Raro, original e esportivo: Voyage Sport é achado para colecionador nenhum botar defeito

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Se você é apaixonado por carros clássicos, especialmente os Volkswagen da era dos “quadrados”, prepare-se para embarcar em uma viagem nostálgica rumo ao início dos anos 90. Neste artigo, você vai conhecer em detalhes o Volkswagen Voyage Sport 1993/1994, ein wahrer achado sobre rodas que marcou o fim da primeira fase do sedã compacto da VW com um toque de esportividade e exclusividade que hoje está cada vez mais raro de encontrar. Mais do que um carro, o Voyage Sport representa uma época de ouro da indústria automotiva brasileira, e entender o seu contexto é essencial para compreender seu valor histórico e emocional.


A origem de um clássico: Voyage, o sedã do Gol

Você já deve ter percebido que o Voyage e o Gol sempre andaram juntos — e não é à toa. Ambos foram construídos sobre a plataforma BX, desenvolvida a partir do Passat europeu, e compartilhavam praticamente tudo: design, mecânica, interior e até o espírito jovem. Mas o Voyage nasceu com um diferencial: sua proposta era mais familiar e sofisticada, ideal para quem buscava um carro com mais espaço e status sem abrir mão do custo-benefício.

A história começou em 1981, quando o Voyage chegou às lojas nas versões S e LS, equipadas com o motor BR 1.5 herdado do Passat. No ano seguinte, em 1982, a mecânica evoluiu com a introdução do motor MD-270 1.6, que daria início a uma escalada de melhorias técnicas ao longo da década.

Logo vieram versões mais requintadas como a GLS e séries especiais como a Plus e a cobiçada Los Angeles. In 1985, a família cresceu com os motores AP 1.6 Es ist AP 1.8, e em 1986, a linha 1987 foi lançada com visual renovado, adotando novas versões como C, CL, GL e a já mencionada GLS como topo de linha.


Voyage Sport: o sedã que ousou ser esportivo

Foto: Divulgação/797 veículos

Agora imagine tudo isso embalado com uma dose generosa de Sportlichkeit. Foi exatamente essa a proposta do Reisesport, veröffentlicht in 1993 como uma série especial que encerraria a trajetória da primeira geração do modelo com estilo e performance.

Equipado com o potente motor AP 1.8S carburado, o mesmo usado no Gol GTS und in Passat Pointer, o Sport era um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Seu visual discreto contrastava com o desempenho vigoroso. O sedã era movido exclusivamente a Alkohol e entregava 105 cv de potência mit 15,3 kgfm Drehmoment. Isso era suficiente para empurrar seus 945 kg de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos e atingir 171 km/h Höchstgeschwindigkeit.

Se hoje você valoriza a sensação de dirigir, vai se encantar com o câmbio de engates curtos e precisos, que transmite o prazer de pilotar um esportivo raiz, daqueles que exigem mais do condutor, mas retribuem com emoção a cada acelerada.


Estilo com sobriedade: o visual do Sport

Foto: Divulgação/797 veículos

Você pode estar se perguntando: como um carro com esse desempenho era reconhecido visualmente? A resposta está nos detalhes. O Reisesport gebracht rodas BBS de 14 polegadas, frisos laterais largos com o emblema “Sport” estilizado, faróis de neblina embutidos, lanternas traseiras fumê Es ist pintura monocromática, em tons como o clássico prata Lunar ou o imponente preto Universal.

A linha 1994 ainda adicionou uma terceira opção de cor: o cinza Spectrus, que reforçava o apelo refinado do modelo. Diferente dos irmãos esportivos como Gol GTi e Parati Surf, o Voyage Sport não trazia faróis de milha, o que, curiosamente, tornou-se uma das características mais distintas dessa série.


Interior Recaro: o luxo esportivo da época

Foto: Divulgação/797 veículos

Por dentro, você se sentia em um verdadeiro sedã esportivo nacional de luxo. Os bancos Recaro com desenho exclusivo proporcionavam apoio lateral excepcional, além de um visual inconfundível. O volante e o pomo do câmbio em couro, o painel espumado com comandos tipo satélite, o trio elétrico (vidros, travas e retrovisores) und das rádio toca-fitas Volksline completavam a experiência.

