with this engine configuration.

Após arrematar o motor, um diálogo inesperado com o vendedor revelou um detalhe intrigante: o motor pertencia a um VW Fusca 1949. Essa descoberta foi o estopim para meses de negociação e persistência, culminando em um leilão acirrado.

A Compra no Último Segundo

Credits: Reproduction

Durante o leilão, Jorge enfrentou um desafio inesperado. Estava em trânsito, no aeroporto, embarcando para Salvador. Mesmo assim, ele e seu filho se conectaram em uma LAN-house para acompanhar a disputa. A adrenalina tomou conta quando, nos segundos finais, Jorge conseguiu arrematar o Fusca.

Esse foi apenas o começo de uma nova etapa, pois o que ele encontrou ao receber o carro foi um veículo em condições extremamente precárias.

Um Fusca em Estado Crítico

Credits: Reproduction

Quando o Fusca finalmente chegou a Salvador, a realidade foi um choque. Apesar das fotos enviadas pelo vendedor e da plaqueta original do carro, o estado do veículo era desolador. The bodywork was compromised, and many components would need to be replaced or restored.

Ainda assim, Jorge não desanimou. “Eu sabia que estava diante de uma peça única e que valeria a pena cada esforço.”

A Restauração: Um Trabalho de Amor

Credits: Reproduction

Jorge decided that the Beetle deserved a meticulous and high standard restoration. Ele mobilizou sua rede de contatos e procurou especialistas que pudessem ajudar a trazer o carro de volta à sua glória original. A restauração envolveu:

  • Reconstrução completa da carroceria, respeitando as características originais de fábrica.
  • Restauração do motor 1100, mantendo todos os detalhes técnicos e estéticos.
  • Busca por peças originais em mercados de colecionadores e leilões internacionais.

O processo levou anos, mas o resultado foi extraordinário. Hoje, o Fusca de Jorge é uma peça de museu, em condições impecáveis.

A Coleção de Jorge

Além do Fusca 1949, Jorge é dono de uma coleção impressionante. Ele possui um VW Beetle de cada década, além de veículos europeus, americanos e nacionais, somando mais de 100 carros. Essa diversidade reflete sua paixão por automóveis históricos e sua dedicação à preservação da história automotiva.

Um Valor Inestimável

Credits: Reproduction

Se você está se perguntando quanto vale uma raridade como essa, saiba que é praticamente impossível atribuir um preço exato. No mercado internacional, um VW Fusca 1949 restaurado pode ser vendido por valores superiores a R$ 1,5 milhão. Contudo, para Jorge, o verdadeiro valor está no resgate da história e na satisfação pessoal de preservar um pedaço do passado.

Conclusion

Essa história mostra como a paixão por carros clássicos pode transformar desafios em conquistas. O resgate do VW Fusca 1949 não é apenas uma vitória pessoal para Jorge, mas também um presente para todos que valorizam a história automotiva.

If you’re also an enthusiast, why not take inspiration from this journey? Who knows, maybe the next classic to be saved will be waiting for you at an auction or in a forgotten garage?

Preserve o passado. Valorize a história. E, acima de tudo, mantenha a paixão viva.

Credits: Reproduction
Credits: Reproduction
Credits: Reproduction
Credits: Reproduction

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here