Se você é fã do mercado automobilístico nacional, já deve ter ouvido falar na Gurgel Veículos, a icônica fábrica brasileira que deixou sua marca no segmento de utilitários e veículos urbanos. Fundada por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel In 1969, em Rio Claro, São Paulo, a empresa tinha um objetivo ousado: criar o primeiro carro 100% brasileiro. Entre seus modelos mais curiosos e menos conhecidos está o XEF, um sedã compacto que chegou ao mercado com a promessa de ser inovador, mas que acabou se tornando uma peça rara na história do automobilismo.
A Visão de João Gurgel e o Lançamento do XEF
O final de 1981 marcou a apresentação do Gurgel XEF durante o XIII Salão do Automóvel de São Paulo. O modelo foi lançado oficialmente em 1983, com a proposta de ser um carro urbano de luxo. Segundo o próprio João Gurgel, o XEF era voltado para executivos na faixa dos 40 anos ou para servir como um segundo carro de famílias de alto poder aquisitivo.
O plano inicial era produzir cerca de 100 unidades por mês, mas a recepção do mercado foi morna, resultando na produção de apenas 100 unidades entre 1983 e 1986. Isso fez do XEF um carro extremamente exclusivo e desejado por colecionadores nos dias de hoje.
Design Compacto e Atrativo
Com um design compacto e inovador, o XEF era um sedã de duas portas e três volumes, que chamava a atenção pela sua estética alegre e dimensões reduzidas. Ele media 3,12 Meter lang, 1,72 Meter breit, 1,3 metros de altura e tinha um entre-eixos de 1,8 metros, pesando cerca de 800 kg.
A carroceria apresentava um visual peculiar, com um para-brisa amplo que também era replicado no vidro traseiro, garantindo excelente visibilidade. A dianteira tinha faróis retangulares com piscas nas extremidades e uma falsa grade preta ao centro, conferindo uma aparência diferenciada. As rodas de liga leve, inspiradas nos modelos da Mercedes-Benz da época, complementavam o visual sofisticado.
Interior com Ideias Inovadoras
O interior do XEF foi projetado para ser funcional e ousado. Um de seus destaques era o banco dianteiro para três ocupantes, algo pouco comum na época. No entanto, o espaço interno era apertado, e o acesso ao veículo exigia uma certa “habilidade contorcionista”. Além disso, o espaço para bagagem era bastante limitado, reforçando seu papel como um carro estritamente urbano.
O painel de instrumentos era completo e moderno para a época, com velocímetro, conta-giros, vacuômetro e até mesmo um relógio analógico. Apesar disso, faltava um sistema de ventilação interna, o que certamente dificultava o conforto em um país tropical como o Brasil.
Entre os itens de conforto, o XEF contava com elektrische Fensterheber e bancos com boa espessura, proporcionando um certo refinamento para um carro nacional. O volante esportivo de dois raios era outro elemento que agregava ao design diferenciado do veículo.
Mecânica e Desempenho
O XEF utilizava a mecânica da VW Brasilia, com motor traseiro de quatro cilindros opostos (boxer) e 1.584 cm³. A versão a álcool oferecia uma potência de 56 cavalos a 4.400 rpm, enquanto o consumo médio era de 12,5 km/l. O desempenho era modesto: o modelo acelerava de 0 a 100 km/h em 19,64 segundos e atingia uma velocidade máxima de 155 km/h.
A suspensão também era independente, com barras de torção na dianteira e molas helicoidais na traseira, garantindo uma dirigibilidade satisfatória. Os freios eram a disco na frente e tambor atrás, enquanto os pneus Goodyear 175/70 SR 13 ajudavam a compor um conjunto equilibrado para as condições da época.
Preço e Exclusividade do Gurgel XEF
Apesar de suas qualidades, o alto custo foi um dos grandes empecilhos para o sucesso do XEF. Ele custava cerca de 10% a mais als die Volkswagen Passat GTS Pointer, um dos modelos mais desejados do mercado na época. Ajustando para os valores atuais, considerando a inflação acumulada, o XEF custaria algo em torno de R$ 125.000,00, um valor elevado para um veículo compacto.
Estrutura Plasteel: Um Monobloco Inovador
Um dos grandes diferenciais do XEF era sua estrutura Plasteel, uma combinação de aço e fibra de vidro que proporcionava alta resistência à corrosão. A Gurgel oferecia uma garantia de cinco anos ou 100.000 km para essa carroceria, o que era um destaque para os padrões da época.
Raridade e Legado do Gurgel XEF
Com a produção encerrada em 1986 e pouco mais de 100 unidades fabricadas, o XEF se tornou um dos carros mais raros do Brasil. Hoje, encontrar um modelo em bom estado é uma tarefa difícil, e seu valor entre colecionadores pode facilmente ultrapassar os R$ 200.000,00, je nach Erhaltungszustand.
A história do XEF é um exemplo da ousadia e inovação que caracterizaram a Gurgel Veículos. Apesar de suas limitações e do insucesso comercial, ele é uma peça importante na história do automobilismo brasileiro, simbolizando o sonho de criar um carro genuinamente nacional.
Abschluss
Ö Gurgel XEF é mais do que um carro: é um marco da engenhosidade brasileira e do espírito visionário de João Gurgel. Sua produção limitada, design peculiar e mecânica robusta fazem dele um ícone raro e valorizado nos dias de hoje. Se você é um entusiasta de veículos clássicos, conhecer e apreciar o XEF é mergulhar em uma parte única da história automobilística do Brasil.
Portanto, em pleno 2025, o legado do XEF nos ensina que ousadia e inovação podem superar barreiras, deixando marcas que resistem ao tempo. Afinal, cada veículo conta uma história, e o XEF, mesmo em sua exclusividade, escreveu um capítulo inesquecível na indústria nacional.