Aurora 122C: O Superesportivo Brasileiro

0
184

Quando se fala em carros brasileiros que marcaram época, é impossível não lembrar do Aurora 122C, um dos exemplos mais notáveis da indústria automotiva nacional. Lá em 1990, a Aurora Projetos Automobilísticos apresentou ao mercado um modelo fora de série que desafiava os padrões da época, combinando inovação, desempenho e design europeu.

Neste artigo, você vai explorar a Geschichte, zum technische Spezifikationen und das legado deste superesportivo que continua a ser um ícone entre os entusiastas de automóveis no Brasil. Prepare-se para conhecer todos os detalhes de um carro que trouxe à tona o verdadeiro potencial da engenharia automotiva nacional.

A Origem do Aurora 122C

Créditos: Reprodução

Ö Aurora 122C surgiu com um objetivo claro: criar um superesportivo brasileiro que pudesse competir com os grandes nomes do mercado global. O projeto foi desenvolvido por um grupo de entusiastas apaixonados por carros, que fundaram a Aurora Projetos Automobilísticos com o intuito de produzir veículos exclusivos e de alta performance.

Inspirado nos carros esportivos europeus, o design do Aurora 122C apresentava linhas elegantes e aerodinâmicas, remetendo a modelos icônicos como os da Ferrari e da Lamborghini. A carroceria era feita em plástico reforçado com fibra de vidro, uma solução que garantiu Leichtigkeit Es ist Haltbarkeit ao modelo.

O carro foi apresentado ao público em 1990 e, imediatamente, chamou atenção pelo seu visual arrojado e proposta inovadora. Ele se destacava por ser um produto 100% nacional, algo raro em um mercado dominado por montadoras internacionais.

Especificações Técnicas do Aurora 122C

Créditos: Reprodução

Ö Aurora 122C não impressionava apenas pelo visual. Suas especificações técnicas também o colocavam em destaque, rivalizando com carros esportivos importados da época.

Ficha Técnica Completa:

  • Ano de lançamento: 1990
  • Fabricante: Aurora Projetos Automobilísticos
  • Carroceria: Monobloco em plástico reforçado com fibra de vidro
  • Motor: Versão repotencializada do motor 2.0 do Monza, com 2200 cc
  • Macht: 214 cv
  • Gewicht: Aproximadamente 1 tonelada
  • Maximale Geschwindigkeit: 204 km/h
  • Beschleunigung 0-100 km/h: 9 segundos
  • Portas: 2
  • Lugares: 2
  • Preço na época: Cerca de 60 mil dólares (aproximadamente R$ 290 mil em valores corrigidos para 2024)

O motor do Aurora 122C era um dos seus grandes diferenciais. Baseado no confiável motor 2.0 do Monza, ele foi adaptado para entregar mais potência e desempenho. Graças a um turbo compressor, o carro alcançava 214 cv, um número impressionante para a época.

Além disso, sua construção leve contribuía para um desempenho dinâmico, tornando o Aurora 122C um verdadeiro prazer de dirigir. Com apenas 1 tonelada de peso, ele tinha uma relação peso-potência que o colocava em pé de igualdade com muitos esportivos importados.

O Desempenho na Estrada

Créditos: Reprodução

Ö Aurora 122C oferecia um desempenho de respeito. Sua velocidade máxima de 204 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos eram suficientes para competir com modelos como o Porsche 944 und das Toyota Supra da mesma época.

O carro também se destacava pelo equilíbrio entre desempenho e conforto. Apesar de ser um superesportivo, ele oferecia uma dirigibilidade amigável, permitindo que fosse utilizado tanto em pistas quanto em estradas comuns.

O Mercado e a Aceitação

Quando lançado, o Aurora 122C atraiu a atenção de entusiastas e colecionadores, que viam no modelo uma oportunidade de possuir um superesportivo nacional exclusivo. Com um preço de 60 mil dólares na época, ele se posicionava como uma alternativa viável aos esportivos importados.

No entanto, a abertura das importações no início dos anos 1990 trouxe grandes desafios para o Aurora 122C. Modelos internacionais passaram a ser importados com mais facilidade, o que reduziu significativamente o interesse em carros fora de série nacionais. A Aurora Projetos Automobilísticos, como muitas outras fabricantes independentes, enfrentou dificuldades financeiras e encerrou suas atividades em 1993.

O Legado do Aurora 122C

Apesar de sua curta história, o Aurora 122C deixou um legado importante. Ele simboliza um momento de ousadia e criatividade na indústria automotiva brasileira, mostrando que era possível desenvolver um superesportivo competitivo e inovador in Brasilien.

Hoje, o Aurora 122C é considerado uma raridade, sendo altamente valorizado por colecionadores e entusiastas. Exemplares bem conservados podem atingir valores elevados, refletindo sua importância histórica e o apelo entre os apaixonados por carros.

Curiosidades sobre o Aurora 122C

Créditos: Reprodução
  1. Nome Inspirado: O nome “122C” fazia referência à cilindrada aumentada do motor (2200 cc) e ao fato de ser um carro coupé.
  2. Produção Limitada: Foram fabricadas poucas unidades do modelo, o que aumenta sua raridade nos dias de hoje.
  3. Design Personalizado: Cada carro podia ser personalizado de acordo com as preferências do cliente, desde o acabamento interno até detalhes da pintura.

Abschluss

Créditos: Reprodução

Ö Aurora 122C Es ist mehr als ein Auto; ist ein marco na história automotiva brasileira. Ele representa o sonho de criar um superesportivo nacional capaz de competir em um mercado altamente exigente. Embora sua trajetória tenha sido curta, seu impacto permanece até hoje, inspirando novas gerações de engenheiros, designers e entusiastas automotivos.

Se você é um amante de carros clássicos e fora de série, o Aurora 122C merece um lugar especial em sua lista de favoritos. Afinal, poucos carros conseguem capturar tão bem a essência da paixão automotiva brasileira quanto este ícone dos anos 1990.

Hinterlassen Sie eine ANTWORT

Bitte geben Sie Ihren Kommentar ein!
Bitte geben Sie hier Ihren Namen ein