Por que o Chevrolet Sonic hatch e sedan fracassou no Brasil

When you think about lançamento de carro importado no Brasil, automaticamente imagina que o produto chegará com certo prestige, tecnologia moderna e aceitação imediata do público.

Mas nem sempre é assim. Um exemplo emblemático é o Chevrolet Sonic, que chegou por aqui em 2012 com grandes expectativas, mas acabou se tornando um case de insucesso para a GM no mercado nacional.

O Chevrolet Sonic não era apenas mais um carro da GM.

Ele fazia parte de um ambicioso plano de globalização da marca, que buscava criar modelos universais, conhecidos como “projetos mundiais”, capazes de atender os consumidores em qualquer continente.

A ideia parecia genial na teoria: oferecer um carro moderno, importado e com padrão internacional, aproveitando a mesma plataforma para várias regiões.

O Sonic, em suas versões hatch e sedan, era moderno para a época, apresentando linhas funcionais e, de certo modo, diferentes do que os brasileiros estavam acostumados.

Importado inicialmente da South Korea e, posteriormente, do Mexico, o modelo trazia elementos de design inovadores, mas que não chamavam a atenção pelo apelo estético, pelo menos comparado aos concorrentes europeus ou norte-americanos.

Apesar de seu motor moderno, design funcional e conceito de projeto mundial, o carro não conseguiu conquistar o consumidor brasileiro.

O Sonic nos mostra que mesmo carros modernos podem fracassar, se a estratégia por trás deles não estiver à altura das expectativas do consumidor.