ORA Cat: o novo SUV elétrico que vai chegar ao Brasil em 2025

0
65

Nos últimos anos, você deve ter notado como o mercado automotivo vem passando por uma transformação acelerada. Se antes os carros a combustão dominavam de forma quase absoluta, hoje a Elektrifizierung se tornou um dos pilares mais fortes para o futuro da mobilidade. Dentro desse cenário, a ORA, marca de carros 100% elétricos pertencente à gigante chinesa Great Wall Motor (GWM), acaba de revelar um de seus projetos mais promissores: o novo SUV ORA Cat, que em alguns mercados internacionais poderá ser chamado de ORA 5 ou até mesmo ORA i5.

Este modelo chega como um sopro de novidade dentro do portfólio da marca, que estava há algum tempo sem lançamentos. O último grande destaque havia sido em 2022, quando a fabricante apresentou o Lightning Cat (ORA 07) e o simpático Ballet Cat, inspirado no clássico VW Käfer. Depois disso, a empresa enfrentou retração nas vendas e precisou reavaliar sua estratégia global. Agora, em 2025, você acompanha o renascimento da ORA, com planos ousados de lançar pelo menos quatro novos modelos em curto prazo.

In diesem Artikel erfahren Sie es alle Details do novo SUV elétrico, entender suas medidas, motorizações, Technologien, possibilidades de preço no Brasil e, claro, analisar se ele pode ou não ser uma das grandes apostas para quem busca um carro elétrico moderno, eficiente e com visual diferenciado.

Prepare-se para mergulhar em 3.000 palavras de conteúdo aprofundado, com uma análise exclusiva sobre esse lançamento que já está movimentando o setor automotivo global.


A identidade visual do ORA Cat: entre o moderno e o retrô

Bild: Reproduktion

Se você gosta de carros diferentes, com design que foge do óbvio, o ORA Cat vai chamar sua atenção logo de cara. A marca chinesa manteve a identidade visual da linha “Cat”, já conhecida pelos fãs, mas trouxe algumas atualizações para deixar o modelo ainda mais marcante.

Na dianteira, você encontra os runde Scheinwerfer, que são praticamente uma assinatura da marca. A grade frontal segue o padrão de desenho fechado, típico dos carros elétricos, já que não há necessidade de grandes entradas de ar para resfriar um motor a combustão. Mesmo assim, o carro conta com uma entrada de ar trapezoidal ampla, que ajuda tanto na estética quanto na refrigeração dos componentes elétricos.

Na traseira, você vai perceber semelhanças com o hatch Funky Cat (ORA 03), principalmente na barra de iluminação integrada ao vidro traseiro. Esse detalhe cria uma sensação de continuidade no design, além de reforçar o ar futurista do modelo.

Outros pontos que merecem destaque são:

  • Rack de teto funcional, que amplia a usabilidade do SUV.

  • Lanternas em peça única, modernas e conectadas.

  • Opção de pintura em dois tons, algo que agrega sofisticação e personalização.

  • Sensor LiDAR opcional, um recurso de alta tecnologia que permite condução assistida em nível mais avançado.


Dimensões do novo SUV elétrico da ORA

Quando se fala em SUV, você provavelmente pensa em espaço, conforto e versatilidade. O ORA Cat foi desenvolvido justamente para entregar uma experiência que combina design compacto com dimensões adequadas para viagens e uso urbano.

Confira as medidas oficiais:

  • Länge: 4.471 mm

  • Breite: 1.833/1.844 mm

  • Höhe: 1.641 mm

  • Radstand: 2.720 mm

  • Gewicht in fahrbereitem Zustand: varia entre 1.630 e 1.655 kg

Essas medidas colocam o SUV exatamente no meio do portfólio da ORA, posicionado entre o hatch ORA 03 e o fastback ORA 07. Ou seja, se você acha o hatch compacto demais, mas não precisa de um sedã ou fastback maior, o ORA Cat surge como a escolha equilibrada.


Motor und Leistung

Agora vamos falar do que realmente importa: potência e eficiência.

O novo SUV da ORA utiliza um motor elétrico de 150 kW (204 cv), fornecido pela subsidiária Hycet. Esse motor é combinado a uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) da renomada fornecedora SVOLT.

