Ö Volkswagen Scirocco surgiu com dois propósitos bem definidos:
substituir o Karmann Ghia como o cupê esportivo de entrada da marca e complementar a estratégia de reposicionamento da Volkswagen, que já preparava o lançamento do Golf.
A proposta era clara: oferecer um carro divertido, desempenho elevado e preço relativamente acessível.
O Scirocco não era apenas mais um carro; ele foi o laboratório para o futuro sucesso da marca.
Ele utilizava componentes mecânicos e estruturais que seriam posteriormente incorporados no Volkswagen Golf.
Essa estratégia garantiu ao Scirocco um papel crucial como “teste de campo” para o hatchback que logo ganharia o mundo.
O Scirocco estreou com motores que variavam de 1.1 a 1.6 litros na Europa, e uma versão 1.7 exclusiva para os Estados Unidos.
O Scirocco e o Golf GTI não apenas marcaram uma época, mas definiram novos padrões para o que se esperava de hatchbacks esportivos.
O Scirocco, com sua agilidade e design arrojado, pavimentou o caminho para o sucesso do Golf, enquanto o GTI consolidou o conceito de que carros práticos podem ser também emocionantes.