Ford Maverick Monster 4×4: Transformação Radical

0
1108

Wenn Sie eine Leidenschaft haben klassische Autos e pelo universo Geländegängig, prepare-se para conhecer um dos projetos mais incríveis já realizados no Brasil: o Ford Maverick Monster 4×4. Este não é apenas um Muscle-Car qualquer; é a união perfeita entre a potência de um motor V8 e a robustez de um sistema de tração inspirado nos jipe Willys. O responsável por esta obra-prima é Rodrigo Otávio Nascimento, customizador de veículos de Curitiba (PR), que transformou um Maverick SL 1976 em um verdadeiro monstro das trilhas.

A História do Maverick no Brasil

O Ford Maverick chegou ao Brasil em 1973, com a missão de competir com o Chevrolet Opala, que dominava o mercado nacional. Inspirado nos Muscle-Cars americanos, o modelo rapidamente ganhou espaço, atraindo admiradores por seu design robusto e desempenho marcante. Ao longo de sua produção, foi oferecido com três opções de motorização: o motor quatro-cilindros 2.3 de 99 cv, o seis-cilindros 3.0 de 112 cv e o lendário V8 5.0 de 197 cv, destinado a enfrentar os importados da Ausweichen.

Rodrigo Nascimento escolheu justamente o motor V8 para seu projeto. Este motor, que originalmente acelerava o Maverick de 0 a 100 km/h em 11 segundos, ganhou uma nova vida ao ser combinado com sistemas de tração e suspensão adaptados para o Geländegängig.

O Sonho do Muscle 4×4

Imagem: mobiauto

O projeto do Maverick Monster começou em 2000, quando Rodrigo, então com apenas 20 anos, adquiriu um Maverick SL 1976 na cor vermelha. Apesar de descobrir posteriormente que a cor original era amarela, ele decidiu manter o tom vibrante que já fazia parte do carro.

A paixão por mecânica e a experiência adquirida trabalhando com veículos 4×4 foram fundamentais para que Rodrigo desse vida ao seu sonho. Durante 12 anos, ele dedicou suas noites à construção do veículo, utilizando peças adaptadas e confeccionando outras por conta própria. O resultado é uma obra-prima que une tradição e inovação, mantendo a estrutura original do Maverick, mas incorporando elementos robustos de um verdadeiro off-roader.

A Engenharia por Trás do Monstro

Imagem: mobiauto

A construção de um projeto como esse exige planejamento e conhecimento. Rodrigo optou por manter a estrutura monobloco do Maverick, mas reforçou toda a carroceria com uma gaiola de proteção interna, que funciona como um chassi interno. Essa estrutura interliga o motor, a caixa de câmbio e os pontos de suspensão, garantindo a segurança e a durabilidade do veículo.

Os principais destaques do projeto incluem:

  • Motor V8 de 197 cv: Originalmente de um Ford Landau, esse motor trouxe a essência dos “blocos pequenos” americanos para o Maverick Monster.
  • Câmbio manual de cinco marchas: Adaptado de uma Ford F1000 americana, o sistema possui overdrive, substituindo a quinta marcha.
  • Tração 4×4 com reduzida: Proveniente de jipes Willys, o sistema foi adaptado com uma falange fabricada por Rodrigo.
  • Suspensão personalizada: O eixo dianteiro independente deu lugar a um sistema fourlink, enquanto o eixo traseiro recebeu feixes de mola.
  • Rodas e pneus off-road: Pneus de 35 polegadas substituíram os originais, garantindo tração e resistência nas trilhas.
  • Direção hidráulica: Para facilitar a dirigibilidade, foi incorporado um sistema de direção do Chevrolet Omega.

Desafios e Resultados

Imagem: mobiauto

Embora a transformação do Maverick tenha sido complexa, Rodrigo afirma que as adaptações ocorreram de forma surpreendentemente harmoniosa. Segundo ele, todas as peças “encaixaram como uma luva”, dando a impressão de que o carro já havia sido projetado para receber tais modificações.

Após 12 anos de trabalho, o Maverick Monster 4×4 estreou em uma trilha sem apresentar problemas. Rodrigo relembra a primeira aventura: “Já na primeira viagem, ele se comportou de forma impressionante, sem nenhum problema”. O veículo passou a ser utilizado em diversas trilhas e aventuras, sempre demonstrando robustez e desempenho impressionantes.

O Valor do Sonho

Rodrigo estima que, atualmente, o custo para realizar um projeto semelhante seria de pelo menos R$ 100 mil. O valor reflete a qualidade e a exclusividade das adaptações realizadas, além do tempo e dedicação investidos. Apesar de todos os desafios enfrentados ao longo dos anos, Rodrigo considera que cada real gasto valeu a pena.

O Futuro do Maverick Monster

Após oito anos aproveitando o Maverick em trilhas, Rodrigo decidiu que é hora de passar o carro para frente. O valor pedido pelo veículo é de R$ 120 mil, e ele garante que o Maverick Monster está pronto para rodar. “O Maverick se encontra em ordem de marcha. É só acelerar!”, afirma.

Antes de vender o carro, Rodrigo tem um último objetivo: regularizar a documentação do veículo. Ele explica que, devido às modificações, a homologação enfrenta barreiras, especialmente porque as adaptações são mais comuns em Pickup-Trucks. No entanto, ele segue confiante de que conseguirá alcançar essa meta.

Um Legado de Paixão e Criatividade

Imagem: mobiauto

O Ford Maverick Monster 4×4 é mais do que um carro; é a materialização de um sonho. Ele representa a união da paixão por Muscle-Cars com a versatilidade do Geländegängig, mostrando que é possível preservar a essência de um clássico enquanto se adapta às necessidades e preferências modernas.

Se você é fã de projetos automotivos ousados, este Einzelgänger é um exemplo perfeito de como a criatividade e a dedicação podem transformar um veículo comum em algo extraordinário. E quem sabe? Talvez este monstro 4×4 esteja esperando por você para continuar sua história nas trilhas brasileiras. Afinal, como diz Rodrigo: “É só acelerar!”.

Imagem: mobiauto
Imagem: mobiauto
Imagem: mobiauto
Imagem: mobiauto

Hinterlassen Sie eine ANTWORT

Bitte geben Sie Ihren Kommentar ein!
Bitte geben Sie hier Ihren Namen ein