Ford Pampa 4×4 teve tanque extra, tração parcial e quase virou Jeep

Se você é apaixonado por veículos nacionais com histórias curiosas, robustez de verdade e soluções criativas da engenharia brasileira, então a Ford Pampa 4×4 é o tipo de máquina que vai mexer com a sua imaginação.

Em um cenário marcado por limitações técnicas, crises energéticas e forte necessidade de versatilidade no campo, a marca do oval azul entregou uma solução ousada, prática e nacional:

uma picape derivada do Corcel II, com tração integral e até tanque de combustível extra.

A Pampa era uma picape derivada de um carro de passeio e mesmo assim ousou contar com Allradantrieb.

E mais: com algumas soluções muito à frente do seu tempo.

Em vez de reinventar a roda, a engenharia da Ford Brasil apostou em um sistema 4×4 parcial, onde a tração dianteira era permanente, e a traseira podia ser engatada pelo motorista por meio de uma alavanca ao lado do câmbio.

Essa simplicidade mecânica era genial. Não havia necessidade de sair do carro para engatar as rodas traseiras o sistema utilizava rodas livres automáticas, que evitavam desgaste desnecessário e o aumento no consumo de combustível por conta do arrasto.

Se cruzar com uma dessas por aí, pare, observe e respeite.

Porque não é só uma picape antiga – é um ícone de um tempo em que a solução estava sempre na prancheta, na graxa e na força de vontade.