Apresentado ao público no final de novembro de 1968 e com vendas iniciadas em janeiro de 1969, o VW Sedan 1600, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”, foi um marco no mercado automobilístico brasileiro.
Este sedan inovador foi o primeiro Volkswagen com quatro portas vendido no Brasil, utilizando a base do querido beetle.
Ele combinava modernity, practicality e um toque de ousadia, destacando-se como o primeiro integrante de uma nova família de veículos da montadora.
Embora tenha perdido o título de pioneiro absoluto para o Type 4 411, lançado três meses antes na Alemanha, o Sedan 1600 trouxe uma nova perspectiva ao mercado nacional.
Apelidado de “Zé do Caixão” devido às suas maçanetas que lembravam alças de caixões e ao formato mais quadrado da carroceria, o modelo logo se tornou uma curiosidade histórica no mercado brasileiro.
O VW Sedan 1600 foi projetado para usar a mesma plataforma do Fusca 1300, com pequenas modificações para fixação da carroceria e ajustes em componentes.
Este conceito de compartilhamento de plataformas, hoje amplamente utilizado para reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de novos modelos, era uma ideia avançada para a época.
Se você tiver a oportunidade de ver ou, quem sabe, dirigir um VW Sedan 1600, aproveite para apreciar um pedaço da história automotiva brasileira.
Esse carro, apesar de subestimado em sua época, é uma prova viva de que a inovação nem sempre é imediatamente reconhecida, mas o legado é eterno.