Entre os destaques do conjunto estão:

  • Velocidade máxima declarada: 170 km/h.

  • Tração dianteira (pelo menos na configuração inicial).

  • Sofortiges Drehmoment, característica típica dos motores elétricos.

  • Eficiência térmica elevada, graças ao uso de bateria LFP, que é mais segura e possui vida útil superior às de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC).

Ainda não foram divulgados os números oficiais de autonomia, mas considerando que os modelos atuais da ORA entregam entre 400 km e 500 km de alcance, é bastante provável que o SUV fique dentro dessa faixa.


Tecnologias e equipamentos disponíveis

Bild: Reproduktion

Se você gosta de tecnologia embarcada, vai se impressionar com o que o ORA Cat promete oferecer.

Entre os equipamentos listados no processo de homologação, aparecem:

  • Diferentes opções de rodas (com acabamentos esportivos e aerodinâmicos).

  • Câmera traseira de alta resolução.

  • Radares laterais para condução assistida.

  • Sistema de freio eletrônico by-wire, desenvolvido pela fornecedora EAi.

  • Possibilidade de LiDAR para recursos de condução semiautônoma.

Além disso, espera-se que o interior traga um komplettes digitales Panel, central multimídia com conectividade total (Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e atualizações remotas (OTA).


O mercado chinês como ponto de partida

O lançamento do ORA Cat está previsto inicialmente para a China, que continua sendo o maior mercado de carros elétricos do mundo. Lá, os preços devem começar na faixa de 120.000 a 160.000 yuan. Convertendo para o real em 2025, estamos falando de algo entre R$ 85.000 e R$ 115.000.

Esse valor, claro, é para o mercado chinês. Se o modelo chegar ao Brasil, você deve esperar um preço bem mais elevado, por conta dos custos de importação, logística e impostos.


Quanto pode custar o ORA Cat no Brasil?

A GWM já confirmou que pretende ampliar sua atuação no Brasil. Hoje, a marca já vende por aqui modelos como o Haval H6 híbrido e planeja lançar mais carros totalmente elétricos.

Considerando a faixa de preços dos elétricos já disponíveis no país, é razoável imaginar que o ORA Cat poderia chegar por algo entre R$ 180.000 und R$ 220.000. Esse posicionamento o colocaria como rival direto de modelos como:

  • BYD Yuan Plus (R$ 229.800)

  • Kia Niro EV (R$ 239.990)

  • Volvo EX30 (R$ 219.950)

Ou seja, o SUV da ORA teria plenas condições de disputar espaço em um segmento que está em plena expansão.


O papel do ORA Cat no plano global da GWM

A Great Wall Motor anunciou recentemente um plano de retomada que prevê a chegada de quatro novos modelos em um curto espaço de tempo. O ORA Cat é o primeiro dessa nova fase e representa o reposicionamento da marca como uma alternativa viável aos grandes players do setor elétrico, como BYD, Tesla Es ist Volvo.

Se o modelo realmente adotar o nome ORA 5 em mercados globais, ele terá o papel estratégico de ser o SUV elétrico mais equilibrado da marca: não tão compacto quanto o ORA 03 e não tão sofisticado quanto o ORA 07.


Conclusão: vale a pena esperar pelo ORA Cat?

Bild: Reproduktion

Depois de analisar todos os detalhes, fica claro que o ORA Cat é um modelo que pode realmente mexer com o mercado de SUVs elétricos. Ele combina design diferenciado, gute Leistung, eingebettete Technologie Es ist um preço competitivo no cenário global.

Para você, consumidor brasileiro que busca um carro elétrico confiável e com estilo, a chegada do ORA Cat pode ser uma excelente oportunidade. Claro que ainda precisamos aguardar mais detalhes sobre a autonomia oficial, Du recursos do interior und das posicionamento de preço no Brasil, mas os indícios são positivos.

O futuro da mobilidade está cada vez mais próximo, e cabe a você decidir se fará parte dessa transformação agora ou se esperará um pouco mais. Uma coisa é certa: com lançamentos como esse, o mercado brasileiro de elétricos só tende a crescer.

Hinterlassen Sie eine ANTWORT

Bitte geben Sie Ihren Kommentar ein!
Bitte geben Sie hier Ihren Namen ein