Cintra 959: O Fusca com DNA de Porsche

0
184

Se você é apaixonado por carros clássicos e projetos únicos, prepare-se para mergulhar em uma história que mistura inovação, criatividade e uma boa dose de nostalgia. O Cintra 959, um dos projetos mais inusitados e ousados já criados com base no Fusca, é uma verdadeira obra-prima automotiva. Inspirado no lendário Porsche 959, este carro brasileiro dos anos 80 é um ícone que continua despertando curiosidade e admiração.

A Origem do Cintra 959

Créditos: Reprodução

Tudo começou em 1988, quando um jovem de apenas 16 anos, André Cintra, teve uma ideia revolucionária: criar um carro que combinasse a simplicidade e carisma do Fusca com a sofisticação e esportividade do Porsche 959. Este último, um dos modelos mais avançados da época, era referência em tecnologia e desempenho.

André não apenas sonhou, mas colocou sua ideia no papel, desenhando um veículo que parecia impossível para a realidade brasileira. Contudo, ele encontrou parceiros visionários que acreditaram no projeto e decidiram torná-lo realidade. Assim nasceu o Cintra 959, um modelo fora de série que trouxe inovação para um mercado restrito pela falta de importações na época.

Por Que Fora de Série?

Créditos: Reprodução

Durante as décadas de 70 e 80, os carros fora de série fizeram sucesso no Brasil. A proibição de importações de veículos, instaurada em 1976, criou um mercado alternativo para atender à demanda de consumidores ávidos por novidades. Era o momento perfeito para ideias ousadas como a de André Cintra.

O Fusca, por sua vez, já era um ícone. Produzido no Brasil desde o final dos anos 50, conquistou as ruas e o coração dos brasileiros. Com sua mecânica simples, manutenção acessível e personalidade marcante, ele se tornou o “carro do povo”.

A Mecânica 

Embora fosse baseado no Fusca, o Cintra 959 estava longe de ser apenas uma réplica ou modificação básica. O motor boxer original do Fusca foi aprimorado, passando a ter 1.800 cm³ de cilindrada e, o mais impressionante, uma turbina que transformava completamente o desempenho do carro.

Com essa configuração, o Cintra 959 entregava uma potência que, para os padrões da época, era impressionante. Ele combinava aceleração ágil com uma dirigibilidade esportiva, oferecendo uma experiência de condução única.

Design: Uma Mistura de Carisma e Esportividade

Créditos: Reprodução

O design do Cintra 959 é um dos aspectos mais fascinantes do projeto. Ele mesclava as linhas arredondadas do Fusca com elementos marcantes do Porsche 959, como o para-choque aerodinâmico, as rodas esportivas e o aerofólio traseiro. O resultado era um visual que impressionava tanto fãs do Fusca quanto admiradores do Porsche.

Os detalhes internos também foram cuidadosamente projetados. O painel foi redesenhado para lembrar o do Porsche, e os acabamentos, embora simples, transmitiam uma sensação de exclusividade.

Produção Limitada e Rareza

A produção do Cintra 959 foi extremamente limitada: apenas três unidades foram construídas. Isso o torna um dos carros mais raros e cobiçados do Brasil. Cada unidade era única, personalizada para atender às preferências de seus proprietários.

Infelizmente, com o passar do tempo, os veículos se perderam ou ficaram esquecidos. Apenas recentemente, os esforços para localizar e restaurar essas preciosidades começaram a ganhar força.

O Renascimento 

Hoje, o Cintra 959 está voltando à vida. Um dos exemplares, o número 001, foi restaurado e está em plenas condições de funcionamento. Este é o mesmo carro que, na época de seu lançamento, foi testado por revistas automotivas especializadas e recebeu elogios pela inovação e desempenho.

O processo de restauração não foi fácil. Peças originais precisaram ser recriadas, e o motor foi totalmente revisado para recuperar sua configuração original. Mas o esforço valeu a pena, e o Cintra 959 voltou a ser uma máquina admirada por todos que têm a oportunidade de vê-lo em ação.

O Valor Histórico e Sentimental

Créditos: Reprodução

Para os entusiastas de carros clássicos, o Cintra 959 é mais do que um veículo; ele é um símbolo de criatividade e paixão automotiva. Ele representa uma época em que, mesmo com recursos limitados, era possível sonhar grande e transformar ideias em realidade.

Hoje, um exemplar do Cintra 959, devidamente restaurado, poderia facilmente alcançar valores acima de R$ 200 mil no mercado de colecionadores, dependendo de sua condição e originalidade.

Por Que o Cintra 959 Ainda Fascina?

Seja pelo design único, pela história inspiradora ou pelo desempenho surpreendente, o Cintra 959 continua fascinando gerações. Ele é um exemplo de como a paixão por carros pode superar barreiras e criar algo realmente especial.

Se você é fã do Fusca ou admira a genialidade por trás de projetos fora de série, o Cintra 959 merece sua atenção. Ele é uma prova de que, com criatividade e determinação, até mesmo um carro popular pode se transformar em uma obra-prima.

Conclusão: O Cintra 959 em 2025

Créditos: Reprodução

Em 2025, o legado do Cintra 959 está mais vivo do que nunca. Com o mercado de carros clássicos e personalizados em alta, projetos como este ganham ainda mais valor, tanto financeiro quanto emocional.

Se você tiver a chance de ver um Cintra 959 de perto, não perca a oportunidade. Este carro é uma verdadeira cápsula do tempo, que nos transporta de volta a uma era em que o impossível parecia apenas uma questão de criatividade.

E então, que tal afivelar os cintos e embarcar nesse clássico turbinado? O Cintra 959 é uma viagem no tempo que nenhum amante de carros deve perder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui