Você está prestes a presenciar um dos momentos mais marcantes da indústria automotiva brasileira. A GWM (Great Wall Motors), montadora chinesa que já conquistou espaço em diferentes mercados globais, acaba de dar mais um passo importante em sua estratégia no Brasil. Após o início da produção do Haval H6 in the factory of Iracemápolis (SP), a marca anuncia agora a pré-venda do Haval H9 and of the picape Poer 30, dois modelos que prometem agitar os segmentos de SUVs de luxo It is medium pickup trucks.
E você, como consumidor e apaixonado por carros, pode se beneficiar dessa novidade desde já. Afinal, além da chance de reservar os veículos com exclusividade, você ainda terá acesso a acessórios únicos que só estarão disponíveis nesta fase inicial.
Neste artigo, vamos detalhar absolutamente tudo sobre essa pré-venda histórica: os modelos, preços estimados, equipamentos, motorizações, dimensões, pacotes de pré-venda, impacto da fábrica de Iracemápolis e o que esperar da GWM no Brasil nos próximos anos. Prepare-se, porque essa leitura vai te colocar na frente de muita gente que ainda não sabe o que está por vir.
O início da produção nacional da GWM

Na semana passada, você acompanhou a notícia de que a GWM deu início oficial à produção nacional com a primeira unidade de série do Haval H6 saindo da linha de montagem de Iracemápolis. Essa fábrica, que anteriormente pertencia à Mercedes-Benz, foi totalmente adaptada para atender aos padrões globais da marca chinesa.
Agora, apenas alguns dias depois, a GWM volta aos holofotes anunciando duas grandes novidades: a abertura da pré-venda do SUV de luxo Haval H9 and of the picape média Poer 30.
Essa dupla foi apresentada ao público brasileiro durante o Festival Interlagos 2025, em junho, e já naquela ocasião chamou bastante atenção pelo porte imponente, pelas tecnologias embarcadas e, principalmente, pela ousadia da marca em enfrentar rivais de peso em dois segmentos dominados por nomes tradicionais.
Como funciona a pré-venda do Haval H9 e da Poer 30?

Você pode reservar o seu Haval H9 ou a sua Poer 30 de quatro formas diferentes:
-
Pelo site oficial da GWM
-
Pelo aplicativo My GWM
-
Pelo Mercado Livre
-
Diretamente na rede de concessionárias da marca
Para garantir a reserva, é necessário fazer o pagamento de R$ 9.000. Essa quantia será abatida do valor final do veículo no momento da compra.
As datas também já estão definidas:
-
O preço oficial do Haval H9 será revelado no dia 10 de setembro de 2025
-
O preço oficial da Poer 30 será anunciado no dia 12 de setembro de 2025
E como benefício exclusivo para você que decidir reservar na pré-venda, a GWM está oferecendo kits especiais de acessórios já com instalação inclusa:
-
For the Haval H9: engate de reboque, rack de teto e caixa organizadora
-
To the Poer 30: capota marítima de lona, santo-antônio e trava antifurto no estepe
Ou seja, além de ser um dos primeiros a ter os novos veículos da marca, você ainda garante itens que farão diferença no dia a dia.
Faixa de preços estimados

Embora os valores oficiais só sejam divulgados em setembro, já é possível ter uma boa noção da faixa de preços que você encontrará:
-
Poer 30: deve custar entre R$ 250 thousand and R$ 300 thousand, brigando diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok.
-
Haval H9: posicionado acima do H6 GT (R$ 325.000) It's from Tank 300 (R$ 339.000), o SUV deve custar entre R$ 350 mil e R$ 400 mil, enfrentando Toyota SW4, Jeep Commander e Mitsubishi Pajero Sport.
Essa estratégia de preços coloca a GWM exatamente no coração dos dois segmentos, oferecendo pacotes tecnológicos superiores e um design moderno para conquistar espaço entre consumidores exigentes.
Motor turbodiesel: a escolha certa para o Brasil

Tanto a Poer 30 as the Haval H9 serão equipados com o motor 2.4 turbodiesel, aliado a uma transmissão automática de 9 marchas It is 4×4 traction com três modos: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low.
Essa é uma grande virada na estratégia da GWM no Brasil. Até agora, todos os modelos oferecidos eram hybrids or eletrificados. Mas a marca percebeu que, quando se fala em picapes médias e SUVs de grande porte, o consumidor brasileiro praticamente exige a presença de um motor a diesel.
Em outros mercados, como Ásia e Oceania, esse conjunto mecânico entrega 186 cv de potência It is 48,9 kgfm de torque. No entanto, a GWM já adiantou que as especificações para o Brasil podem ser diferentes — possivelmente até superiores.
Essa aposta no diesel vai permitir que você tenha maior autonomia, robustez para encarar viagens longas, força para rebocar cargas pesadas e, claro, a segurança de um motor confiável para encarar terrenos variados.
Tecnologias embarcadas

