Einzigartige brasilianische Autos: Lernen Sie Guepardo kennen

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Wenn Sie eine Leidenschaft haben brasilianische Autos que marcaram época com design inovador e ousadia técnica, certamente vai se impressionar com a história da Guepardo Veículos Ltda. Fundada em 1982, na cidade de Porto Alegre (RS), a Guepardo nasceu com uma proposta clara: transformar veículos de série em verdadeiras obras-primas automotivas. Neste artigo, vamos explorar a trajetória desta empresa que, embora tenha tido uma vida curta, deixou um legado significativo no setor automotivo brasileiro.

A Origem da Guepardo e o 2+2

Créditos: Jason Vogel

Fundada em um momento em que o mercado automotivo brasileiro ainda era bastante limitado pela reserva de mercado, a Guepardo inovou com o lançamento do Guepardo 2+2 In 1983. Este modelo era uma transformação do popular Volkswagen Voyage, que recebia uma série de modificações estéticas e funcionais para se tornar um hatch esportivo e exclusivo.

As alterações no Voyage envolviam:

  • Balanço traseiro encurtado em 20 cm, que dava um visual mais compacto e esportivo.
  • Nova grade, que integrava faróis e lanternas redesenhados.
  • Para-choques estendidos até as caixas de roda, garantindo uma presença mais robusta.
  • Para-brisa com maior inclinação e redução de 4 cm na altura total do veículo, conferindo uma estética aerodinâmica.

Na traseira, uma terceira porta de grande proporção era o destaque. Com abertura facilitada por amortecedores, essa tampa traseira recobria as últimas colunas e integrava o para-brisa, um recurso que dava ao 2+2 um caráter único.

O teto removível, bem como a tampa traseira, a grade e os para-choques, eram moldados em Glasfaser, uma solução que mantinha o peso do carro baixo e contribuía para a agilidade do modelo. Internamente, o acabamento em couro e veludo proporcionava um ar de sofisticação, enquanto os bancos anatômicos e o volante personalizado completavam a proposta esportiva.

A Evolução do 2+2

Créditos: Motor3

In 1984, a Guepardo atualizou o design do 2+2, trazendo:

  • Nova grade na cor da carroceria.
  • Faróis retangulares em vez dos redondos originais.
  • Para-choques dianteiros com spoiler, onde foram adicionados dois faróis auxiliares.

Essas mudanças aprimoraram ainda mais a aparência esportiva do veículo, enquanto o interior ganhava um console central atualizado e uma instrumentação mais completa, características que reforçavam o conforto e a exclusividade do modelo.

O Projeto Laser: Inovação e Audácia

Créditos: Charles de Marchi

Não satisfeita com o sucesso do 2+2, a Guepardo decidiu ir além e desenvolver um veículo totalmente novo. Surgiu, então, o Laser, um carro de proposta ousada que trazia a mecânica Volkswagen montada na traseira e uma carroceria que combinava apelo esportivo com design futurista.

Os principais destaques do Laser incluíam:

  • Carroceria três volumes, com pintura em duas cores. A parte inferior era sempre cinza, adornada por um filete vermelho, destacando ainda mais a sofisticação do modelo.
  • Portas de correr em acrílico, uma inovação única no mercado brasileiro. Essas portas tinham altura limitada e deslizavam sobre canaletas instaladas abaixo da linha da cintura do carro.
  • Linhas elegantes e faróis esbeltos na dianteira, contrastando com o volume da traseira, que era mais robusto.

Embora o Laser tenha sido uma proposta revolucionária, os desafios técnicos e financeiros fizeram com que a produção fosse assumida pela também gaúcha Polauto, que relançou o modelo com algumas alterações. Infelizmente, não se sabe ao certo quantas unidades do Laser foram produzidas, mas sua ousadia marcou época.

O Legado da Guepardo em 2025

Créditos: Motor3

Embora tenha deixado de operar há décadas, a Guepardo continua sendo lembrada como um exemplo de criatividade e inovação no cenário automotivo brasileiro. Em um mercado dominado por grandes montadoras, a empresa gaúcha mostrou que era possível pensar fora da caixa e criar veículos exclusivos que atendiam aos desejos de um público apaixonado por carros únicos.

Hoje, em 2025, modelos como o Guepardo 2+2 e o Laser são raridades valiosas entre colecionadores. O preço de um 2+2 bem conservado pode ultrapassar os R$ 150 Tausend, enquanto o Laser, devido à sua baixa produção, é ainda mais raro, com estimativas de valor acima dos R$ 200 Tausend, dependendo do estado de conservação.

A história da Guepardo também serve de inspiração para as novas gerações de empreendedores do setor automotivo, mostrando que mesmo pequenas empresas podem criar grandes revoluções.

Abschluss

Créditos: Jason Vogel

Se você é fã de automóveis ou está interessado em conhecer mais sobre a história de carros brasileiros icônicos, a trajetória da Guepardo é uma leitura obrigatória. A empresa não apenas inovou, mas também desafiou as limitações de sua época, criando veículos que ainda hoje impressionam pela originalidade e pelo design diferenciado.

In 2025, o legado da Guepardo permanece vivo, especialmente entre os colecionadores e entusiastas que valorizam sua contribuição única ao mercado automotivo brasileiro. Então, se você tiver a sorte de encontrar um Guepardo 2+2 ou um Laser em algum evento de carros antigos, não perca a oportunidade de conhecer essas relíquias de perto e celebrar a genialidade por trás dessas máquinas inesquecíveis.

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