Se você é apaixonado por carros clássicos, prepare-se para uma história que combina raridade, paciência e dedicação. Este é o relato de Jorge Cirne, um colecionador apaixonado que resgatou um VW Fusca 1949, um dos mais antigos do Brasil, graças à descoberta de seu motor original.
Uma Raridade Inigualável

O Jorge iniciou a conversa destacando a raridade de seu veículo: “É um carrinho bem interessante e, pelo que me consta, existem apenas três no Brasil.” De acordo com ele, o seu Fusca, fabricado em fevereiro de 1949, divide o título de relíquia com outros dois modelos: um supostamente localizado em Brasília e outro em Minas Gerais. Contudo, ele nunca viu documentação ou fotos comprovando a existência desses outros exemplares.
O Fusca 1949 de Jorge, no entanto, é real e documentado. A sua aquisição envolveu persistência e sorte, mas, acima de tudo, a paixão por veículos históricos foi o motor principal dessa jornada.
O Começo da Jornada

A história começou de forma inesperada. Jorge encontrou um motor VW 1100 à venda no Mercado Livre. Esse motor, com 1.131 cm³ e 25 cv, chamou a atenção dele porque, apesar de já possuir modelos Split Window (1953) e Oval (1955), ele não tinha nenhum carro com essa configuração de motor.
Após arrematar o motor, um diálogo inesperado com o vendedor revelou um detalhe intrigante: o motor pertencia a um VW Fusca 1949. Essa descoberta foi o estopim para meses de negociação e persistência, culminando em um leilão acirrado.
A Compra no Último Segundo

Durante o leilão, Jorge enfrentou um desafio inesperado. Estava em trânsito, no aeroporto, embarcando para Salvador. Mesmo assim, ele e seu filho se conectaram em uma LAN-house para acompanhar a disputa. A adrenalina tomou conta quando, nos segundos finais, Jorge conseguiu arrematar o Fusca.
Esse foi apenas o começo de uma nova etapa, pois o que ele encontrou ao receber o carro foi um veículo em condições extremamente precárias.
Um Fusca em Estado Crítico

Quando o Fusca finalmente chegou a Salvador, a realidade foi um choque. Apesar das fotos enviadas pelo vendedor e da plaqueta original do carro, o estado do veículo era desolador. A carroceria estava comprometida, e muitos componentes precisariam ser substituídos ou restaurados.
Ainda assim, Jorge não desanimou. “Eu sabia que estava diante de uma peça única e que valeria a pena cada esforço.”
A Restauração: Um Trabalho de Amor

Jorge decidiu que o Fusca merecia uma restauração minuciosa e de alto padrão. Ele mobilizou sua rede de contatos e procurou especialistas que pudessem ajudar a trazer o carro de volta à sua glória original. A restauração envolveu:
- Reconstrução completa da carroceria, respeitando as características originais de fábrica.
- Restauração do motor 1100, mantendo todos os detalhes técnicos e estéticos.
- Busca por peças originais em mercados de colecionadores e leilões internacionais.
O processo levou anos, mas o resultado foi extraordinário. Hoje, o Fusca de Jorge é uma peça de museu, em condições impecáveis.
A Coleção de Jorge
Além do Fusca 1949, Jorge é dono de uma coleção impressionante. Ele possui um VW Fusca de cada década, além de veículos europeus, americanos e nacionais, somando mais de 100 carros. Essa diversidade reflete sua paixão por automóveis históricos e sua dedicação à preservação da história automotiva.
Um Valor Inestimável

Se você está se perguntando quanto vale uma raridade como essa, saiba que é praticamente impossível atribuir um preço exato. No mercado internacional, um VW Fusca 1949 restaurado pode ser vendido por valores superiores a R$ 1,5 milhão. Contudo, para Jorge, o verdadeiro valor está no resgate da história e na satisfação pessoal de preservar um pedaço do passado.
Conclusão
Essa história mostra como a paixão por carros clássicos pode transformar desafios em conquistas. O resgate do VW Fusca 1949 não é apenas uma vitória pessoal para Jorge, mas também um presente para todos que valorizam a história automotiva.
Se você também é um entusiasta, que tal se inspirar nessa jornada? Quem sabe o próximo clássico a ser salvo não estará esperando por você em um leilão ou garagem esquecida?
Preserve o passado. Valorize a história. E, acima de tudo, mantenha a paixão viva.