Apesar de não contar com ar-condicionado de série, o Voyage Sport compensava com um ambiente refinado e funcional, que fazia frente até a modelos importados da época. O carpete espesso dava um toque de sofisticação, enquanto o painel era completo e de fácil leitura.


Um exemplar raro à venda: o Voyage Sport de Curitiba

Foto: Divulgação/797 veículos

E se eu te dissesse que um desses sobreviventes do tempo está à venda? Pois é. Um exemplar do Volkswagen Voyage Sport 1993/1994 na cor prata Lunar metálica está disponível na loja 797 Veículos, In Curitiba (PR). O veículo é tratado como uma joia e não é para menos.

Pro R$ 80 Tausend, ele rivaliza em preço com um Fiat Mobi Like 0 km, mas oferece algo que nenhum carro atual pode entregar: história, exclusividade e carisma vintage. Enquanto os Gol GTi já atingiram valores inflacionados no mercado de colecionadores, o Reisesport surge como uma alternativa diferenciada, ainda acessível dentro do universo do antigomobilismo.


Histórico impecável: um carro que conta sua própria história

Foto: Divulgação/797 veículos

Zweite Wilson Cândido Júnior, atual proprietário e colecionador apaixonado, o carro foi comprado 0 km em Porto Alegre (RS), depois passou para um amigo de Guarapuava (PR), e finalmente chegou às mãos de Wilson, que decidiu vendê-lo para renovar sua coleção.

Mit gerade 103 mil km rodados em mais de três décadas, o carro mantém interior, estrutura e mecânica originais. A única exceção é parte da pintura, que foi refeita apenas nas laterais, mantendo teto e tampa do porta-malas com a pintura de fábrica.

“O carro tem pegada esportiva e é muito prazeroso de guiar. O motor é forte e o câmbio é preciso, com engates curtos. Me lembro bem da época em que o comprei. Fui buscá-lo pessoalmente e fiz uma viagem de volta de 250 km com um sorriso no rosto”, conta Wilson.


Tamanho ideal, desempenho na medida

Foto: Divulgação/797 veículos

Mit 4,07 metros de comprimento, o Voyage Sport era 23 cm mais comprido que o Golund gewährleistet 460 litros de porta-malas — ou seja, 187 litros a mais que o hatch. Esse espaço extra era perfeito para quem buscava versatilidade com pegada esportiva.

A largura de 1,60 m e a altura de 1,35 m seguiam o padrão da família BX (Gol, Parati e Saveiro). Ou seja, dimensões compactas, mas com espaço interno adequado e um visual que até hoje arranca suspiros de quem viveu a era dos anos 80 e 90.


Por que ele é especial hoje?

Foto: Divulgação/797 veículos

Em tempos de carros cada vez mais parecidos, tecnológicos e assépticos, modelos como o Reisesport te lembram que já houve um tempo em que carros tinham personalidade, até nas versões especiais. Esse sedã esportivo é o último suspiro da geração original do Voyage, que sairia de linha em 1995, após vender mais de 465 mil unidades.

Sua volta só aconteceria em 2008, já com outra carroceria e outra proposta. O Sport, por sua vez, permanece como uma testemunha viva de uma época apaixonante, onde o prazer de dirigir, o ronco do motor e o cheiro do álcool queimando faziam parte da rotina de quem gostava de carros de verdade.


Conclusão: muito mais que um carro, um pedaço da nossa história

Foto: Divulgação/797 veículos

Beim Betrachten der Volkswagen Voyage Sport, você não está apenas admirando um carro bonito ou raro. Você está diante de uma relíquia da indústria nacional, um modelo que ousou trazer esportividade ao universo dos sedãs compactos, sem abrir mão da sobriedade.

Wenn Sie suchen exclusividade, autenticidade e prazer ao dirigir, esse é o tipo de carro que não pode faltar na sua garagem. E se estiver pensando que R$ 80 mil é demais para um carro de 30 anos, reflita: quantos veículos modernos entregam essa combinação de história, estilo e emoção?

O Voyage Sport não é apenas um carro — é uma declaração de amor ao automóvel.


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