O final de 1981 marcou a apresentação do Gurgel XEF durante o XIII Salão do Automóvel de São Paulo.
O modelo foi lançado oficialmente em 1983, com a proposta de ser um carro urbano de luxo.
Segundo o próprio João Gurgel, o XEF era voltado para executivos na faixa dos 40 anos ou para servir como um segundo carro de famílias de alto poder aquisitivo.
O plano inicial era produzir cerca de 100 unidades por mês, mas a recepção do mercado foi morna, resultando na produção de apenas 100 unidades entre 1983 e 1986.
Isso fez do XEF um carro extremamente exclusivo e desejado por colecionadores nos dias de hoje.
Com um design compacto e inovador, o XEF era um sedã de duas portas e três volumes, que chamava a atenção pela sua estética alegre e dimensões reduzidas.
Ele media 3,12 metros de comprimento, 1,72 metros de largura, 1,3 metros de altura e tinha um entre-eixos de 1,8 metros, pesando cerca de 800 kg.
Portanto, em pleno 2025, o legado do XEF nos ensina que ousadia e inovação podem superar barreiras, deixando marcas que resistem ao tempo.
Afinal, cada veículo conta uma história, e o XEF, mesmo em sua exclusividade, escreveu um capítulo inesquecível na indústria nacional.