Ö Volkswagen Käfer sempre foi um dos carros mais icônicos da indústria automotiva. No Brasil, ele conquistou uma legião de fãs e, mesmo após o encerramento de sua produção, continua sendo um dos modelos mais procurados por colecionadores e entusiastas. No entanto, algumas versões modificadas acabam gerando polêmica, como é o caso de um Fusca dourado que surgiu recentemente à venda na internet.
Um Fusca Modificado para Colecionadores?

O anúncio descreve o carro como um “Fusca de colecionador”, destacando sua goldene Farbe, um visual diferenciado e diversas alterações mecânicas e estéticas. Mas será que esse modelo realmente se enquadra como uma raridade, ou estamos diante de um exagero na tentativa de valorização?
Entre as principais modificações que chamaram a atenção estão:
- Faróis do Gol Bola
- Parachoques embutidos, possivelmente de fibra de vidro
- Painel xunado com relógios adicionais
- Pedaleiras de chão, semelhantes às de ônibus
- Sistema de DVD no painel
Com essas alterações, o visual do Fusca ficou único, mas será que isso o torna mais desejável para colecionadores?
O Mercado de Fuscas Modificados no Brasil

Der Markt für Fuscas modificados tem crescido nos últimos anos. Modelos com motores preparados, rebaixados ou customizados com acessórios modernos são comuns em eventos automotivos. No entanto, muitos puristas do antigomobilismo preferem carros com visual original, pois acreditam que isso preserva a história do modelo.
Nos últimos anos, alguns Klassische Käfer foram vendidos por preços impressionantes. Em 2024, por exemplo, um Volkswagen Fusca 1967 original foi leiloado por mais de R$ 150 Tausend. Já Fuscas com restaurações detalhadas e sem grandes modificações frequentemente ultrapassam a faixa de R$ 80 mil a R$ 100 mil auf dem Sammlermarkt.
Quanto Vale um Fusca Como Esse?

O grande questionamento que surge é: um Fusca dourado com faróis de Gol Bola e DVD no painel pode realmente ser considerado um carro de colecionador? Para responder essa pergunta, é preciso analisar alguns fatores.
1. Modificações Atrapalham ou Valorizam?
- Fuscas modificados têm um público específico, geralmente mais jovem e interessado em customizações.
- Para colecionadores tradicionais, um carro com tantas alterações pode perder valor.
2. O Estado de Conservação
- Se a lataria e a mecânica estiverem bem cuidadas, pode haver interessados.
- No entanto, se as modificações foram feitas de maneira amadora, a valorização será menor.
3. O Preço do Anúncio
- No Brasil, um Fusca modificado pode ser encontrado na faixa de R$ 20 mil a R$ 60 mil, dependendo do nível das alterações.
- Já um Fusca clássico, sem modificações, pode valer muito mais, ultrapassando os R$ 100 Tausend.
Conclusão: Um Clássico ou um Exagero?

Se você está pensando em comprar um Modifizierter Käfer como esse “LINDO LINDO LINDO” dourado anunciado, é essencial analisar se ele atende ao seu gosto e ao seu objetivo. Se você busca um carro para uso diário ou para se destacar em encontros de carros customizados, pode ser uma boa escolha.

No entanto, se o objetivo for investimento ou coleção, talvez seja melhor procurar um modelo original ou restaurado sem tantas modificações. Afinal, o mercado de colecionadores valoriza a autenticidade e a história do carro.
E você, compraria um Fusca dourado com faróis de Gol Bola e DVD no painel?