Supersportwagen IPVA: Aston Martin führt mit R$ 616.000 in SP

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Se você já acha o IPVA do seu carro “popular” salgado, imagine pagar R$ 616.500,55 apenas de imposto por possuir um superesportivo. No estado de São Paulo, a cobrança do IPVA 2025 começa nesta segunda-feira, dia 13, e os números são impressionantes para os donos de carros avaliados em milhões. O topo do ranking pertence ao Aston Martin Valour 2024, avaliado em incríveis R$ 15,4 milhões.

Vamos explorar o contexto desse imposto milionário, entender mais sobre os veículos da lista e refletir sobre o impacto do IPVA para quem vive o luxo automotivo.

O Aston Martin Valour no Topo do Ranking

Crédito: Divulgação/Aston Martin

O destaque do ranking é o Aston Martin Valour, um veículo de produção super limitada, com apenas 110 unidades fabricadas mundialmente. Essa exclusividade não é à toa: o modelo celebra os 110 anos da Aston Martin, unindo design clássico com tecnologia de ponta.

Com um motor V12 de 5,2 litros biturbo, o Valour entrega 712 cavalos de potência Es ist 753 Nm de torque, tudo isso acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, algo raro em supercarros modernos. Essa combinação torna o Valour não apenas uma obra-prima de engenharia, mas também uma experiência visceral para os amantes de esportivos.

Quanto Custa Esse Luxo no Brasil?

Crédito: Divulgação/Aston Martin

O valor de R$ 15,4 milhões impressiona, mas não se esqueça que, para mantê-lo no Brasil, o dono terá que desembolsar R$ 616.500,55 somente de IPVA, considerando a alíquota de 4% aplicada no estado de São Paulo. Isso equivale a:

  • 54 vezes o valor do IPVA de um carro popular avaliado em R$ 30 mil (IPVA de cerca de R$ 1.200).
  • Mais do que o preço de muitas casas de luxo no Brasil.

Confira os carros que vão pagar mais IPVA em SP:

Crédito: Sefaz-SP

Por Que o IPVA É Tão Alto Para Esses Modelos?

Crédito: Divulgação/Aston Martin

Ö IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Brasil é calculado com base no valor de mercado do veículo, utilizando uma alíquota que varia conforme o estado. Em São Paulo, a alíquota para veículos a gasolina ou flex é de 4%. Isso significa que quanto maior o preço do carro, maior será o imposto.

Além disso, fatores como a exclusividade, o preço elevado de importação e os impostos adicionais no Brasil tornam os supercarros itens ainda mais caros. Para esses modelos, o valor do IPVA anual pode facilmente ultrapassar o preço de carros médios.

Impacto e Reflexões

Crédito: Divulgação/Aston Martin

Se por um lado é surpreendente ver valores tão altos, por outro é um reflexo da desigualdade no Brasil. O Aston Martin Valour e os outros veículos da lista são símbolos de status e poder aquisitivo, mas também levantam questões sobre a aplicação e distribuição do IPVA no país.

Enquanto o imposto arrecadado deveria ser usado em áreas como infraestrutura e mobilidade urbana, muitos motoristas ainda enfrentam estradas precárias e problemas de trânsito. Isso gera um debate sobre a eficiência na aplicação dos recursos.

Schlussbetrachtungen

Crédito: Divulgação

Você que está lendo este artigo provavelmente não terá que pagar R$ 616.500,55 de IPVA neste ano. Ainda assim, entender como funciona a tributação sobre veículos no Brasil nos ajuda a refletir sobre o peso dos impostos no dia a dia, seja para carros populares ou para os mais luxuosos.

Para os proprietários de supercarros, o valor do IPVA é apenas mais um detalhe em meio ao luxo. Já para a maioria dos brasileiros, a relação com o imposto é bem diferente, e o impacto no orçamento familiar é significativo. Portanto, na próxima vez que você ouvir sobre o IPVA de um Aston Martin Valour, lembre-se de como o mundo automotivo pode ser fascinante — e desigual.

Que tal explorar mais sobre o universo dos supercarros e seus impactos econômicos? Fique atento para os próximos artigos e compartilhe este conteúdo com quem você acha que vai se surpreender com esses números!

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