Die ersten VW Gol-, Voyage- und Parati-Prototypen enthüllt

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Se você é apaixonado por carros e pela história da indústria automotiva brasileira, prepare-se para uma viagem no tempo. Imagens raras de 1978 revelam detalhes incríveis sobre como poderiam ter sido os primeiros Volkswagen Gol, Parati e Voyage, modelos icônicos que marcaram gerações. Essas fotos, divulgadas pelo Car Design Archives no Instagram, mostram os protótipos em escala real enviados para a sede da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha, mais de dois anos antes do lançamento oficial do Ziel. Vamos mergulhar nessa história fascinante e entender o que mudou até os carros ganharem as ruas.

O Contexto do Projeto BX

Credits: Reproduktion

Es war das Jahr 1978 und das BX-Projekt, codinome para o desenvolvimento do Gol e seus derivados, já estava em pleno andamento. Os protótipos mostrados nas imagens foram assinados pela equipe liderada por Márcio Piancastelli, um dos designers mais importantes da história da Volkswagen do Brasil. Ele já tinha no currículo o desenho de modelos como o Brasilia und das Mutige SP1 Es ist SP2, und festigt seinen Namen im Automobildesign.

Essas imagens não só mostram a evolução estética dos veículos, mas também o cuidado e a atenção aos detalhes da Volkswagen ao criar uma nova família de carros compactos. Cada um dos três protótipos apresentava uma proposta distinta de design para a dianteira, demonstrando que o estilo dos modelos ainda estava sendo debatido.

As Diferenças nas Dianteiras

VW Gol

O protótipo do Gol exibiu faróis redondos e setas posicionadas no para-choque, remetendo ao estilo do Passat brasileiro e ao recém-lançado Polo europeu. Essa escolha reforçava a conexão visual com outros modelos da marca, mas foi abandonada no design final.

VW Voyage

O Voyage já trazia faróis duplos, inspirados no Passat TS da época, mas com um detalhe curioso: as setas integradas ao conjunto ótico. No entanto, essa configuração não sobreviveu à versão de produção, que optou por faróis quadrados e setas laterais.

VW Parati

A Parati apresentava uma abordagem mais ousada, com faróis quadrados e setas logo abaixo deles. A grade tinha aletas verticais, um elemento que também foi descartado no modelo definitivo. Esse protótipo foi um prenúncio da tendência de design da Volkswagen na década seguinte.

Mudanças na Traseira

Enquanto a dianteira dos protótipos ainda passava por ajustes, as traseiras também mostravam diferenças notáveis:

  • Ö Ziel tinha uma traseira sem o nicho para a placa e com lanternas menores e mais simples. No modelo final, optaram por incorporar o nicho e adicionar lanternas saltadas, alinhadas com o estilo da época.
  • Ö Voyage, por outro lado, já estava muito próximo de seu design definitivo. A continuidade do friso lateral sobre as lanternas foi mantida, assim como a posição das setas e o formato geral.
  • No caso da Paraty, as mudanças foram mais significativas. O protótipo mostrava uma traseira mais vertical e colunas B menos pronunciadas. No modelo final, lançado apenas em 1982, essas características foram ajustadas para melhorar a funcionalidade e o estilo.

O Motor e o Desempenho

Quando os modelos foram finalmente lançados, a motorização também foi um diferencial importante. O Voyage und das Paraty chegaram ao mercado equipados com um motor 1.5 refrigerado a água, compartilhado com o Passat, capaz de entregar 78 cv. Já o Ziel und das Saveiro permaneceram inicialmente com o motor refrigerado a ar, herdado de modelos mais antigos da marca. Essa escolha limitou o desempenho desses últimos, mas também os posicionou como opções mais acessíveis.

Para efeito de comparação, em 2025, os motores 1.5 e similares são considerados ultrapassados para veículos compactos. No entanto, naquela época, eles eram sinônimo de tecnologia avançada e bom desempenho para os padrões da indústria nacional.

A Importância dos Protótipos

Os protótipos de 1978 revelam o esforço da Volkswagen em criar carros que equilibrassem funcionalidade, custo e apelo visual. Cada detalhe foi pensado para atender às demandas do mercado brasileiro e, ao mesmo tempo, alinhar os veículos com a identidade global da marca.

É interessante notar como o design mudou ao longo dos anos de desenvolvimento. A lateral do Gol, por exemplo, já estava bem definida em 1978, mas as dianteiras e traseiras passaram por inúmeras revisões até atingirem o ponto ideal.

Um Legado Que Perdura

Mehr als 45 anos depois, o VW Gol, o Voyage und das Paraty continuam sendo lembrados como marcos na história automotiva brasileira. Esses modelos não só ajudaram a consolidar a presença da Volkswagen no Brasil, como também estabeleceram um padrão para carros compactos que perdura até hoje.

As imagens dos protótipos, divulgadas em 2025, oferecem uma oportunidade única de entender como as ideias iniciais evoluíram até se tornarem os ícones que conhecemos. Elas também nos fazem refletir sobre a importância do design no sucesso de um veículo e como decisões tomadas há décadas continuam influenciando a indústria.

Abschluss

Ao observar esses protótipos históricos, você percebe o quanto a engenharia e o design automotivo dependem de visão e criatividade. Os primeiros conceitos do Ziel, Voyage e Parati mostram que mesmo as ideias mais promissoras podem e devem ser ajustadas para atender às expectativas do mercado.

Se você é fã de carros clássicos ou simplesmente gosta de entender como grandes sucessos são criados, essa é uma história que vale a pena revisitar. Afinal, o que seria do futuro sem um olhar atento para o passado?

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