Wenn Sie eine Leidenschaft haben Brasilianische Oldtimer, davon haben Sie bestimmt schon gehört Volkswagen Parati. Mas, se você ainda não conhece a versão GTI 16V, prepare-se: estamos falando de uma das peruas mais raras e desejadas do mercado nacional, cujo preço já ultrapassa os R$ 100 Tausend. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre a história, desempenho, curiosidades e o legado da primeira Station Wagon esportiva brasileira.
Um pouco da história da Volkswagen Parati
A Volkswagen Parati surgiu em 1982, junto com o Gol, seu hatch de sucesso. Entre suas rivais — como a Chevrolet Marajó, Ford Belina Es ist Fiat-Panorama — a Parati se destacava pelo visual jovial, inspirado no Gol. Assim como o hatch, a perua rapidamente se tornou Vertriebsleiter nos anos 1980 e 1990, conquistando famílias brasileiras com praticidade, espaço e estilo.
Mas você sabia que a Parati também teve uma versão internacional? Nos Estados Unidos e no Canadá, ela ganhou o apelido de Fox Wagon, sendo exportada junto com o Voyage (batizado apenas de Fox). Para atender às exigências desses mercados, a perua passou por várias modificações e se tornou um dos modelos mais acessíveis nesses países.
No Brasil, entretanto, o que realmente chama atenção é a versão GTI 16V, erschienen in 1997. Inspirada no Gol GTI, essa perua esportiva marcou a história automotiva nacional, sendo a primeira Sportwagon brasileira a unir desempenho e estilo arrojado.
A Parati GTI 16V: projeto AB9 e design esportivo

Quando a Volkswagen lançou a Parati GTI 16V, o objetivo era claro: criar uma perua esportiva, com desempenho de hatch médio e apelo visual marcante. Seguindo o estilo do Gol GTI, a Parati recebeu algumas alterações específicas para acomodar o motor mais potente.
O destaque ficou para a Blase auf der Haube, que escondia o cabeçote 16V do motor AP 2000, zusätzlich zum bloco e câmbio de cinco marchas emprestados dos modelos Audi. Tudo isso resultou em uma perua de visual agressivo, com cara de esportiva, mas ainda prática para uso familiar.
Se você olhar para as linhas da Parati GTI, vai notar o cuidado em manter o DNA do Gol, mas adaptando-o para a carroceria alongada. Inicialmente, a perua era oferecida apenas com duas portas, reforçando o estilo arrojado. Somente em 1998 a Volkswagen passou a oferecer quatro portas nas demais versões da linha, mas a GTI manteve o estilo fechado e esportivo, conquistando entusiastas de todo o país.
Desempenho que impressiona

A parte mais interessante da Parati GTI 16V und die Leistung, quase idêntico ao do Gol GTI da mesma época, mesmo com 50 kg a mais na balança. O motor 2.0 16V geliefert 141 cv von Macht und 17,8 kgfm de torque a 4.500 rpm, enquanto o extinto 2.0 8V do Gol GTI tinha 109 cv e 17 kgfm a 3.000 giros.
Com esses números, a Parati GTI acelerava de 0 a 100 km/h em menos de nove segundos, alcançando velocidade máxima superior a 200 km/h. Para você que gosta de dirigir, os engates precisos do câmbio de cinco marchas transformavam cada viagem em uma experiência prazerosa, instigando a curiosidade de explorar ainda mais o desempenho do carro.
No entanto, nem tudo era perfeito. O Kraftstoffverbrauch era bem distante dos modernos TSI ou motores turbo compactos. Com 1.150 kg de peso bruto, a Parati GTI fazia 8 km/l na cidade Es ist 13 km/l na estrada, sempre com gasolina. Mas se você está lendo este artigo, provavelmente valoriza mais o prazer ao dirigir e a raridade do que economia de combustível.
A raridade e valorização da Parati GTI

