A paixão por carros clássicos no Brasil não tem limites. De geração em geração, muitos colecionadores, entusiastas e restauradores buscam formas de preservar a história do automóvel nacional enquanto incorporam inovações mecânicas para torná-los mais potentes e modernos. Um exemplo fascinante dessa união entre o passado e o futuro é o projeto do VW Brasília 1978, que, por meio de uma restauração personalizada, passou a ter uma base de Honda Civic 1996 e peças do VW Nivus.
O Desafio de Reimaginar um Ícone Nacional
O VW Brasília é, sem dúvida, um dos carros mais emblemáticos da história automotiva do Brasil. Lançado nos anos 1970, esse modelo se destacou pela sua Design único, além de ser um dos primeiros carros a se destacar pelo seu comportamento econômico e durável. Contudo, com o tempo, a mecânica do Brasília ficou obsoleta, o que levou alguns apaixonados pelo modelo a buscar alternativas mais modernas, sem perder a identidade des Autos.
Foi exatamente isso que fez o proprietário anônimo do VW Brasília 1978, ao procurar o restaurador Paulo Cesar Silva Souza da PC Oficina, localizada em Viamão (RS). O pedido do proprietário foi simples: criar um projeto único que mantivesse a essência do clássico, mas com uma mecânica mais moderna e potente. Para isso, ele decidiu combinar o Brasília 1978 com um Honda Civic 1996, criando assim uma fusão de dois mundos automotivos.
A Colaboração e o Projeto do Carro
O projeto teve início quando o proprietário revelou à Paulo Cesar que também possuía um Honda Civic 1996. A ideia de fundir esses dois carros aparentemente tão diferentes nasceu ali, entre uma conversa e outra. Para materializar essa visão, a dupla contou com o talento do artista Robert Design, responsável pelo projeto visual do carro, e da equipe do Hobbit Design, que se encarregou de criar a modelagem em 3D aus dem Projekt.
O trabalho começou com o desmonte completo do Honda Civic. Como conta Paulo Cesar, “A gente começou desmanchando o Honda, deixamos só o monobloco ali, o assoalho, a parte de suspensão dianteira e traseira, toda a parte de baixo do Honda. E tiramos o chassi do Brasília, recortamos a parte interna dele também, das caixas internas, e usamos só as caixas externas do Brasília.”
Um dos desafios do projeto foi o fato de o Bürgerlich ter um entre-eixos maior do que o Brasília. Para ajustar a diferença, foi necessário reduzir o entre-eixos do Brasília em 10 centímetros. No entanto, apesar dessas modificações, a carroceria original do Brasília foi mantida, e apenas a parte mecânica foi alterada. O resultado final seria um modelo completamente novo, mas com a identidade visual do clássico.
Um Projeto de Longo Prazo
O trabalho no Volkswagen Brasília 1978 não foi simples. O projeto se arrastou por mais de três anos, com cada detalhe sendo cuidadosamente pensado. A construção exigiu a substituição de praticamente todas as partes internas do carro, como o painel e os bancos. No lugar dos componentes originais do Brasília, o carro agora contaria com o painel do Honda Civic, bancos esportivos e uma estrutura reforçada com gaiola de proteção.
A parte mecânica, claro, também foi profundamente modificada. O motor original do Brasília foi substituído por um do Bürgerlich, que passaria a receber uma turbina para aumentar significativamente sua potência. O restaurador estima que até o momento foram gastos cerca de R$ 360 mil a R$ 380 mil no projeto. E ele sabe que ainda faltam alguns detalhes a serem finalizados, como o acabamento interno e a Suspension, o que pode levar o custo final para mais de R$ 500 mil.
Detalhes e Modificações Inovadoras
O projeto do VW Brasília 1978 vai além da simples troca de peças. Várias modificações, tanto visuais quanto funcionais, foram realizadas para tornar esse modelo uma verdadeira máquina, mantendo, ao mesmo tempo, o charme do clássico.
Suspensão e Alargamento das Bitolas
Para acomodar o sistema de Suspension do Civic e melhorar o desempenho do carro, as bitolas do Brasília foram alargadas. A suspensão dianteira e traseira também foi completamente renovada, garantindo que o novo projeto tivesse a estabilidade e a dirigibilidade de um carro moderno.
Faróis e Sistema de Iluminação
Outro detalhe interessante no design do Brasília modificado foi a disposição dos Scheinwerfer. O modelo original do Brasília conta com faróis duplos em cada lado, mas, neste projeto, apenas os faróis externos funcionam como faróis de iluminação, enquanto os internos foram transformados em entradas de ar para alimentar a turbina. Essa mudança não só otimiza a performance, como também dá ao carro um visual mais agressivo.
Teto Solar e Grelha Estilo Mustang
O projeto também contou com a adição de um Schiebedach, para proporcionar uma experiência mais agradável para o motorista e os passageiros. Já na parte traseira, em vez do tradicional vidro, foi instalada uma grelha inspirada no estilo dos carros Ford Mustang. Essas modificações dão ao Brasília uma aparência Sport Es ist agressiva, algo bem distante do modelo clássico e mais voltado para o conforto.
Pintura e Estilo
A pintura foi cuidadosamente escolhida e segue uma linha mais moderna, sendo inspirada em um tom de grau presente na cartela de cores da BMW. Essa escolha de cor garante um acabamento mais elegante e atual, equilibrando a modernidade com a história do Volkswagen Brasilia.
O Motor: De 127 Cavalos para 450
A principal modificação no projeto, no entanto, está sob o capô. O motor original do Honda Civic foi mantido, mas passou por uma série de alterações. O motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, que originalmente entregava 127 cv de potência e 14,8 kgfm de torque, agora recebe uma turbina, além de peças forjadas, para suportar o aumento da potência.
Com essas modificações, a previsão é que o Volkswagen Brasília 1978 atinja cerca de 450 PS. Isso transforma o carro em uma verdadeira máquina de performance, que, sem dúvida, terá uma aceleração e desempenho muito superiores aos de qualquer Brasília de fábrica.
Preço e Investimento
Embora o projeto ainda não esteja totalmente finalizado, já é possível ter uma ideia do tamanho do investimento. O proprietário do VW Brasília 1978 deve ter gasto cerca de R$ 500 mil para tornar esse projeto realidade. O valor reflete o trabalho extenso, as peças de alta qualidade e as modificações que tornaram esse carro único no mundo.
Este valor é um reflexo não só das peças utilizadas, mas também da Hingabe Es ist expertise de todos os envolvidos. O custo elevado é justificado pela busca pela perfeição e pela criação de um carro com características únicas, tanto no aspecto visual quanto no desempenho.
Conclusão: O Futuro do Volkswagen Brasília
Ö Volkswagen Brasília 1978 modificado é mais do que uma simples restauração. É um projeto audacioso que mistura o melhor dos dois mundos: o Klassiker und das modern. Usando como base o Honda Civic 1996 e peças do Nivus, o carro se transforma em uma verdadeira máquina de performance, com um motor capaz de gerar até 450 cv.
Esse projeto nos mostra que, quando se trata de carros clássicos, a Hingabe por veículos antigos pode ser perfeitamente combinada com a Moderne Technologie. O resultado final será um Volkswagen Brasília 1978 que não só manterá a estética original, mas também oferecerá uma experiência de direção totalmente nova, com potência e desempenho de carros esportivos atuais.
Esse projeto é a prova de que é possível reinventar um ícone sem perder sua essência, criando um modelo einzigartig que agrada tanto aos fãs de carros antigos quanto aos entusiastas de Tuning Es ist modificação.