Se você pensa que a GWM apostou apenas na robustez mecânica, está enganado. Tanto a Poer 30 as the Haval H9 virão recheados de tecnologias de conforto, conectividade e segurança. Entre os principais destaques estão:
-
Faróis Full-LED
-
Bancos de couro climatizados
-
Central multimídia de 14,6 polegadas
-
360° Camera
-
Carregador de celular por indução de 50W
-
Pacote ADAS de condução semiautônoma, com:
-
Autonomous emergency braking
-
Adaptive Cruise Control (ACC)
-
Lane Keeping Assistant
-
Isso significa que, ao dirigir qualquer um desses modelos, você terá a sensação de estar em um carro de luxo, sem abrir mão da robustez e da força que esse tipo de veículo exige.
GWM Poer 30: porte e capacidades da picape

A Poer 30 chega para disputar um dos segmentos mais competitivos do mercado brasileiro: o das medium pickup trucks.
Veja os números impressionantes da picape chinesa:
-
Length: 5,41 metros
-
Width: 1,93 m
-
Height: 1,88 m
-
Wheelbase: 3,23 m
-
Capacidade de carga da caçamba: 1.050 kg
-
Height from ground: 22,7 cm
Para efeito de comparação, a Toyota Hilux, atual líder da categoria, tem 5,32 m de comprimento e 3,08 m de entre-eixos. Ou seja, a Poer é maior e oferece mais espaço útil.
Além disso, a picape adota estrutura de carroceria sobre chassi de longarina, a tradicional receita de robustez do segmento. O sistema de tração 4×4 conta com diferencial traseiro blocante e ainda há a opção de bloqueio do diferencial dianteiro, recurso que aumenta a capacidade off-road da picape.
Se você procura uma picape capaz de enfrentar tanto o trabalho pesado quanto aventuras em trilhas, a Poer se mostra uma candidata de peso.
Haval H9: porte e espaço interno do SUV de luxo

O Haval H9 chega para disputar espaço no segmento de SUVs grandes com até sete lugares.
Confira as dimensões:
-
Length: 5,07 m (com estepe exposto)
-
Wheelbase: 2,85 m
-
Width: 1,98 m
-
Height: 1,93 m
Em comparação ao seu principal rival, o Toyota SW4, o H9 é maior em todas as medidas:
-
27 cm a mais em comprimento
-
About 10 cm a mais em largura, altura e entre-eixos
Isso significa que você terá mais espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagens, além de um visual ainda mais imponente.
E como se trata de um SUV de luxo, o H9 também aposta em refined finish, uso generoso de materiais de qualidade e uma lista de equipamentos que não deixa nada a desejar frente aos concorrentes japoneses e americanos.
A fábrica de Iracemápolis: o coração da operação
A produção da GWM em Iracemápolis é um capítulo à parte nessa história. A fábrica tem capacidade instalada de 50 mil unidades por ano e, neste primeiro momento, vai operar em um turno de produção.
Mas o plano da marca é ambicioso:
-
Aumentar para dois turnos até 2026
-
Produzir 30 mil unidades em 2026
-
Alcançar 50 mil veículos em três anos
-
Bater a marca de 100 mil unidades por ano futuramente
Além disso, a operação já está gerando empregos: atualmente são cerca de 500 funcionários, mas até o fim de 2025 esse número deve chegar a 800 empregos diretos. E com a expansão, mais de 2 mil postos adicionais devem ser criados.
Outro detalhe importante é que a GWM não está adotando os modelos tradicionais de montagem CKD or SKD. Em vez disso, optou pelo sistema full parts import, known as importação peça a peça. Isso permite que processos como soldagem de carroceria It is painting sejam feitos aqui no Brasil, garantindo maior controle de qualidade e agregando valor à produção nacional.
The impact on the Brazilian market
Você, que acompanha o mercado automotivo, sabe que os segmentos de SUVs grandes It is medium pickup trucks são extremamente disputados. Marcas tradicionais como Toyota, Mitsubishi, Chevrolet e Ford dominam há anos essas categorias.
The arrival of Poer 30 It's from Haval H9 representa uma verdadeira mudança no jogo. A GWM chega oferecendo:
-
Preços competitivos
-
Tecnologia superior
-
Design moderno e imponente
-
Garantia de robustez com motor a diesel
-
Produção nacional, o que ajuda na logística e manutenção
Isso vai obrigar as marcas concorrentes a se mexerem, seja oferecendo mais equipamentos, seja ajustando preços. E quem sai ganhando é você, que passa a ter mais opções de alto nível para escolher.
Conclusão: vale a pena entrar na pré-venda?
If you are looking for a picape média robusta e tecnológica, The Poer 30 pode ser exatamente o que procura. Já se a sua necessidade é um SUV de luxo espaçoso e completo, O Haval H9 surge como uma alternativa muito interessante frente aos modelos tradicionais do mercado.
Participar da pre-sale pode ser uma oportunidade única: você garante seu carro antes da maioria, recebe acessórios exclusivos e ainda entra para a história como um dos primeiros donos dos modelos nacionais da GWM.
Com a produção em Iracemápolis, o investimento em tecnologia e a estratégia certeira de apostar no motor a diesel, a GWM mostra que não está apenas de passagem pelo Brasil — ela veio para ficar.
E agora a decisão é sua: vai esperar para ver ou vai se antecipar e reservar já o seu lugar nesse novo capítulo da indústria automotiva brasileira?