Fusca 4×4: De Clássico a Monstro Off-Road

0
2190

Ö Volkswagen Käfer, um dos carros mais icônicos e amados do mundo, já provou sua versatilidade ao longo das décadas, especialmente em ambientes Geländegängig. No entanto, o que você está prestes a descobrir vai muito além do que qualquer modificação tradicional pode proporcionar. Estamos falando de um Volkswagen Fusca 1980 que passou por uma transformação radical para se tornar um veículo com tração nas quatro rodas 4×4 de alto desempenho, capaz de enfrentar qualquer terreno, mantendo ainda a legalidade para rodar nas ruas.

Esse projeto incomum eleva o Volkswagen Käfer a um novo patamar, com modificações que incluem um motor turbodiesel Land Rover, a chassi Defender, e uma série de aprimoramentos estruturais e estéticos que o tornam um verdadeiro monstro off-road.


A base do projeto: Motor turbodiesel e chassi Land Rover Defender do Fusca 4×4

Foto: Car & Classic

O coração desta conversão é o motor Land Rover 200 Tdi de 2,5 litros, um motor turbodiesel extremamente robusto e confiável, conhecido por equipar os veículos Land Rover Defender.

Esse motor gera 109 cavalos de potência und ein Drehmoment von 255 Nm, suficiente para transformar o Käfer em uma máquina de aventura capaz de enfrentar terrenos acidentados com facilidade.

Para suportar essa nova configuração, o Käfer recebeu o chassi de um Land Rover Defender 90 de 1996. Esse chassi é ideal para aventuras Geländegängig, pois conta com molas helicoidais, eixos rígidos Ist caixa de transferência de dupla faixa, que permite alternar entre 4×2 e 4×4.

Isso significa que o veículo pode operar tanto em estradas pavimentadas wie in trilhas desafiadoras, oferecendo flexibilidade para os motoristas.


A transformação: Modificações essenciais para o Fusca 4×4

Foto: Car & Classic

Verwandeln Sie a Käfer em um verdadeiro 4×4 não é tarefa simples, considerando especialmente o design original do carro. No entanto, essa construção foi executada com maestria, e algumas das modificações principais incluem:

  • Snorkel: Um acessório essencial para travessias de rios ou terrenos alagados, permitindo que o motor “respire” mesmo em condições de submersão parcial.
  • Rack de Teto: Um item prático para transporte de equipamentos de aventura, como barracas, pranchas ou outros itens volumosos.
  • Para-choque dianteiro com capacidade para guincho: Uma ferramenta indispensável em situações de resgate ou para auxiliar outros veículos atolados.
  • Placa de proteção frontal: Protege a parte inferior do motor e outros componentes mecânicos em terrenos rochosos ou irregulares.

Esses acessórios, juntamente com as aberturas na parte frontal para melhorar o fluxo de ar do radiador, garantem que o Käfer esteja equipado para enfrentar qualquer tipo de desafio Geländegängig.


O Interior: Conforto e funcionalidade

Apesar de ser uma máquina feita para o Geländegängig, o interior deste Fusca 4×4 não foi negligenciado. Ele é equipado com assentos do tipo concha na parte da frente, oferecendo suporte adicional para o motorista e passageiro em situações de condução mais intensa. No banco traseiro, o estilo é mais tradicional, mantendo um toque do layout original do Käfer.

Embora o interior ainda precise de alguns cuidados, o que é comum em veículos customizados dessa natureza, o carro exibe uma estética rústica, com “patina” e alguns sinais de desgaste, que só adicionam ao seu caráter único e autêntico.


Um Fusca legal nas ruas, mas com alma de aventureiro 4×4

Foto: Car & Classic

Apesar de todas as modificações, este Fusca 4×4 ist weiterhin ein veículo legal para circular nas ruas, ao menos no Reino Unido.

Ele possui documentação V5C, que é necessária para registro, mas precisará passar por uma inspeção MOT para garantir que atende aos requisitos de segurança para rodar legalmente. O MOT é uma inspeção anual obrigatória para todos os veículos com mais de três anos, exigindo verificações de todos os principais sistemas do carro.

Foto: Car & Classic

O veículo está à venda em Leicestershire, no Reino Unido, com um preço de £ 4.000, o equivalente a aproximadamente R$ 27.000 na cotação atual. Para um carro com tanta personalidade, pronto para aventuras Geländegängig e ainda legal para rodar nas ruas, esse preço é notavelmente acessível.

Das Fusca 4×4 é mais do que uma simples curiosidade. Ele representa a capacidade de inovação e o espírito de aventura que sempre acompanhou o Käfer ao longo dos anos.

Para os brasileiros, amantes de klassische Autos Es ist Abenteuer, essa é uma inspiração que mostra como é possível transformar um Automobil-Ikone em uma máquina pronta para qualquer desafio!

Hinterlassen Sie eine ANTWORT

Bitte geben Sie Ihren Kommentar ein!
Bitte geben Sie hier Ihren Namen ein