Fundada em um momento em que o mercado automotivo brasileiro ainda era bastante limitado pela reserva de mercado, a Guepardo inovou com o lançamento do Guepardo 2+2 em 1983.
Este modelo era uma transformação do popular Volkswagen Voyage, que recebia uma série de modificações estéticas e funcionais para se tornar um hatch esportivo e exclusivo.
Na traseira, uma terceira porta de grande proporção era o destaque.
Com abertura facilitada por amortecedores, essa tampa traseira recobria as últimas colunas e integrava o para-brisa, um recurso que dava ao 2+2 um caráter único.
O teto removível, bem como a tampa traseira, a grade e os para-choques, eram moldados em fibra de vidro, uma solução que mantinha o peso do carro baixo e contribuía para a agilidade do modelo.
Não satisfeita com o sucesso do 2+2, a Guepardo decidiu ir além e desenvolver um veículo totalmente novo.
Surgiu, então, o Laser, um carro de proposta ousada que trazia a mecânica Volkswagen montada na traseira e uma carroceria que combinava apelo esportivo com design futurista.
Em 2025, o legado da Guepardo permanece vivo, especialmente entre os colecionadores e entusiastas que valorizam sua contribuição única ao mercado automotivo brasileiro.
Então, se você tiver a sorte de encontrar um Guepardo 2+2 ou um Laser em algum evento de carros antigos, não perca a oportunidade de conhecer essas relíquias de perto e celebrar a genialidade por trás dessas máquinas inesquecíveis.