Fusca RWB Targa Ultra-Wide: O Clássico Reinventado

0
4205

If you are a fan of criações automotivas ousadas e apaixonado por projetos que vão além do convencional, o brasileiro Robert Design, known as rob3rtdesign nas redes sociais, tem algo especial para você. Ele é mestre em reinventar clássicos e criar conceitos totalmente fora da caixa. Em 2024, ele apresentou o que chamou de seu “projeto mais fora da caixa”: uma releitura brutal do Volkswagen Beetle no estilo RWB Targa Ultra-Wide. E, acredite, o resultado é de cair o queixo.

A Inspiração por Trás do Projeto

Para começar, é importante entender a base do projeto. A sigla RWB, que significa Rauh-Welt Begriff, é sinônimo de criações automotivas exclusivas e radicais, principalmente no universo JDM (Japanese Domestic Market). Os carros transformados por essa filosofia recebem carrocerias ultra-largas, acabamentos extravagantes e designs personalizados que combinam funcionalidade e agressividade. Robert Design levou essa inspiração para o beetle, transformando o clássico da Volkswagen em algo que parece saído de um universo alternativo onde nostalgia e modernidade colidem.

E o que torna essa criação ainda mais impressionante? Não é um simples repost de um projeto qualquer. O artista reimaginou o conceito com uma abordagem completamente nova, que mistura elementos modernos, visual robusto e um toque de retro design.

Frente Robusta e Estilo Off-Road

Imagem: Robert Design

Logo de cara, a frente do projeto chama atenção pelo seu design agressivo It is robusto. Não sabemos ao certo se Robert quis homenagear o universo dos off-roaders, mas a estética sugere um veículo preparado para enfrentar tanto as ruas quanto trilhas mais desafiadoras. Os detalhes incluem linhas modernas, faróis integrados de maneira inovadora e um para-choque que transmite uma sensação de força e versatilidade.

Embora o Fusca sempre tenha sido conhecido por sua simplicidade, essa versão reinventada mostra como ele pode se transformar em algo radicalmente diferente. E o mais interessante? A robustez da frente não destoa da temática geral, mas sim complementa o visual ultra-wide.

Laterais que Impressionam

A lateral do projeto é um verdadeiro show à parte. As rodas pretas de prato profundo, com bordas pintadas em um tom bronze, são um tributo perfeito ao estilo RWB e à cultura JDM. Essa escolha de design não apenas adiciona um ar de exclusividade, mas também conecta o projeto com a tradição dos carros personalizados de alto nível.

Mas o destaque lateral não para por aí. Robert Design incluiu elementos modernos que se integram perfeitamente ao visual retrô do Fusca. Esse equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo é uma assinatura do artista e algo que torna seu trabalho tão único. É como se ele dissesse: “Sim, este é um Fusca, mas é um Fusca como você nunca viu antes.”

O Toque Targa que Faz Toda a Diferença

Imagem: Robert Design

Um dos aspectos mais inovadores do projeto é a escolha do estilo Targa. Para quem não está familiarizado, o Targa é uma configuração de carroceria que combina o melhor dos conversíveis e dos cupês, com um teto removível que permite ao motorista sentir o vento no rosto sem perder a rigidez estrutural do veículo. Essa escolha é inusitada para um Fusca, mas funciona de maneira surpreendentemente bem nesse conceito.

Ao optar pelo Targa, Robert conseguiu adicionar uma camada extra de exclusividade e charme ao projeto. É uma decisão que reforça a ideia de que este não é apenas mais um Fusca modificado, mas uma obra de arte automotiva.

Uma Homagem ao Retrô com Olhar no Futuro

Apesar de toda a modernidade, o projeto mantém a essência retrô do Fusca. Elementos clássicos, como o formato arredondado da carroceria e o posicionamento dos faróis, foram preservados e harmonizados com as adições contemporâneas. Esse equilíbrio é um dos pontos mais fortes do trabalho de Robert Design, que consegue criar algo novo sem abandonar o que torna o Fusca um ícone.

Além disso, a escolha das cores — predominância de tons sóbrios e detalhes em bronze — contribui para a aura sofisticada e atemporal do projeto. É o tipo de carro que, mesmo em uma garagem cheia de superesportivos, seria o centro das atenções.

O Papel do CGI e o Impacto nas Redes Sociais

Vale lembrar que esse projeto é fruto de uma representação digital. Robert Design é um especialista em CGI (Computer-Generated Imagery), e suas criações frequentemente ganham vida no mundo virtual antes de se tornarem realidade. Isso permite a ele explorar conceitos sem as limitações do mundo físico, resultando em ideias tão ousadas quanto este Fusca RWB Targa Ultra-Wide.

Nas redes sociais, o impacto foi imediato. O projeto foi amplamente elogiado por sua criatividade e pela maneira como mistura culturas automotivas distintas. É uma prova de que a paixão por carros transcende fronteiras e épocas.

Quanto Custa Transformar um Fusca Assim?

Embora o projeto de Robert Design seja digital, é possível imaginar os custos de uma transformação desse nível no mundo real. Para começar, as modificações de carroceria no estilo RWB não são baratas. Apenas o kit de carroceria pode custar algo em torno de R$ 100 mil. Adicione a isso as rodas personalizadas, o sistema de suspensão adaptado e os acabamentos internos, e o preço pode facilmente ultrapassar os R$ 200 mil.

Se você incluir a transformação para o estilo Targa, o valor pode subir ainda mais. Afinal, essa modificação exige um trabalho estrutural significativo, o que adiciona custos extras. No final das contas, criar um Fusca como este no mundo real seria um investimento de pelo menos R$ 300 mil, sem contar o preço do carro base.

Conclusão: Um Fusca Para Entrar na História

Se você é apaixonado por carros e busca algo verdadeiramente único, o Fusca RWB Targa Ultra-Wide de Robert Design é uma inspiração. Este projeto não é apenas uma homenagem ao passado, mas também um olhar para o futuro do design automotivo. Ele prova que até mesmo os ícones mais clássicos podem ser reinventados de maneiras que desafiam nossas expectativas.

E para você que sonha em criar algo parecido, lembre-se: com criatividade, paixão e um pouco de ousadia, qualquer carro pode se transformar em uma obra de arte sobre rodas. O que resta agora é esperar que alguém leve essa ideia do mundo digital para o mundo real. Afinal, quem não gostaria de ver esse beetle brutal cruzando as ruas do Brasil?

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here