Ford Corcel II GT: O Esportivo Raro que Encanta Gerações

0
2840

Se você é apaixonado por carros clássicos, especialmente aqueles que marcaram época no Brasil, com certeza já ouviu falar do Ford Corcel II GT. Lançado no final da década de 1970, este modelo é um verdadeiro marco na história dos esportivos nacionais. Em tempos de mercado fechado para importações, modelos como o Corcel II GT, o Volkswagen Passat TS e o Chevrolet Chevette GP se tornaram os sonhos de consumo de muitos brasileiros. Mas o que faz do Corcel II GT uma peça tão rara e desejada hoje em dia?

Neste artigo, vamos explorar os detalhes desse icônico veículo, desde sua história e características marcantes até os comparativos que ajudaram a solidificar sua posição como um dos grandes esportivos da sua geração. E, claro, vamos discutir o que torna este modelo tão valorizado nos dias de hoje, com preços que ultrapassam os R$ 90 mil.

Uma Breve História do Ford Corcel II GT

Foto: Reprodução/The Garage

O Ford Corcel estreou no Brasil em 1969, baseado no projeto do Renault 12, mas com uma identidade própria que rapidamente conquistou o mercado nacional. Já a segunda geração, o Corcel II, chegou em 1977 com um design totalmente renovado, mais espaçoso e aerodinâmico. A versão GT, lançada em 1979, trouxe um apelo ainda mais esportivo, com detalhes exclusivos e desempenho aprimorado.

Na época, o Corcel II GT se destacava não apenas pela performance, mas também pelo conforto e pelo acabamento superior, características que ajudaram a consolidar sua posição como um dos esportivos mais sofisticados do Brasil.

Detalhes que Fazem a Diferença

Foto: Reprodução/The Garage

O Ford Corcel II GT não é apenas um carro, mas uma experiência. Desde o momento em que você se aproxima dele, os detalhes chamam a atenção. A pintura em dois tons com faixas decorativas vermelhas, os para-choques em preto fosco, os faróis de neblina e as rodas personalizadas com sobrearo são características que reforçam sua exclusividade.

Por dentro, o acabamento esmerado da Ford nos anos 1970 e 1980 está em plena exibição. O painel de instrumentos completo inclui conta-giros ao centro, velocímetro, marcadores de combustível e temperatura, além de voltímetro e indicador de pressão do óleo no console central. Tudo isso é complementado pelos bancos revestidos em textura preta, que oferecem conforto e estilo em igual medida.

O Valor do Corcel II GT nos Dias de Hoje

Foto: Reprodução/The Garage

Carros clássicos sempre tiveram um apelo especial, mas alguns modelos se destacam por sua raridade e condição de preservação. É o caso deste Ford Corcel II GT 1979, completamente original e em perfeito estado. Com preços médios de R$ 90 mil, ele supera outros modelos da mesma época, como o Volkswagen Passat TS, que custa em torno de R$ 55 mil.

Mas por que o Corcel II GT alcança valores tão elevados? A resposta está na combinação de sua história, design icônico e escassez de exemplares bem preservados. Para colecionadores, é uma verdadeira joia sobre rodas.

Corcel II GT x Passat TS: Um Duelo de Gigantes

Foto: Reprodução/The Garage

Em 1981, a revista Auto Esporte colocou dois dos maiores esportivos da época frente a frente: o Ford Corcel II GT e o Volkswagen Passat TS. Ambos equipados com motores 1.6 alimentados por carburadores de corpo duplo, eles prometiam uma experiência de direção emocionante. Mas qual dos dois se saiu melhor?

Desempenho

No comparativo, o Passat TS levou a melhor em aceleração e velocidade máxima. Com um motor de 96 cv, ele fazia de 0 a 100 km/h em 13 segundos e alcançava 161,8 km/h, enquanto o Corcel II GT, com 90 cv, demorava 14 segundos para atingir os 100 km/h e chegava a 156,7 km/h.

Consumo

No entanto, o Corcel II GT deu o troco no quesito consumo. Ele registrou médias de 9 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, superando o Passat TS, que fez 8,6 km/l e 12,7 km/l, respectivamente. Para um carro esportivo, a economia de combustível era um diferencial importante, especialmente em uma época marcada por crises energéticas.

Resultado Final

No somatório das avaliações, o Passat TS venceu por uma pequena margem, com nota média de 8,65, contra 8,60 do Corcel II GT. Apesar disso, o modelo da Ford mostrou-se um competidor à altura, destacando-se pelo conforto, acabamento e economia de combustível.

Por que Investir em um Ford Corcel II GT Hoje?

Se você está pensando em investir em um carro clássico, o Ford Corcel II GT é uma excelente opção. Além de sua raridade e valor histórico, ele oferece uma experiência de direção única, combinando desempenho, conforto e estilo. E, com o mercado de clássicos em alta no Brasil, a tendência é que seu valor continue a subir.

Um exemplar como o descrito neste artigo, completamente original e em perfeito estado, é uma verdadeira raridade. Por isso, os R$ 90 mil que ele custa hoje podem ser vistos como um investimento, não apenas em um carro, mas em um pedaço da história automobilística brasileira.

Conclusão: Um Ícone que Resiste ao Tempo

Foto: Reprodução/The Garage

O Ford Corcel II GT é mais do que um carro; ele é um símbolo de uma era em que os esportivos nacionais dominavam as ruas e os corações dos brasileiros. Mesmo décadas após seu lançamento, ele continua a encantar gerações com seu design icônico, desempenho respeitável e exclusividade.

Se você é apaixonado por carros clássicos e está em busca de uma joia rara, o Corcel II GT é uma escolha que combina nostalgia, valor histórico e potencial de valorização. Mas não perca tempo: exemplares bem preservados como este são cada vez mais difíceis de encontrar. Afinal, o que é raro merece ser valorizado, e o Corcel II GT é a prova viva disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui