Esplanada: O Sedã Que Encantou o Brasil

0
6742

Nos anos 60, o Brasil vivia um período de grande efervescência econômica, cultural e social, e não era apenas nas artes e na música que a inovação e o bom gosto predominavam. A indústria automobilística também estava em expansão, trazendo ao país alguns dos carros mais sofisticados da época. Um dos grandes destaques desse período foi o Simca Esplanada, um modelo de luxo que conquistou corações e até hoje é considerado um dos melhores carros da década de 60. Se você é fã de carros clássicos ou apenas tem curiosidade sobre a história automobilística, o Esplanada é um modelo que merece a sua atenção.

O Surgimento do Simca Esplanada

Chrysler Esplanada. Dodge Homepage

O Simca Esplanada foi fabricado entre 1966 e 1969 e logo se tornou um ícone. O modelo foi lançado ao público no Salão do Automóvel de 1966, em São Paulo, e rapidamente se tornou o objeto de desejo de muitas pessoas que buscavam um sedã de luxo. Fabricado em São Bernardo do Campo, o Esplanada se destacou pela sua aparência elegante e pelas inovações tecnológicas para a época, como a potência de 142 cavalos, um número impressionante para a década de 60.

Mas, mais do que a sua beleza, o Esplanada chamou a atenção pela sua potência e estabilidade, além de um conforto excepcional que o tornava o carro ideal para longas viagens. Ele se destacava em relação a outros modelos da época, que não ofereciam as mesmas características.

De Simca para Chrysler: O Impacto da Compra

Originalmente, o Simca Esplanada foi lançado pela marca Simca, uma das mais tradicionais da indústria automobilística. No entanto, o cenário estava prestes a mudar, pois a Chrysler adquiriu a Simca pouco tempo depois do lançamento do Esplanada. Para muitos, essa compra gerou uma dúvida: será que a Chrysler iria descontinuar o Esplanada e substituí-lo por um modelo da sua própria linha? A resposta foi um alívio para os fãs do carro: a Chrysler reconheceu o enorme apelo do modelo e decidiu mantê-lo em produção, além de promover melhorias significativas.

Nos últimos anos da produção, o modelo foi aprimorado com novas opções de pintura e modificações no design, tornando-se ainda mais atrativo. Por exemplo, a frente do carro ganhou novos frisos e o painel sofreu alterações, com a adição de mostradores circulares para combustível e velocidade.

Potência Surpreendente para a Década de 60

Simca Esplanada. Pinterest

Na década de 60, os carros ainda não eram como os de hoje, com motores cada vez mais potentes e tecnologias avançadas. No entanto, o Simca Esplanada se destacou justamente pela sua impressionante potência. Com seus 142 cavalos, o carro conseguia atingir velocidades de até 160 km/h, algo considerado impressionante para um sedã daquela época.

Além disso, o modelo já vinha equipado com seis marchas, embora com o sistema de sobreposição, que possibilitava ao motorista ter o dobro de opções para trocar de marcha. Isso fazia com que o Esplanada tivesse um desempenho excepcional em termos de estabilidade, oferecendo uma condução suave e confortável, sem perder a agilidade e a segurança.

Essa combinação de potência e estabilidade fez com que o Simca Esplanada fosse considerado um dos carros mais modernos e confiáveis da década de 60, representando um marco para a indústria automobilística brasileira. Para os amantes de carros da época, o Esplanada era o modelo perfeito para quem buscava velocidade e sofisticação.

Conforto de Luxo: O Interior do Esplanada

Interior do Esplanada esbanjava requinte. Twitter/Carangaweb

O conforto era outro ponto em que o Simca Esplanada se destacava. Ele não era apenas potente e bonito por fora, mas também oferecia uma experiência interna de luxo. O veículo possuía detalhes que eram, na época, um verdadeiro símbolo de sofisticação.

Por exemplo, o revestimento das portas era feito com jacarandá, uma madeira nobre que, além de ser extremamente bonita, conferia ao carro um toque de elegância e luxo. O rádio do Esplanada também tinha acabamentos em jacarandá, o que o tornava ainda mais exclusivo.

Os bancos eram largos e confortáveis, proporcionando conforto para passageiros de todos os tamanhos. O modelo também contava com luzes de leitura para os passageiros do banco traseiro, permitindo que eles lessem durante viagens noturnas sem prejudicar a visão.

Além disso, a estabilidade do carro, que eliminava os solavancos e garantiam uma condução suave, também fazia do Esplanada o carro ideal para longas viagens. Para muitos, andar no Simca Esplanada era sinônimo de luxo, comodidade e conforto, atributos que ainda hoje são lembrados por quem teve o privilégio de dirigir esse clássico.

Últimos Anos: As Mudanças de 1969 e o Adeus ao Esplanada

Esplanada GTX 1969. Picelli Leilões

Em 1969, a produção do Simca Esplanada chegou ao fim no Brasil, marcando o fim de um ciclo de sucesso para esse modelo. O que era um carro inovador e desejado, acabou sendo descontinuado devido às mudanças do mercado e à recessão econômica do final dos anos 60.

Mas, ao olhar para os últimos modelos do Esplanada, fica claro que ele evoluiu consideravelmente. As modificações feitas pela Chrysler tornaram o modelo ainda mais sofisticado e moderno. A escrita “Esplanada” na lataria, por exemplo, foi repaginada, e a frente do carro passou a contar com novos frisos. O painel também foi alterado, e o volante passou a trazer o E impresso, como uma maneira de reforçar a identidade do modelo.

Em 1969, a Chrysler ainda lançou uma versão esportiva do Esplanada, que trazia algumas modificações estéticas para agradar o público jovem da época. No entanto, mesmo com as alterações, o modelo acabou sendo descontinuado no mesmo ano, deixando saudades para quem havia se apaixonado pelo seu design e pelo seu desempenho.

O Legado do Simca Esplanada e sua Relevância nos Dias Atuais

Créditos: Divulgação

Embora o Simca Esplanada tenha sido descontinuado em 1969, ele nunca perdeu sua relevância para os amantes de carros clássicos. Com o passar dos anos, ele se tornou um verdadeiro ícone da indústria automobilística brasileira e é amplamente apreciado por colecionadores até hoje. Não é raro ver um Simca Esplanada restaurado sendo exibido em encontros de carros antigos, onde é possível apreciar sua beleza e relembrar a importância histórica desse modelo.

A produção do Esplanada é um marco não apenas para a marca Simca, mas também para a indústria automobilística nacional, pois ele representa a busca pela sofisticação e pelo desempenho em uma época em que o mercado brasileiro ainda era muito limitado em termos de tecnologia automotiva.

Se você é fã de carros antigos ou está interessado em aprender mais sobre o passado automobilístico do Brasil, o Simca Esplanada certamente é uma parte importante dessa história. Hoje, você pode encontrar algumas unidades do modelo sendo comercializadas por valores que podem ultrapassar R$ 200 mil, especialmente aqueles em excelente estado de conservação ou restaurados, tornando-se verdadeiros tesouros para os colecionadores.

Em 2024, o Simca Esplanada continua sendo lembrado com carinho por todos aqueles que viveram a época ou que se encantam com a história e o design dos carros clássicos. A sua produção foi curta, mas o impacto que ele causou no Brasil foi duradouro. Para muitos, o Esplanada é mais do que apenas um carro: é uma representação do que era possível fazer quando a paixão pela engenharia e o design estavam no centro da indústria automobilística.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui