Se você está de olho em um Kompakt-SUV das bietet Komfort, Sicherheit es ist ein bom pacote de equipamentos sem estourar tanto o orçamento, o Honda HR-V EX pode ser uma das opções mais interessantes do mercado atualmente. E quando falamos “mais barata”, não significa que seja simples demais — pelo contrário: a versão de entrada do HR-V recebeu melhorias importantes e hoje se destaca não apenas pelo preço, mas também pelo equilíbrio entre tecnologia e praticidade.
O modelo passou por uma mudança profunda em 2022, ganhando uma nova geração que elevou seu patamar no segmento. Em 2024, o HR-V registrou um feito impressionante: 50.385 unidades vendidas, o melhor desempenho em oito anos. Agora, em 2025, mit dem primeira reestilização já nas lojas, a expectativa é que as vendas sigam aquecidas — e com a versão EX conquistando ainda mais consumidores.
Preço e posicionamento no mercado
Derzeit ist die Honda HR-V EX é comercializado no Brasil por R$ 163.990. Esse valor o posiciona como um SUV compacto premium de entrada, competindo diretamente com modelos como Toyota Corolla Cross XR, Jeep Compass Sport, Nissan Kicks Exclusive Es ist Volkswagen T-Cross Comfortline.
Ao contrário de versões mais caras como a Advance und das Touren, que passam dos R$ 190 mil, a EX foca em entregar wesentliche Ausrüstung, mas sem abrir mão de itens de conforto e segurança que antes eram encontrados apenas nas configurações mais caras.
Design externo: simplicidade com toque sofisticado

Ao se aproximar do HR-V EX, você percebe que, mesmo sendo a versão mais barata, ele não deixa a desejar em presença visual.
-
Frente moderna e imponente: Os faróis são Vollständig LED e contam com regulagem automática de facho, algo que muitos concorrentes oferecem apenas nas versões topo de linha.
-
Grade dianteira em black piano: Com barras horizontais e acabamento brilhante, passa uma sensação de sofisticação.
-
Para-choque com tomada de ar: Detalhes em preto e molduras nas extremidades completam a parte frontal.
-
Ausência de faróis de neblina: Aqui, uma das economias da versão EX, mas que não compromete a boa iluminação principal.
Bei Seite, finden Sie retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, e no lado direito, uma câmera integrada ao sistema LaneWatch para reduzir pontos cegos.
Zum Leichtmetallräder são de 17 Zoll, com desenho herdado da geração anterior. Apenas as versões mais caras recebem o novo design ou aro 18.
Bei hinteren, lanternas parcialmente em LED dão um ar moderno, mas as luzes de freio, ré e setas ainda são incandescentes.
Interior: tecnologia em um ambiente simples, mas funcional

Entrando no HR-V EX, você encontra um ambiente que combina praticidade e tecnologia, mas com alguns cortes no acabamento em relação às versões topo.
-
Quadro de instrumentos digital: Tela TFT de 7 Zoll com excelente resolução e fácil leitura.
-
Central multimídia de 8 polegadas: Kompatibel mit Android Auto Es ist Apple CarPlay sem fio.
-
Induktionsladegerät für Mobiltelefone: Item que antes estava restrito às versões mais caras.
-
Ar-condicionado automático e digital: Com saídas para o banco traseiro.
-
Quatro portas USB: Uma tradicional e três do tipo C, sendo duas exclusivas para a segunda fileira.
Ö beenden mistura soft touch nas portas dianteiras e couro no apoio de braço, mas as portas traseiras usam plástico rígido. O painel combina couro central, detalhes em black piano e plásticos com diferentes texturas.
Ö Lenkrad é revestido em couro e tem ajuste de altura e profundidade. Já os Banken são de tecido, o que ajuda a reduzir custos, mas pode não agradar quem busca sofisticação máxima.
Segurança: pacote robusto para a categoria

Um dos destaques do HR-V EX está no conjunto de segurança.
Você conta com:
-
Sechs Airbags (Vorderseite, Seite und Vorhang)
-
Stabilitäts- und Traktionskontrolle
-
Assistente de partida em rampa e de descida
-
Honda-Sensoren: conjunto de assistências que inclui adaptive Geschwindigkeitsregelung, automatische Notbremsung, Spurhalteassistent Es ist farol alto automático
Mesmo sendo a versão de entrada, ele não economiza nos sistemas de auxílio à condução, o que é um diferencial importante frente a concorrentes diretos.
Espaço interno e porta-malas

O HR-V EX mede 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura Es ist 2,61 m de entre-eixos. Isso significa que quatro adultos viajam com conforto, mas o quinto passageiro ficará um pouco apertado.
O porta-malas tem 354 litros, o suficiente para viagens curtas ou médias, mas inferior ao de alguns rivais, como o Corolla Cross (440 litros).
Leistung und Mechanik
O HR-V EX mantém o motor 1.5 aspirado, quatro cilindros, com Direkteinspritzung Es ist 126 PS (tanto com gasolina quanto com etanol). O torque é de 15,8 kgfm, e o câmbio é CVT, simulando sete marchas.
O desempenho é adequado para o dia a dia, mas não espere esportividade — o foco aqui é Kraftstoffverbrauch e condução suave.
Kraftstoffverbrauch
Segundo dados do Inmetro (PBEV):
-
Benzin: 12,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada
-
Etanol: 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada
Esse consumo coloca o HR-V EX entre os SUVs compactos mais econômicos da categoria, rivalizando até com alguns sedãs médios.
Pontos fortes da versão EX
-
Preço competitivo dentro da linha HR-V
-
Pacote de segurança completo
-
Effizienter Verbrauch
-
Tecnologia de série bem equilibrada
-
Design moderno mesmo na versão básica
Pontos que poderiam melhorar
-
Acabamento traseiro mais simples
-
Falta de faróis de neblina
-
Bancos em tecido
-
Porta-malas menor que alguns concorrentes
Concorrentes diretos e comparativo rápido
-
Toyota Corolla Cross XR: Mais caro, mais espaço no porta-malas, mas consumo inferior.
-
Jeep Compass Sport: Mais potente, mas com consumo maior e preço acima de R$ 180 mil.
-
Volkswagen T-Cross Comfortline: Motor turbo mais ágil, mas menos espaço interno.
-
Nissan Kicks Exclusive: Mais barato, mas com menos tecnologia embarcada.
Conclusão: vale a pena o Honda HR-V EX?

Wenn Sie suchen Sicherheit, Komfort Es ist boa economia de combustível, o Honda HR-V EX entrega um pacote difícil de ignorar. Mesmo com cortes de acabamento e alguns itens ausentes, ele compensa com tecnologia de série, desenho moderno es ist ein dos conjuntos de segurança mais completos da categoria.
Com a reestilização e a adição de equipamentos que antes eram exclusivos das versões mais caras, a EX se tornou ainda mais atraente para quem quer um SUV confiável, econômico e com bom valor de revenda.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o HR-V EX mostra que, às vezes, a versão de entrada pode ser justamente a compra mais inteligente.