Lecar vai entregar primeiros carros híbridos flex no Brasil em agosto de 2026

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Vamos lá — prepare-se, porque este vai ser um mergulho profundo no universo da Lecar, uma marca 100% brasileira que está prestes a mexer com o mercado automotivo.
Você vai conhecer em detalhes o plano ambicioso do empresário Flavio Figueiredo Assis, as estratégias de lançamento, as características dos dois primeiros modelos — o SUV 459 and the picape Campo, além dos bastidores dessa empreitada que promete agitar o Auto Show e entregar os primeiros veículos já em agosto de 2026.


O nascimento da Lecar: um sonho brasileiro sobre rodas

Você sabe como é raro ver uma marca nacional surgir com fôlego para disputar espaço com gigantes já consolidadas. Pois é exatamente isso que a Lecar está tentando fazer. Criada por Flavio Figueiredo Assis, a empresa não quer apenas fabricar carros no Brasil — quer criar uma nova identidade para o consumidor brasileiro, entregando veículos com tecnologia de ponta, consumo eficiente e até blindagem de fábrica.

Durante uma coletiva com jornalistas, Assis revelou que 300 estabelecimentos já demonstraram interesse em vender os produtos da marca, e que 5 mil consumidores manifestaram intenção de compra. E olha que ainda nem existe fábrica física funcionando a planta no Holy Spirit aguarda apenas a licença para início das obras, que devem começar nos próximos dias.

O investimento? Um respeitável R$ 860 milhões. E mais: a marca promete que seus veículos terão 83% de nacionalização. Ou seja, a maior parte das peças e componentes será feita no Brasil, movimentando nossa indústria e gerando empregos.


Linha inicial: SUV 459 e picape Campo

A Lecar vai estrear com dois modelos principais: o SUV 459 and the picape Campo. Ambos compartilham a mesma base mecânica e prometem eficiência impressionante. E, de quebra, um terceiro modelo o SUV urbano Tático já está nos planos.

Blindagem de fábrica

Um dos grandes diferenciais é a possibilidade de comprar o carro já blindado, direto da fábrica, graças à parceria com a Lopes, empresa reconhecida nesse segmento. Isso significa que você pode ter segurança extra sem precisar recorrer a serviços terceirizados, garantindo que todo o processo seja feito com padrão industrial.


Lecar 459: o SUV que nasceu elétrico, mas virou híbrido

Image: Reproduction

The history of Lecar 459 é curiosa. Ele foi pensado inicialmente como 100% electric, mas a marca percebeu que o mercado brasileiro ainda não está totalmente preparado para essa transição. A solução? Transformá-lo em um híbrido flex com funcionamento inovador.

Motorization

  • Motor a combustão: 1.0 turbo flex da Horse, a mesma fornecedora dos motores do Renault Kardian e Nissan Kicks.

  • Electric motor: desenvolvido pela brasileira WEG, com 163 cv e 26,3 kgfm, instalado no eixo traseiro.

  • O motor a combustão não traciona as rodas — ele funciona como gerador de energia para alimentar o sistema elétrico.

  • Acceleration: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.

  • Autonomy: até 1.000 km com apenas 30 litros de etanol (33,3 km/l).

Essa arquitetura é inspirada no conceito de carros elétricos de autonomia estendida, permitindo que você rode longas distâncias sem depender exclusivamente de recarga elétrica.


Updated design

Image: Reproduction

Durante o desenvolvimento, o 459 passou por mudanças importantes para agradar ao público. A primeira proposta de design não empolgou, então a marca optou por linhas mais dinâmicas It is modernas, com inspiração em fabricantes como a Tesla.

  • Front: para-choque com formato retangular, faróis integrados e iluminação full LED que, segundo a Lecar, lembra o olhar de uma onça-pintada.

  • Laterais: limpas, com maçanetas retráteis e rodas diamantadas.

  • Rear: caimento suave do teto e lanternas unidas por toda a largura do veículo.

  • Dimensions: 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,52 m de altura, entre-eixos de 2,70 m.

  • Trunk: 530 litros.


Embedded technology

Image: Reproduction

O 459 será equipado com pacote ADAS, including:

  • Sistema de permanência em faixa.

  • Controle de velocidade adaptativo.

  • Assistente de frenagem de emergência.

  • Alerta de pontos cegos.

Tudo isso por R$ 159.300, com reservas abertas mediante pagamento de R$ 1.593 (10% do valor total). E já há 4.500 pedidos confirmados, inclusive de compradores internacionais.


Lecar Campo: a picape compacta de alto rendimento

Image: Reproduction

Se você está acostumado a ver a Fiat Strada dominar o mercado, a Lecar Campo chega para tentar mudar esse cenário. A proposta é simples: oferecer mais espaço, eficiência e robustez.

  • Dimensions: 4,50 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura, entre-eixos de 2,70 m.

  • Caçamba: 1,30 m de comprimento e capacidade para 900 litros.

  • Motorization: mesmo conjunto do 459 (motor 1.0 turbo flex da Horse + motor elétrico WEG).

  • Performance: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.

  • Consumption: até 33,3 km/l, com autonomia de 1.000 km.

A Campo tem porte compacto, mas traz visual moderno e possibilidade de blindagem de fábrica, algo inédito na categoria.


Desafios e expectativas

Mesmo com todas as promessas, você sabe que lançar uma nova marca de carros no Brasil não é tarefa fácil. A Lecar precisa:

  1. Construir a fábrica no prazo — algo que ainda não começou fisicamente.

  2. Cumprir as metas de nacionalização.

  3. Convencer consumidores de que seus carros valem o investimento.

  4. Garantir rede de assistência — possibilidade de usar a estrutura da Renault é um trunfo.

  5. Produzir em escala para atender a demanda inicial de 5 mil interessados.


O papel da Horse e da WEG

A escolha da Horse para fornecer o motor a combustão é estratégica. Trata-se de uma joint venture entre Renault It is Geely, ensuring reliability and ease of maintenance.
Already the WEG, orgulho brasileiro, entra com o motor elétrico, fortalecendo a proposta de tecnologia nacional.


Impacto no mercado

Com preços competitivos, consumo baixo e proposta híbrida flex, a Lecar pode conquistar clientes que querem:

  • Economia of fuel.

  • Autonomia estendida sem medo de recarga.

  • Modern design.

  • Security com blindagem original.

Se conseguir entregar o que promete, a marca pode até exportar para países da América Latina e além.


Resumo das promessas da Lecar

Image: Reproduction
  • Primeiras entregas: agosto de 2026.

  • Apresentação oficial: Salão do Automóvel, novembro de 2026.

  • Fábrica no Espírito Santo com R$ 860 milhões de investimento.

  • Dois modelos iniciais: 459 (SUV) e Campo (picape).

  • Terceiro modelo no futuro: Tático (SUV urbano).

  • Motorização híbrida flex com até 33,3 km/l.

  • Blindagem de fábrica.

  • 83% de nacionalização.

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