Mercedes-Benz 130: O Carro que Inspirou o Fusca

Em 1933, a Mercedes-Benz decidiu entrar no segmento de veículos compactos e acessíveis.

O objetivo era criar um carro que combinasse o tamanho reduzido com o conforto e a sofisticação típicos da marca.

Para isso, a empresa adotou uma abordagem ousada: posicionou um motor traseiro 1.3 de quatro cilindros, refrigerado a água, que entregava modestos 26 cv de potência.

Essa escolha era revolucionária para a época, pois permitia um melhor aproveitamento do espaço interno e favorecia um design aerodinâmico inovador.

Esse motor e o layout mecânico não foram exclusivos do 130.

A Mercedes-Benz utilizou o mesmo conjunto no 150 Sport Roadster e no 150 Sport Saloon, produzidos entre 1934 e 1936.

Esses modelos esportivos foram uma tentativa de explorar o potencial do motor traseiro, mas também não alcançaram o sucesso desejado.

A história do Mercedes-Benz 130 nos ensina que a inovação nem sempre é imediatamente recompensada.

No entanto, o “Fusca” da Mercedes-Benz provou que até mesmo os fracassos podem deixar um impacto duradouro na indústria automotiva.