Aero Willys: O Primeiro Carro Brasileiro

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O Aero Willys não é apenas um carro antigo – ele representa um marco na história automobilística brasileira. Produzido no Brasil entre 1960 e 1972, este sedã de luxo se tornou um símbolo de elegância e sofisticação, destacando-se pelo seu design arrojado, espaço interno generoso e elementos de estilo típicos dos carros americanos da época.

Vamos explorar mais a fundo este icônico modelo, desde suas curiosidades e design até seu impacto no mercado brasileiro e sua trajetória até o encerramento da produção.

7 Curiosidades Sobre o Aero Willys

Crédito de imagem: Cariri das Antigas

O Aero Willys é envolto em uma aura de mistério e fascínio, tendo desempenhado um papel único na indústria automobilística brasileira. Conheça sete curiosidades que mostram por que este modelo continua a ser uma peça tão importante na história dos carros antigos:

  1. O Primeiro Carro Desenvolvido por Completo no Brasil O projeto do Aero Willys começou a ser discutido em 1958, com base em um modelo que havia sido descontinuado nos Estados Unidos devido a vendas insatisfatórias. Em 25 de março de 1960, o modelo foi oficialmente lançado no Brasil pela Willys Overland Brasil, sendo o primeiro carro desenvolvido inteiramente no país – e também o primeiro de toda a América Latina! Nos Estados Unidos, o modelo possuía variantes como Aero-Ace, Aero-Eagle, Aero-Wing e Bermuda, com versões sedã e cupê. No Brasil, seu estilo grande e arredondado rapidamente conquistou o público de luxo.
  2. O Carro Preferido dos Prefeitos Como um símbolo de requinte, o Aero Willys se tornou popular entre as elites brasileiras, incluindo prefeitos e autoridades. Sua combinação de luxo e espaço interno o tornaram um veículo ideal para quem queria ostentar poder e status na década de 60. No entanto, foi a versão ainda mais luxuosa, o Itamaraty, que ganhou destaque como o carro preferido dos magnatas e presidentes brasileiros.
  3. O Controverso “Rabo de Peixe” O design arredondado e o “rabo de peixe” eram características típicas de carros dos anos 50. No entanto, a estética começou a perder popularidade nos anos 60. O Aero Willys passou por uma reformulação em 1963, lançando a versão Aero 2600, com um design mais reto e clean. Essa mudança foi um esforço para modernizar o modelo e se alinhar com as tendências do momento.
  4. Mesmo Motor e Peças do Jeep O Aero Willys utilizava um motor de seis cilindros baseado no Jeep, com características únicas, como a válvula de admissão localizada no cabeçote e a válvula de escapamento no mesmo bloco. O motor confiável alcançava 110 cavalos, garantindo um desempenho sólido para o sedã de luxo.
  5. Inicialmente, Aero Willys se Chamaria Brasília Inicialmente, o nome projetado para o modelo era Brasília, mas a Willys Overland Brasil optou por manter o nome Willys como parte do título. Posteriormente, em 1973, a Volkswagen lançou o modelo Brasília, um dos carros mais populares da época.
  6. Itamaraty: A Versão de Luxo do Aero Willys Em 1966, surgiu uma versão ainda mais luxuosa do Aero Willys: o Itamaraty. Este modelo possuía interiores refinados, como bancos de couro, ar-condicionado com saídas traseiras e painel em madeira, tornando-se o carro de escolha para presidentes e magnatas. O Itamaraty foi também a primeira limusine brasileira.

A Trajetória do Primeiro Carro Desenvolvido no Brasil

Crédito de imagem: AutoPapo

O Aero Willys rapidamente se tornou um sucesso no Brasil, especialmente em um cenário onde havia poucos concorrentes diretos. No início da década de 60, apenas o Simca Chambord podia ser considerado um concorrente, e mesmo assim, com um porte menor e menos requinte. A falta de concorrência e a combinação de estilo americano com a robustez do motor Jeep fizeram do Aero Willys um sucesso entre os consumidores abastados.

Crédito de imagem: Net Mercadão

Entre 1960 e 1968, poucas mudanças foram realizadas, dado o grande sucesso do modelo. Entre as principais atualizações estavam a retirada do “rabo de peixe” e o lançamento de novas cores e acabamentos. Em 1968, quando a Willys foi adquirida pela Ford, começaram a surgir mudanças mais significativas, e o Aero Willys começou a se fundir com o Ford Galaxie.

Crédito de imagem: Picelli Leilões

Em 1971, a Ford anunciou que este seria o último ano de produção do modelo e também do luxuoso Itamaraty. As últimas unidades do Aero Willys e do Itamaraty foram comercializadas em 1972. A partir de 1973, o motor desses modelos serviu de base para o famoso Ford Maverick.

Conclusão: O Legado do Aero Willys no Brasil

O Aero Willys deixou um legado duradouro no cenário automobilístico brasileiro. Sua combinação de design elegante, grande espaço interno e influência americana fez dele um dos modelos de maior destaque nos anos 60. Com sua simplicidade e robustez, o Aero Willys conquistou tanto os consumidores comuns quanto as elites, se tornando um ícone da época.

Crédito de imagem: wikipedia

Hoje, o Aero Willys é mais do que um simples carro antigo – ele representa um pedaço da história do Brasil e o fascínio pelos carros luxuosos e de grande porte. No mercado atual de clássicos, este modelo continua sendo uma peça cobiçada por colecionadores, com preços que podem ultrapassar R$ 150.000,00 dependendo do estado de conservação e raridade.

Crédito de imagem: Usados do Brasil

Embora o Aero Willys tenha deixado de ser produzido há mais de 50 anos, sua presença continua viva na memória dos brasileiros que viveram a era dos carros grandes e poderosos. Se você é um amante de carros antigos, certamente vai se apaixonar pela história e pelo charme do Aero Willys!

Crédito de imagem: Usados do Brasil

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