Nos anos 70 e 80, a crise do petróleo abalou o mundo.
No Brasil, com os preços dos combustíveis em alta constante, os grandes modelos de inspiração americana, como o Einzelgänger und das Landau, tornaram-se inviáveis.
Esses carros, que representavam luxo e potência, não conseguiam mais atender às novas demandas do mercado brasileiro: eficiência e racionalidade.
A Ford do Brasil, em busca de um sucessor à altura para o segmento de luxo, decidiu abandonar a inspiração americana e se voltar para sua subsidiária alemã.
Lá, encontrou o Ford Granada, um sedã que simbolizava sofisticação, modernidade e eficiência.
Este modelo tornou-se a principal referência para o desenvolvimento do Del Rey, mas nem tudo foi replicado.
Lançado em sua segunda geração em 1977, o Ford Granada conquistou o mercado europeu com seu design arrojado e suas opções de motorização avançadas.
Se você é um amante de carros clássicos, talvez seja hora de buscar um desses modelos para chamar de seu e manter viva a história de uma era em que luxo e eficiência se encontraram.
Afinal, tanto o Granada quanto o Del Rey deixaram suas marcas em um mercado que soube valorizar o que há de melhor na união entre o Brasil e a Europa. –