Já pensou em dar uma nova vida ao seu carro antigo e ainda ajudar o meio ambiente? Foi exatamente o que fez Tiago Slaga, um técnico em automação do Paraná, ao transformar seu Celta 2001 in einem Elektroauto. O mais surpreendente é que ele reutilizou 500 baterias de notebook e um motor industrial para essa façanha, mostrando que inovação e sustentabilidade podem andar juntas.
A Revolução das Conversões Automotivas
A ideia de converter veículos movidos a combustíveis fósseis em Elektroautos não é nova. Grandes empresas como a General Motors já investem em kits de eletrificação, buscando transformar a frota global de carros convencionais em veículos 100% livres de emissões de carbono. No entanto, a iniciativa de Tiago chama atenção por sua simplicidade e criatividade, utilizando materiais reciclados e conhecimentos técnicos em manutenção industrial.
De Onde Veio a Ideia?
Tiago se inspirou ao assistir vídeos na internet sobre conversões semelhantes. Sua experiência em manutenção industrial lhe deu a confiança necessária para tentar algo que nunca havia visto: adaptar um motor industrial para um carro. Segundo ele, o processo começou com testes em bancada para verificar se o motor poderia ser alimentado por baterias usando um inversor de frequência.
Der Transformationsprozess
A conversão começou com a retirada do motor original do Celta. Tiago precisou criar uma flange — peça que conecta o motor ao câmbio — e alinhá-la perfeitamente. Após essa etapa, ele utilizou inicialmente baterias de chumbo no porta-malas do veículo. Embora o carro tenha funcionado, a autonomia era extremamente baixa, com apenas 15 km por carga, além do peso excessivo das baterias.
Foi então que Tiago percebeu a necessidade de utilizar baterias de íons de lítio, conhecidas por sua leveza e maior eficiência. No entanto, o alto custo das células novas inviabilizaria o projeto. A solução? Reciclar baterias de notebooks descartadas.
A Construção do Celta Elétrico
Após um ano de coleta, Tiago conseguiu reunir 455 baterias de notebook antigas, com planos de expansão para 500 unidades. Essas baterias foram conectadas para fornecer energia a um motor industrial que entrega 12,5 cavalos de potência. Com essa configuração, o Celta elétrico alcança uma autonomia de 100 km por carga, com um tempo de recarga de aproximadamente 10 horas.
Desafios e Riscos
Embora o projeto de Tiago seja inovador, a utilização de baterias recicladas apresenta riscos. Ricardo Takahira, engenheiro e especialista em carros elétricos, alerta para o perigo de superaquecimento das baterias, especialmente se a temperatura ultrapassar 60°C, o que pode causar incêndios.
Além disso, a conversão de veículos precisa seguir as regulamentações do DMV para garantir a segurança e a legalidade. Isso inclui a utilização de materiais adequados e a regularização do veículo junto às autoridades competentes.
O Impacto da Iniciativa
O projeto de Tiago não apenas destaca a possibilidade de reutilizar materiais descartados, mas também inspira outras pessoas a explorarem alternativas mais sustentáveis para a mobilidade. Em um mundo onde os Elektroautos ainda são inacessíveis para muitas pessoas devido ao alto custo, iniciativas como essa mostram que a criatividade pode superar barreiras financeiras e tecnológicas.
Custo do Projeto
Transformar o keltisch em um carro elétrico custou a Tiago cerca de R$ 20 Tausend, incluindo o motor industrial, o inversor de frequência e as adaptações mecânicas. Embora esse valor seja significativamente menor do que o preço de um carro elétrico novo no Brasil, que geralmente custa acima de R$ 150 Tausend, ele ainda exige planejamento financeiro e dedicação.
Conclusão: Um Exemplo de Sustentabilidade e Inovação
O caso do Celta elétrico transformado com 500 baterias de notebook é um exemplo inspirador de como a reutilização de materiais pode contribuir para um futuro mais sustentável. Em 2025, com o aumento da conscientização ambiental e o avanço das tecnologias de eletrificação, iniciativas como essa se tornam ainda mais relevantes.
Se você tem um carro antigo parado na garagem, que tal considerar uma conversão elétrica? Assim como Tiago, você pode unir criatividade, sustentabilidade e economia, criando uma solução única para contribuir com o meio ambiente. Quem sabe, em breve, veremos ainda mais exemplos de carros reciclados pelas ruas do Brasil!