Finden Sie noch heute einen Parati GTI 16V em bom estado é cada vez mais difícil. Diferente do Gol GTI, que ainda aparece com alguma frequência em sites de venda de usados, a perua teve tiragem limitada. Um exemplo disso é a unidade do empresário Alexandre Guerreiro, que mantém um acervo de carros antigos, incluindo Fuscas, Kombis e Voyages.
Alexandre explica que a Parati GTI foi totalmente restaurada, incluindo pintura, mecânica e tapeçaria. Os bancos e forrações de portas seguem o xadrez típico do Gol GTi MK1, enquanto as rodas de aro 17 e o sistema de som da Nakamichi dão um toque moderno ao clássico.
O desafio para restaurar uma unidade dessas não está apenas na mecânica, mas nos detalhes de acabamento. Emblemas, logotipos e outros detalhes originais são difíceis de encontrar. Para Alexandre, “nem sempre é possível deixar exatamente como vinha de fábrica“.
Apesar disso, a Parati GTI 16V continua sendo uma das peruas mais cobiçadas do Brasil, e seu valor de mercado já gira em torno de R$ 100 Tausend, ou 162% acima da tabela Fipe. Para você que gosta de investir em clássicos, este é um carro com grande potencial de valorização.
Design e estilo: esportivo e familiar

Quando você olha para a Parati GTI 16V, percebe que a Volkswagen conseguiu unir esportividade e praticidade. Mit 4,13 metros de comprimento, a perua era 32,4 cm maior que o Gol, bietet porta-malas de 437 litros, maior até que o do Nissan tritt, que tem 432 litros.
O interior da Parati GTI também trazia inovações sutis. Ö Instrumententafel passou a ter iluminação azul, que mais tarde seria incorporada ao Pole. Os bancos eram simples, mas havia a opção de revestimento em couro, reforçando o ar esportivo sem abrir mão do conforto.
Externamente, a versão GTI se destacava pelas Sporträder, für die Blase auf der Haube und von sigla GTI estampada na grade, que se multiplicava para as portas traseiras nas linhas posteriores. Na traseira, o para-choque redesenhado e a logotipia “GTI” e “16V” completavam o visual clássico, mas ainda moderno para a época.
Competitividade com os esportivos da época
Na década de 1990, o mercado brasileiro era dominado por hatches esportivos, e a Parati GTI se destacou justamente por quebrar essa regra. Ela mostrou que era possível ter desempenho, estilo e espaço familiar em uma perua.
A concorrência incluía modelos importados e nacionais, mas a Parati GTI se mantinha como uma opção mais acessível, ohne das zu verlieren personalidade esportiva. Para você que gosta de dirigir com emoção, a combinação de motor potente, câmbio preciso e suspensão afinada fazia toda a diferença.
A despedida da primeira Sportwagon brasileira
Apesar do sucesso e da admiração dos entusiastas, a Parati GTI 16V deixou de ser produzida no início dos anos 2000, enquanto as versões civis da perua permaneceram no mercado até 2012. Sua sucessora, a Weltraumfuchs, tentou repetir o sucesso da Parati, mas nunca conseguiu atingir a mesma idolatria e valor de mercado.
Para você que valoriza a Brasilianische Automobilgeschichte, a Parati GTI é um verdadeiro Symbol, simbolizando a época em que a Volkswagen arriscava ao criar peruas esportivas com DNA de hatch.
Abschließende Überlegungen

Se você está pensando em adquirir uma Parati GTI 16V, precisa estar ciente de alguns pontos: raridade, manutenção e valorização. Com preço na faixa de R$ 100 mil, você terá uma peça histórica, rara e com potencial de valorização ainda maior.
A Parati GTI 16V não é apenas um carro de colecionador, aber auch a Erfahrung am Steuer. Com seu motor 2.0 16V, desempenho empolgante e visual esportivo, ela continua sendo uma das mais emblemáticas peruas brasileiras.
Se você deseja reviver a emoção dos esportivos nacionais, sentir o prazer de dirigir um carro clássico e ainda fazer um investimento inteligente, a Parati GTI 16V é, sem dúvidas, uma das melhores escolhas do mercado atual.